Estoi 1698: António de Brito + Maria dos Santos

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Estoi 1698: António de Brito + Maria dos Santos

#238721 | rogeriod | 11 Sep 2009 01:08

Não sei até que ponto alguém neste forum terá indexado os registos de casamentos da freguesia de Estoi, concelho de Faro e me poderá ajudar.

Os meus ascendentes mais remotos que até ao momento consegui identificar viveram em São Brás de Alportel. Localizei os registos de nascimento dos seus filhos, e os registos de óbito de ambos, todos na freguesia de São Brás de Alportel, contudo não consigo localizar o registo de casamento deste casal. O registo de casamento é vital pois será o único registo que me poderá fornecer a filiação destes meus ascendentes e continuar a pesquisa.

Se alguém tiver alguma informação que me possa facultar, ficaria muito agradecido.

António de Brito (de São Brás de Alportel, residente no sitio dos Machados) casou Maria dos Santos - possivelmente terão casado em 1698 ou pouco antes, uma vez que o primeiro filho nasce em 1699. Tiveram 6 filhos, todos naturais de São Brás de Alportel:

1. Estevão - nasceu 01 Março 1699
2. Amaro (Martins Rodrigues) - nasceu 16 Janeiro 1701
3. João - nasceu 9 Janeiro 1704
4. António - nasceu 29 Fevereiro 1706
5. Leonor - nasceu 12 Novembro 1712
6. Manuel - nasceu 1 Agosto 1716

Todos os registos posteriores descrevem ambos António de Brito e Maria dos Santos como "de São Brás", contudo o registo de casamento deste casal não consta nos livros de São Brás, o que me leva a supôr que Maria dos Santos fosse natural de uma freguesia bordeira a São Brás de Alportel, e que o casamento tivesse tido lugar na freguesia da noiva. O facto dos padrinhos/madrinhas da maior parte dos filhos serem oriundos da freguesia de Estoi leva-me a suspeitar de que Maria dos Santos fosse natural/residente nesta freguesia e que o casamento tivesse ocurrido nesta freguesia.

António de Brito morreu em 9 Setembro 1725 e Maria dos Santos a 29 Setembro 1725.

Dado que resido fora de Portugal, não tenho acesso fácil aos registos de vária freguesias, tendo que solicitar os microfilmes no LDS em Zurich, e aguardar que estes cheguem, o que poderá demorar várias semanas, dai este pedido de informação.

Obrigado e melhores cumprimentos

Rogerio

Reply

Direct link:

RE: Estoi 1698: António de Brito + Maria dos Santos

#238728 | josécyr | 11 Sep 2009 08:41 | In reply to: #238721

Caro confrade Rogério,
Creio que o que procura poderá ser o seguinte:

António de Brito, natural de São Brás de Alportel (sítio do Peral ?), viúvo de Beatriz Dias, casou em São Martinho de Estoi, a 07-07-1697, com Maria dos Santos, natural de (ou de São Brás de Alportel ou de Moncarapacho), filha de Lourenço Fernandes Frade e de Catarina dos Santos, de Moncarapacho(?) – (R.P. - (Pag. 66 v) - No casamento com Maria dos Santos, solteira e ele viúvo de Beatriz Dias - Testemunhas: o Capitão Manuel Coelho Correia, Miguel Martins Leal, Gaspar Lourenço e Manuel Viegas. O nome do noivo, viúvo de Beatriz Dias é António de Brito).

Escusado será dizer que convém confirmar estes dados.
Com os meus cumprimentos,
José Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Estoi 1698: António de Brito + Maria dos Santos

#238769 | rogeriod | 11 Sep 2009 15:46 | In reply to: #238728

Caro José Cabecinha,

Muito obrigado pela sua informação. Irei averiguar então baseado nesta sua informação, mais imediatamente, ver se encontro o registo de óbito de alguma Beatriz Dias, casada com de Antonio de Brito, e anterior a 1697, na freguesia de São Brás, assim como se houve alguma descendencia deste casamento no livros de baptismos anteriores a 1697. Parece-me contudo que terei que continuar a procurar pelas freguesias vizinhas a São Brás pelo primeiro registo de casamento deste "meu" António de Brito, uma vez que tendo recuado até 1659 no livros de São Brás, encontrei 3 outros António(s) de Brito, todos solteiros, mas casados respectivamente com Catarina Mendes (15 Jan 1687), Luzia Viegas (21 Abr 1687) e Maria Viegas (15 Jul 1696).

Muito obrigado pela sua ajuda.

Melhores cumprimentos,

Rogério

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 29 Sep 2024, 01:15.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen