Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#232191 | LBolacha | 18 Jun 2009 12:10

Caros Confrades
Venho mais uma vez vos pedir ajuda, especialmente de alguém que seja frequentador assíduo do Arquivo Distrital da Guarda e que como tal não se importe de efectuar uma pequena pesquisa por mim (comecei por pedir ao dito arquivo, mas informaram-me que só fariam tal pesquisa pela módica quantia de 75€ no mínimo!!!!)

Sendo assim, gostaria de saber se é possível alguém procurar o assento de óbito de:

Virgínia Adelaide Dias Redondo, que terá ocorrido entre os anos de 1923 - 1935, na freguesia de Santa Maria, Trancoso.

Sei que é um período ainda algo extenso, mas espero que com os índices dos assentos de óbito não seja algo muito trabalhoso.
Irei entrar de férias dentro de um mês, pelo que terei disponibilidade de retribuir o favor em pesquisa na TT.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#232237 | amrr | 19 Jun 2009 12:06 | In reply to: #232191

Caro Levi Bolacha,

Para o período que indica, muito provavelmente, os livros ainda não estarão no Arquivo Distrital da Guarda, mas sim na Conservatória do Registo Civil de Trancoso.

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#232239 | LBolacha | 19 Jun 2009 13:44 | In reply to: #232237

Caro Arlindo

Já confirmei isso, e os ditos livros, todos até 1950, foram efectivamente já incorporados no Arquivo Distrital da Guarda

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#232265 | amrr | 19 Jun 2009 18:08 | In reply to: #232239

Caro Levi Bolacha,

Não tinha conhecimento disso. Normalmente as Conservatórias só enviam para os Arquivos Distritais os livros com mais de 100 anos.

Mas, consultando o site do ADG, verifica-se que, relativamente ao Registo Civil, o que eles possuem são «livros de registo de extractos de nascimentos, casamentos e óbitos», pois «Os livros originais dos Registo de nascimentos, casamentos e óbitos, encontram-se na Conservatória do Registo Civil de Trancoso».

Eu não conheço esses "livros de extractos", não sei que tipo de dados contêm, mas com certeza que não serão todos os que constam nos registos originais.


Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#232269 | LBolacha | 19 Jun 2009 19:03 | In reply to: #232265

Caro Sr Arlindo

Admito que não sei o que vem no site, mas eu pensava exactamente como o senhor, e julgo ser caso único este de incorporarem tão cedo os dito assentos mas depois de primeiramente tanto a Conservatória como o Arquivo Distrital me referirem que não possuíam os livros de assentos de óbito, foi preciso reenviar a ambos as copias da resposta negativa do outro para eles finalmente se conseguirem entender e me explicarem que como a incorporação tinha sido muito recente, nem todos os funcionários estariam a par, mas confirmando-me que estariam efectivamente na Guarda, no Arquivo Distrital, tendo sido incorporados já este ano, os livros de assento de óbito de 1910 a 1950. O porquê de tal coisa, escapa-me, assim como ter feito o pedido para o mail do arquivo e ter recebido em tempo recorde de 15 minutos, a resposta a dizer que iriam demorar entre 4/5 horas para ver os ditos livros (coisa que é impossível, pois todos os livros trazem índice há mais de 100anos) e que como tal, só o fariam depois de receberem como base o pagamento de 75€, ao que poderia-se somar custos extra de procura, fotocopias e envio.
Como achei o valor absurdo, e como não saberei se nas ferias terei disponibilidade financeira para me deslocar até lá, resolvi tentar a sorte por aqui.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#248703 | Bento Miguel | 28 Jan 2010 19:30 | In reply to: #232269

Caro Levi Redondo Bolacha

Estes extractos que se encontrão no Arquivo Distrital da Guarda, por norma estão divididos em livros por ano, que contêm grande parte da informação de todos os assentos do concelho de Trancoso, e nem todos têm índice. Mas também concordo que é um abuso os preços e tempo de investigação praticados pelo Arquivo, o que desculpo por falta de pessoal.
Faço regularmente investigação no ADGRD caso precise fica o contacto:
daquenielarrobahotmailpontocom
Até breve

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no Arquivo Distrital da Guarda

#248749 | LBolacha | 29 Jan 2010 11:20 | In reply to: #248703

Caro Sr Bento Miguel

Por acaso tive a sorte de nas ultimas férias de verão ter a possibilidade de me deslocar a Guarda e efectuar grande parte das pesquisas que precisava. Consegui efectivamente procurar em pouco menos de 20 minutos o que me tinham dito demorar 4 horas mas... devido a simpatia do pessoal da sala de leitura, resolvi deixar esquecer o dito mail, esperando que fosse apenas um lapso ou fruto exactamente da falta de pessoal que pude repararem ter.

De qualquer modo, agradeço-lhe a sua disponibilidade

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Okt 2024, 05:10.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen