Quinta do Portal - Verride
This topic is classified in rooms: Património | Pessoas | Cargos
Quinta do Portal - Verride
Caros Senhores,
Alguém sabe alguma coisa sobre esta quinta, que em 1705 pertencia a Antónia Nunes, nela moradora, irmã do Padre Manuel Nunes da Costa? Agradeço desde já a atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa
Direct link:
RE: Quinta do Portal - Verride
Caro Daniel de Sousa,
Não obstante o facto de não ter resposta para a sua questão, aproveito a oportunidade para lhe perguntar se acaso nas suas pesquisas se deparou com alguma informação relativa aos seguintes indivíduos da zona de Verride, Montemor-o-Velho:
a) António Monteiro (Machado ?!), n. Verride, c.c. Maria Rodrigues Faim, n. Verride. Foram pais de, pelo menos, José Machado, n. aprox. 1850/60 – Verride, c.c. Ana Jorge, n. 25.01.1850 – Gesteira, c.g.
b) Ana Reis, n. aprox. 1845/35 – Verride, filha de Baltazar Rodrigues Bispo, n. Verride, c.c. Úrsula Reis, n. Samuel, c.g.
c) João Dias Alemão, n. aprox. 1830, filho de Bernardo Dias Alemão e de Isabel Gaspar, todos de Verride, c.g.
d) Mariana Pereira, n. aprox. 1830, filha de João Gonçalves Carraca (do Brito) e de Teresa Pereira, todos de Verride, c.g.
Aproveito para perguntar aos confrades que estudam a freguesia de Verride, se encontraram, nessa freguesia, alguma referência a indivíduos de apelido “Sá” por volta de 1850.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Quinta do Portal - Verride
Caro Luís Projecto Calhau,
Desconheço esses nomes, embora já me tenha deparado com os apelidos Carraca e Faim, mas não em Verride. Tenho bastantes “Carracas”, mas são todos da Granja do Ulmeiro.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa
Direct link:
RE: Quinta do Portal - Verride
Caro Daniel Sousa,
Em todo o caso, fico-lhe grato pela gentileza da resposta.
Cumprimentos,
LPC
Direct link:
Quinta do Portal - Verride
Caro Luís Projecto Calhau,
Não tenho elementos de seu direto interesse. Há alguns anos, pesquisando assentos de batismos em Verride, por diversas ocasiões deparei-me com o apelido Bispo nos livros paroquiais, no período de fins do século XVII e ao longo do século XVIII. Não os anotei, por não serem do meu interesse.
Cordialmente,
José Roberto Vasconcelos
Direct link:
RE: Sá - Verride
Caro José Roberto Vasconcelos
Muito agradeço a sua intervenção. Aguardo, na expectativa, a publicação online dos RP de Verride.
O tal casal, Baltazar Rodrigues Bispo e Úrsula Reis, foram avós, pela via de sua filha Ana Reis, de um José de Sá.
Na verdade, a origem desse apelido "Sá", que ainda hoje é usado por alguns indivíduos seus descendentes, suscita-me alguma curiosidade...
Ora esse José de Sá era filho de pai incógnito e o apelido "Sá" deixa no ar a possibilidade de o mesmo lhe advir por via dessa ascendência "incógnita", pois não o encontro na sua ascendência materna (pelo menos até aos seus avós).
Não faço, tão pouco, a mais pequena ideia se, de facto, aparecem indivíduos de apelido "Sá" em Verride na primeira metade do séc. XIX.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jan 2025, 14:38.