Quem me pode esclarecer?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Cargos | Regiões | Arquivos | Formação

Quem me pode esclarecer?

#234155 | coviantiga | 14 Jul 2009 01:46

Caros confrades
Uma pessoa da minha família (que não sei por onde liga) Joaquim de Campos Paes do Amaral , tem 2 Mercês Régias, a 1º a transferi-lo de Escrivão do Juiz de Paz do Distrito de Richoso-Guarda para escrivão e Tabelião do Juizo ordinário de Sortelha, Comarca da Covilhã.,por Decreto de 15/4/1840.
A 2º a transferi-lo de Sortelha para Aguiar da Beira-Trancoso.Por Decreto de 14/9/1858
Onde se pode procurar (Arauivo Distrital? parte de quê ?) quaisquer dados sobre este Sr.para tentar saber de quem seria filho e de onde teria nascido
Muito obrigado
MCampos

Reply

Direct link:

RE: Quem me pode esclarecer?

#234183 | JCC | 14 Jul 2009 15:32 | In reply to: #234155

Caro MCampos

Já leu o texto completo das mercês? Estão na Torre do Tombo. Normalmente constam menções relativas aos pais.

Por curiosidade, se não sabe como liga como é quie sabe que é da família?

CUmprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Quem me pode esclarecer?

#234211 | MCNN | 14 Jul 2009 20:42 | In reply to: #234155

Caro MCAmpos

Uma hipótese que não é de excluir é que essa pessoa tenha tido filhos em Sortelha.

Assim sendo, pode sempre arriscar e procurar nos assentos paroquiais de Sortelha à procura do baptismo de algum filho que essa pessoa tenha tido.

Como nesse assento, caso exista, deverá constar no mínimo o nome dos avós, pode ser que assim encontre aquilo que procura.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Quem me pode esclarecer?

#234229 | coviantiga | 15 Jul 2009 00:17 | In reply to: #234183

Caro João
Eu tenho fotocópias das 2 mercês , mas não faz referência a nada sobre família
o texto "é tipo,-concurso de 1 lugar em...e foi-lhe concedido por mercê", foram as mercês que encontraram na Torre do Tombo sobre este Sr.
Sei que é (?) da família porque os Paes do Amaral da Anadia, (Mangualde) Aguiar da beira? Viseu ligam com os da Beira Baixa a que pertenço.Nas imensas pesquisas que já fiz e em alguns documentos antigos, que a família possui, liga a família de Alpedrinha,a um ( e diz no documento) "dos parentes Joaquim de nome,foi tabelião e escrivão em Aguiar da Beira"- Seria coincidência a mais que não fosse este , tanto mais que tem o mesmo nome .Como sabe ao se fazer uma pesquisa, encontram-se muitos "fios soltos" que não se conseguem ligar nunca, ou que se vão ligando à medida que se procuram os colaterais .
Tenho mais de 40 ( que serão da família) mas que não sei como ligam com ela.
Com não tenho possibilidade de me deslocar à Torre do Tombo e fazer pesquisa , pedi fotocópia das mercês que sabia ter, justamente esperançada que fosse 1 dessas que fala da família e encontraria o "elo".
Obrigada e cumprimentos.M.Campos
"

Reply

Direct link:

RE: Quem me pode esclarecer?

#234231 | coviantiga | 15 Jul 2009 00:27 | In reply to: #234211

Caro Mário
Obrigado pela" dica", não pensei nessa família.Pode ser tanto em Sortelha como nas outras onde esteve.Embora seja quase impossível, sem datas de nascimento , casamento ou falecimento descobrir alguém !
Por isso é que eu pedia ajuda sobre se ao ser concedida uma mercê,mesmo neste género , teria de ficar conjuntamente registado um documento completo com os dados pessoais, registado nalgum sítio, e onde seria !
Cumprimentos e obrigada
M.Campos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jul 2024, 20:32.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen