Alguem pode me ajudar...

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Regiões

Alguem pode me ajudar...

#229527 | Lia43 | 16 Mai 2009 18:22

Preciso encontrar o registo de nascimento do meu avô paterno que segundo consta nasceu em uma freguesia de Ovar, num povoado de nome Saninha, ele era filho de Luis Domingues Fernandes da Silva.

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229539 | Nuno Oliveira | 16 Mai 2009 20:51 | In reply to: #229527

Cara participante,
Algumas notas:
1. - Qual é o nome do seu avô?
2. - Tem conhecimento do ano em que ele nasceu?
3. - O concelho de Ovar, administrativamente, pertence ao distrito de Aveiro. Se o seu avô nasceu, creio, após o ano de 1900, provavelmente o assento encontra-se na Conservatória do Registo Civil de Ovar. Se, por seu lado, o nascimento dele é anterior a 1900, então provavelmente o assento encontra-se no Arquivo Distrital de Aveiro.
Dependendo do caso, deve entrar em contacto com estas instituições e solicitar a respectiva certidão. Mas, atenção, precisa de saber o nome do seu avô, a filiação e, pelo menos, a data aproximada do nascimento dele!
Espero ter ajudado com estas dicas para a sua investigação.
Atenciosamente,
E. Nuno Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229554 | M.Dourados | 17 Mai 2009 00:34 | In reply to: #229527

Cara Lia

Tenho muita pesquisa sobre várias freguesias do concelho de Ovar. Se me der mais elementos de pesquisa, os quais o Confrade Nuno Oliveira, já mencionou, pode ser que a possa ajudar.
Na minha familia tenho o apelido Fernandes da Silva, e por acaso em Maceda - Ovar.
Menciona uma freguesia de nome Saninha, mas as freguesias do concelho de Ovar são: Arada, Cortegaça, Esmoriz, Maceda, Ovar, São João, São Vicente de Pereira e Válega.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229610 | Lia43 | 17 Mai 2009 20:04 | In reply to: #229539

Fico imensamente grata por ter respondido ao pedido de ajuda. Fui ao arquivo Distrital de Aveiro e verifiquei os documentos que lá estão, que são documentos da igreja católica, nada encontrei. Meu avô chamava-se Alcides Jacinto da Silva e consta que nasceu em 1888 no dia 30 de janeiro, eu fiz uma busca detalhada, procurei em todas as freguesias de Ovar e não apenas no ano de 1888, fiz a busca nos 5 anos anteriores e até em 3 posteriores. Já não sei o que fazer.

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229637 | NISGM | 18 Mai 2009 00:58 | In reply to: #229610

Cara Lia,

Começa por dizer que segundo consta seu parente nasceu numa freguesia de Ovar, que não identifica.

Apesar das poucas certezas procurou em redor de 1888. Tem certeza quanto a 1888? É que às tantas o lapsp temporal de oito anos em que pesquisou não é suficientemente amplo.



Já tentou perceber se essa localidade existe mesmo? Não dei com ela mas fiz pesquisa muito breve.

Quanto à questão de a documentação pertencer à Igreja Católica não se prenda por aí.

No século XIX a população não católica era absolutamente residual e a esmagadora maioria dos nascimentos, casamentos e mortes eram registados apenas pela Igreja Católica.

Tem algum motivo para acreditar que o seu parente tinha outra confissão? É que se não tem há-de andar perdido em qualquer registo católico.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229653 | amrr | 18 Mai 2009 12:19 | In reply to: #229610

Cara "Lia43",

Penso ter resolvido o mistério.

O que procura é SARDINHA, um local da freguesia de AVANCA, concelho de ESTARREJA, distrito de AVEIRO.

Esta freguesia de Avanca é adjacente ao concelho de Ovar, mas pertence ao de Estarreja, daí a sua confusão.

Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229940 | Lia43 | 20 Mai 2009 21:48 | In reply to: #229653

Caro Arlindo,
Fico imensamente grata com o que você conseguiu e vou tentar fazer a busca nesse sentido para tal vou ter que ir até lá pois não sei se é possível fazer tal busca através de outro meio.
Com os melhores cumprimentos,
Lia França Silva

Reply

Direct link:

RE: Alguem pode me ajudar...

#229942 | Lia43 | 20 Mai 2009 21:59 | In reply to: #229637

Caro Nuno,
Primeiramente agradeço imensamente que tenha atendido ao pedido de ajuda, e afirmo que com certeza meu avô era católico. Foi-me assegurado que ele nasceu em Ovar e em Saninha, em 30/01/1888. Fiz uma busca para saber se essa freguesia existia mais não consegui nada, aparentemente ela não existiu ou talvez tenha mudado de nome. Se você obtiver qualquer dado que me possa ajudar ficarei grata.
Com os melhores cumprimentos,
Lia França Silva

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 17:32.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen