Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#233401 | mikhael74 | 05 Jul 2009 17:55

Exmos(as). Srs(as).

Estou enviar este mensagem numa tentativa remota de obter alguma luz sobre as minhas pesquisas genealogicas. Vi este blog e fique bastante intrigado com o conhecimento fascinante das pessoas que acedem aqui.

Descubri que um antepassado meu de nome Nicolau Andreus (ou em Ingles Nicholas Andrews) imigrou para Vila Nova de Gaia, Santa Marinha em inicios de 1700.

La' ele casou com uma Portuguesa de nome Teresa Maria de Jesus oriunda de Oliveira do Douro, Gaia. Em Santa Marinha, Gaia eles tiveram 5 filhos que foram batizados pela Igreja Catolica Romana (de 1723 a 1733), no entanto nesses registos de batismo a informacao diz que o dito Nicolau era oriundo de Inglaterra, algumas vezes de Londres, outras de um lugar ilegivel, e outras que ele era um herege (e presumo que ele fosse Anglicano).

Encontrei o assento de casamento de sua filha Maria Andreus que revela o nome dos pais do Nicolau, mas para meu desapontamento eles se chamavam Ambrozio e Serafina Andreus, oriundos de Dartmouth, Devon, Inglaterra. Ora, os nomes Ambrozio e Serafina nao sao ingleses de maneira alguma, e por estranho que pareca nao encontro o assento de casamento de Nicolau Andreus com Teresa Maria de Jesus, e ja procurei em varias freguesias em Gaia. Sera que elee se casaram pela igreja anglicana? Tambem ja tentei localizar o assento de nascimento de Nicholas Andrews aqui no Reino Unido, mas nao existe nenhum com esse nome a nascer em Dartmouth, Devon, entre 1690 e 1710.

Outra coisa estranhissima que encontrei, foi que em nenhum dos registos de batismo dos filhos e netos de Nicolau existe algo sobre qual seria a profissao dele. Ora fiquei surpreso pois os registos de epoca geralmente descreviam a profissao do pai da crianca.

Sei tambem que muitos dos padrinhos de batismos de seus filhos e netos eram ingleses e moradores em Sao Nicolau e na Se do Porto.


O que eu procuro nisto tudo e':

- porque sera que Nicholas Andrews foi para Portugal? o que o levou a imigrar? foi sozinho ou com familia/amigos?
- Onde/quando se tera casado e onde esta esse registo?
- qual o nome verdadeiro de seus pais?
- Qual seria a profissao dele? qual era o estilo de vida dele?


Obviamente nao estou a pedir que me fornecam estas respostas, mas que se alguem puder, me oriente para o local mais correcto para as encontrar.

Ficarei imensamente grato pela orientacao.

Atentamente

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#233408 | vbriteiros | 05 Jul 2009 19:32 | In reply to: #233401

Caro Miguel,
Sugiro-lhe que investigue o óbito de Ncholas em Stª Marinha. Poderá encontrar mais dados.
Como põe a hipótese de ser Anglicano, poderá inestigar os registos do Cemitério Inglês do Porto.
Sobre a razão da vinda para o Porto, pode ter sido por perseguição religiosa ou ter vindo contratado por alguém do Vinho do Porto. As empresas deste sector tinham registos dos empregados mas a consulta deve ser dificil. Também poderá consultar aí as listagens de passageiros saídos para o Porto, geralmente de portos do sul como Plymouth etc,.Entre esta cidade e Lisboa havia barcos regulares nos finais de 700.
Boa sorte na pesquisa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#233411 | MCNN | 05 Jul 2009 20:07 | In reply to: #233401

Olá Miguel

Concordo em absoluto com a sugestão que o confrade Vasco Briteiros lhe deu, ou seja, o assento de óbito poderá dar-lhe algumas pistas, nomeadamente a idade e a ocupação.

Ainda no que diz respeito ao assento de óbito, e atendendo a que o site genregis contém informações sobre os assentos de Santa Marinha - Vila Nova de Gaia, procurei pelo nome de Nicolas Andreus e encontrei a indicação de um óbito de uma pessoa com esse nome em 10-02-1783.

Mas como encontrei também um assento de baptismo de um Nicolau, nascido em 20-03-1723, filho de Nicolau Andres e de Teresa Maria, não sei se o assento de óbito que lhe referi, de 1783, corresponde ao óbito do pai ou ao óbito do filho.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#233436 | mikhael74 | 06 Jul 2009 17:06 | In reply to: #233411

Muito Obrigado ao Vasco e Mario pelas dicas fabulosas.

Irei tentar consultar esses documentos, pois agora estou mais esperancado de encontrar algo mais sobre Nicholas Andrews.

Na realidade Nicolau Andres teve um filho chamado Nicolau, e acho que foi o seu primogenito. Talvez esse obito sera do filho e nao do pai, mas tambem o pai podera ter vivido ate ao 83 anos, pois acontecia com algumas pessoas mais sortudas. Terei que investigar melhor isso, mas ja me deu um avanco.

Ja agora, como posso aceder ao site Genregis? Pois parece ser interessante e ter informacoes importantes. Sabem se existe algum site semelhante que cubra outras freguesias de Vila Nova de Gaia, pois isso me salvaria muito trabalho e horas de pesquisa.

Atentamente e um grande abraco
Miguel Montenegro

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#233448 | MCNN | 06 Jul 2009 20:48 | In reply to: #233436

Olá Miguel

Para aceder ao site genregis, basta ir a www.genregis.com e inscrever-se (é gratuito).

De qualquer forma, para conhecer o que já existe disponibilizado para consulta na net sobre paroquiais em Portugal, não há nada melhor do que o site www.etombo.com.

Nesse site escolhe o distrito, concelho e freguesia, e ele dá-lhe apontadores para a informação que já existe disponível (que, na esmagadora maioria dos casos corresponde aos próprios livros paroquiais já digitalizados).

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#234904 | mikhael74 | 24 Jul 2009 11:52 | In reply to: #233448

Caro Mario

Muito agradecido pela dica valiosa.

Farei o melhor proveito da informação contida nesses sites. No entanto reparei que são sites em construção e actualizações constantes.

Atentamente
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#264577 | Dsousa | 30 Okt 2010 15:47 | In reply to: #234904

Caro Miguel,

De qual dos filhos de Nicholas Andrews descende? Da Maria Andrews?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#269981 | mikhael74 | 05 Feb 2011 19:59 | In reply to: #264577

Caro Daniel

Lamento a demora a esta sua pergunta, mas por incrivel que pareca nao tinha reparado nisto ate hoje (5 de Fevereiro de 2011), tenho andando ocupadíssimo.

Estive a perquisar arduamente nestes meses passados e descubri coisas maravilhoas que descrevo abaixo, no caso de alguem estar interessado. No entanto estou aberto a sugestões pois posso estar enganado.

Antes de mais, sim descendo de Maria Andrews (Andreus) que casou com Jose Rodrigues Borges em Santa Marinha, dia 14 de Dezembro de 1755, atraves de seu filho Manuel Rodrigues Andreus (nascido a 8 de Outubro de 1762).

Ora, entretanto pesquisei os registos Ingleses e descubri o seguinte:

Ambrozio Andreus e Serafina sao as versoes lusas de Ambrose Andrews e Sarah Sparke. Ora a traducao destes nomes e' muito interessante, pois o nome de Serafina foi traduzido de Sarah (Sera) e Sparke (Fina). Apos uma breve pesquisa do nome Sparke ou Spark na lingua Inglesa de 1600 e 1700 o mesmo queria dizer, Clear, Clever, Bright e dai "Fina" em Portugues.

Este casaram em Saint Savior, Dartmouth, Devon, England a 21 de Dezembro de 1676 e deste casamento tiveram 4 filhos registados. O nome de Nicholas nao consta em nenhum destes registos. Por isso presumo o seguinte, ou o seu registo se perdeu com o tempo, ou ele nasceu com um outro nome e foi Crismado com o nome de Nicholas. O Crisma e' muito comum entre os Ingleses ainda nos dias de hoje por isso nao sera improvavel.

Ambrose e Sarah tiveram um rapaz de nome Elias Andrews, baptizado a 9 de Agosto de 1685 em Saint Petrox, Dartmouth, e tambem tiveram as seguintes filhas: Elizabeth (baptizada a 17 de Outubro de 1678 e falecida a 19 de Abril de 1683), Mary Andrews (baptizada 8 de Julho de 1683), Sarah Andrews (baptizada 9 de Junho de 1681). Presumo serem todos Anglicanos (Church of England) pois Saint Petrox e Saint Savior sao paroquias da Igreja Anglicana.

Ainda estou a tentar pesquisar os nomes de Sarah Sparke e Ambrose Andrews pois são muito comuns nessa época.

Se alguém tiver alguma pista esta seria muito bem vinda, entretanto quando tiver algo mais publicarei neste site.

Atentamente
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#269983 | DSS | 05 Feb 2011 20:15 | In reply to: #269981

Caro Miguel,

Agradeço a sua resposta. Coloquei-lhe a questão pois Manuel Rodrigues Andrews foi casado com Maria de Oliveira, que era irmã de uma ascendente minha, chamada Antónia de Oliveira.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#269984 | mikhael74 | 05 Feb 2011 20:45 | In reply to: #269983

Ola

Entao somos parentes em algum grau :-). Estou a pesquisar a minha família e de outros parentes meus desde 1991, mas neste momento estou parado com outros projectos com maior prioridade. Daqui de Inglaterra as pesquisas ficam mais lentas, mas nada e' impossível pois existem centros onde podemos requisitar microfilmes de Portugal.

Tenho alguma informação básica dos pais de Antónia de Oliveira de lhe for necessário. O meu email e' montenegro.miguel@yahoo.co.uk

Atentamente
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#269987 | DSS | 05 Feb 2011 21:34 | In reply to: #269984

Caro Miguel,

É verdade! Somos mesmo aparentados, se bem que remotamente.

Eu já dediquei algumas horas ao estudo deste ramo que temos em comum, sobretudo à ascendência materna destas nossas antepassadas. Do lado paterno, cujos ascendentes eram oriundos de Guimarães e Fafe, tenho ainda poucos dados.

Vou preparar um ficheiro e envio-lho assim que puder.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#269989 | mikhael74 | 05 Feb 2011 22:07 | In reply to: #269987

Caro Daniel

Ficaria imensamente grato por essa informacao. Eu tenho um ficheiro em GEDCOM com muitos dos dados se os quiser tambem, mas pelos vistos nao terei a mesma qualidade de informacao que vc tem sobre essa linha, pois a minha dedicacao foi mais a' minha linha materna.

Muito obrigado pela sua atencao.

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#269991 | DSS | 05 Feb 2011 23:20 | In reply to: #269989

Caro Miguel,

Não tem nada que agradecer. Já lhe enviei o ficheiro.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#270022 | roz | 06 Feb 2011 13:28 | In reply to: #269984

Caro Miguel

Nao sei se ja' conhece o etombo ou se as freguesias que lhe interessam ja' estao digitalisadas mas aqui fica o link no caso de lhe ser util.
http://etombo.com/root/portugal.html

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#270387 | mikhael74 | 10 Feb 2011 21:54 | In reply to: #270022

Caro Rosario

Nao sabia desse site mas o confrade Daniel informou-me sobre o sitio esta semana, e posso dizer que e' uma fonte de tesouros genealogicos. Estou a ver que Portugal esta muito mais avancado que quaisquer outro sitio que conheco, mas para ser honesto nao conheco muitos sites de genealogia. Alguns que frequento aqui no reino Unido, e mesmo o site Mormon FamilySearch.org facilitam muita informacao sobre os registos paroquiais de Inglaterra, mas nada que se compare a qualidade do etombo.

Agradeco tambem pela dica deixada aqui...

Felizmente existem estes sites para ajudarem pessoas um pouco perdidas como eu.

Muito, muito obrigado a todos pela vossa ajuda.

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#270396 | fertelde | 10 Feb 2011 23:21 | In reply to: #270387

Estimado Miguel:

Tropecei com as suas mensagens e resolvi tentar, com a sua disponibilifdade e sua ajuda, encontrar a pista de:
John Toulson, casou em Lisboa a 10.11.1799, na freguesia dos Martires.
Diz neste assento que era natural de Virginia, America setentrional inglesa, filho de Thomas Toulson e de Ana.
Era capitão ingles do navio Rainha Carlota... Presumo que o navio seria ingles, pois em Portugal não havia até essa data nenhuma rainha com esse nome...
No site Mormon FamilySearch.org encontrei uma coincidencia do nascimento de um John Conway Toulson n. 1770, filho de Thomas Toulson e Ana, na Virginia, que poderia ser o mesmo.
Ora, como o Miguel pesquisa directamente em Inglaterra, talvez me possa ajudar a encontrar um capitão ingles que esteve em 1799 embarcado no Quenn Charlott...
ou o nascimento deste John Toulson, filho de Thomas Toulson e Ana, natural de Virginia... onde teria nascido por volta de 1770.

Cumprimentos,

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#270566 | mikhael74 | 13 Feb 2011 17:20 | In reply to: #270396

Caro Fernando

Tentarei o meu melhor, mas se ele nasceu na America, na sei se os seus dados estariam por aqui.

Fique bem
Ate breve
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Imigracao Inglesa no inicio do Sec XVIII

#270569 | mikhael74 | 13 Feb 2011 18:00 | In reply to: #270396

Caro Fernando

estive a ver os registos da freguesia de Martires, em Lisboa para encontrar mais pistas, mas nao encontro o dito casamento nessa data. Pode dizer-mer a pagina em que se encontra o registo de casamento, e em que livro?

Tambem, em que data nasceu o filho deles, qual o nome e em que pagina esta?

Miguel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 06:43.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen