Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240782 | Chininuba | 30 Sep 2009 21:00

Saudações a todos! Sou nova no forum, no site e, até, em pesqiosas genealógicas. Já não sou assim tão nova em idade, tenho 60 anos. O meu nome é Maria Clara de Castro-Maia de Sousa Pimentel, sou natural de Évora, Portugal, mas resido em Lisboa.
Actualmente, vejo-me forçada a permanever em casa por causa de uma doença muito grave cujo tratamento é bastante debilitante. Ora já que o tempo em casa me sobra e porque os meis filhos sempre desejaram conhecer as origens familiares resolvi tentar fazê-lo. Só que, infelizmente, tenho poucos elementos e os familiares que poderiam ajudar-me jáfaleceram ou não se lembram de muito. Encontro-me, actualmente, na fase de tentar calcular mais ou menos datas de nascimento dos meus bisavós para tentar saber onde pedir certificados ou consultat registos. Dequalquer forma, talvez alguém que játenha feito alguma pesquisa me possa ajudar em algumdos ramos da minha família.
Eis o que sei:

1ª:SOUSA PIMENTEL O meu Pai chamava-se Carlos Mário da Costa Sousa Pimentel, nasceu em Lisboa, em Alcântara, a 10 de Janeiro de 1913. O pai dele era Artur Augusto de Sousa Pimentel, filho de Luís Augusto de Sousa Pimentel. Encontrei um Luis Augusto Sousa Pimentel na base de dados mas não é o meu bisavô.. A única tia, irmã de meu paique ainda vive , diz-me que sabe que esse ese era um tio e ainda se deu com primos desse ramo. Se alguêm souber o grau de parentesco de meu Avô Artur e seu Pai (meu bisavÔ) Luís com estes meus parentes mencionados na base de dados deste site, poderia dizer-me?

2º_ MAIA .A minha Mãe chama-se Naír de Castro e Maia de Sousa Pimentel (Nome de solteira- Castro e Maia) nasceu em Évora em 1920. Seus Pais foram Eurico Alberto da Silva Maia e Maria do Loreto de Castro.
Os Pais do meu Avô chamavam-se Luís Maia e Leonor da Siva (não tenha a certeza de estarem completos estes nomes. Sei que este Luís Maia tinha duas irmãs, Esther e Otília, sendo esta a mãe do Luís Maia da Mota Capitão que também aparece na base deste site. Os Mota Capitão são opis, meus primos pelo lado Maia. Aqui será fácilpesquisar mas, uma vez mais, se alguém souber algo, fico imensamente agradecida.

3ª Deixei para o fim o mais difícil de tudo. A minha Avó, que já mencionei, Maria do Loreto de Castro (Maia depois de casada) nasceu em Aveiro, creio que em 1988. Tudo quanto sei da família é que o Pai se chamava João Rodrigues de Castro, que pwertencia a uma família que se pretendia nobre que o aafastou por ter casado com uma empregada da família, filha de mãe solteira e chamada Rosa Clementina. João Rodrigues de Castro (crei que a família residia em Ílhavo) era médico e foi isso que o ajudou a sutentat a família que criou (a minha avó e uma irmã, Irene). Morreu muito cedo e sei que a minha bisavó Rosa se viu aflita para criar as filhas. Destes Castros , ou Rodrigues de Castro, não sei mais nada nem nada encontro no distrito de Aveiro. Encontro vários Castro na região mas não sei se nem como, os enquadrar na família. Não é que me orgulhe particiularmenre deles, discordo do gesto que tiveram, mas há que entender o tempo e o lugar em que tiveram lugar... E, de qualquer forma, fazem parte das raízes de meus filhos. Assim se algem souber algo, obrigada, obrigada, obrigada!!!

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240786 | small | 30 Sep 2009 21:39 | In reply to: #240782

Cara Maria Clara

A minha intervenção é sobretudo para lhe dar as boas vindas! Tenho a certeza que vai encontrar neste fórum muitas pessoas dispostas a partilhar e ajudar. Sobretudo vai adorar fazer estas pesquisas e é um modo extraordinário de passar o tempo, porque a genealogia é viciante!

Apenas uma pequena correcção, se a Maria Clara nasceu cerca de 1949(?) a sua Avó que nasceu em Aveiro deverá ter nascido em 1888 e não 1988, certo? Sabe a freguesia? Na certidão de nascimento de sua Mãe poderá ter essa informação, é fundamental saber as freguesias de origem sem elas dificilmente conseguirá ajuda.
Não pesquiso em nenhuma das localidades que menciona, mas vou estar atenta ao evoluir deste tópico e quem sabe um dia possa ajudar, aqui mais perto de onde estou.

Disponha sempre e sobretudo nunca desista.

Stella

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240792 | Samuel C O Castro | 30 Sep 2009 23:03 | In reply to: #240782

Prezada Maria Clara,

Pesquisando de diversas formas em uma grande base que estou a montar da família Castro, não localizei os nomes informados.

Caso descobrires a ascendência do João Rodrigues de Castro, peço sua gentileza de me informar. pois será com prazer que voltarei a pesquisar referida base, para tentar um possível entroncamento de seus Castros junto aos demais.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240809 | Chininuba | 01 Okt 2009 01:19 | In reply to: #240792

Caro Samuel:
Obrigada pela disponibilidade. Esta semana começarei a pedir alguns certificados. Assim que tiver alguma coisa os dados ficarão à sua disposição e dotrabalho meritório que está a realizar.

Um abraço

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240810 | Chininuba | 01 Okt 2009 01:22 | In reply to: #240786

Cara Stella

Obrigada por me fazer sentir Bem vinda. E sim, tem razão, a minha avó nasceu em 1888. Eu nasci em 1949. Não sei as datas de nascimento dos meus bisavós mas vou pedir certidões relativas a meus avós e aí já devo ter mais informação.

Obrigada pela atenção e um abraço.

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240814 | small | 01 Okt 2009 02:27 | In reply to: #240810

Cara Maria Clara

Só uma ajuda. Pedir a cetidão de seus avós, parece-me que a Maria Clara não tem presente a data de nascimento e as freguesias deles. Talvez não fosse má ideia começar pela de sua Mãe, aí com sorte, até virá mencionado a idade dos Pais, seus Avós e as naturalidades. Com esses elementos passa para o casamento deles, do casamento para o nascimento e assim sucessivamente, sempre recuando.
Desculpe se exagerei, mas como diz que é uma principiante estou a tentar ajudar. Não peça certidões, para o efeito costumamos requerer fotocópias simples, a diferença são 16,00 euros! O pedido pode ser feito por mail para uma Conservatória, referindo sempre o máximo de elementos que possua. Pode pedir em Évora um assento de Aveiro, Lisboa ou qualquer outra parte do País, isto em datas posteriores a 1900, dependendo das Conservatórias, os assentos com menos de 100 anos já devem estar nos Arquivos Distritais, mas nem sempre é assim.
Um abraço e disponha sempre.

Stella

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240815 | Chininuba | 01 Okt 2009 04:33 | In reply to: #240814

Cara Stella

Muito obrigada pela ajuda bem preciosa. Assim farei!!!

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240837 | PAIVAMANSO | 01 Okt 2009 14:11 | In reply to: #240809

Cara Maria Clara, Sou um leigo mas já aprendi algumas coisas aqui no fórum . Vamos começar na parte que lhe parece a si a mais difícil. O seu bisavô materno o Dr. José Rodrigues de Castro, se era médico talvez tenha estudado na universidade de Coimbra . Pelas minhas contas ele terá nascido cerca do ano 1860 a 1868 e entrado na universidade cerca do ano 1877 a 1885. Se não houver grande erro nestas minhas suposições , vamos tentar encontrar no Arquivo da Universidade de Coimbra um documento que se chama Certidão de Idade , que terá o nome completo dele , a data de nascimento e a freguesia onde nasceu. Também terá os nomes completos doa pais dele e as freguesias de onde são naturais .
Com esta certidão de idade nas suas mãos, a Maria Clara facilmente poderá , de certidão em certidão, chegar aos avós aos bisavós e aos trisavós dele .
Gostaria de ajudá-la nesta sua pesquisa . Com base nas suas informações já iniciei a sua árvore de costados. Estão lá 10 familiares seus, incluindo a Maria Clara. Faltam lá a sua avó paterna, e os seus bisavós paternos.
Se me contactar-me por e-mail enviarei para si este 1º quadro , que lhe será útil para perceber melhor e mais rápido como deve investigar. Conforme for sabendo mais sobre os parentes que agora lhe faltam, irá aumentando esta árvore , que ficará cada vez mais interessante .
Caso queira, o meu endereço de e-mail é paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240839 | Chininuba | 01 Okt 2009 14:45 | In reply to: #240814

Cara Stella:

Desculpe o incómodo mas poderia dizer-me como posso pedir fotocópia on-line?
Fui aos sites das conservatórias, arquivos e portal do cidadão e os formulários contemplam apenas certidões. Será que devo esquecer os formulários e pedir apenas o que desejo por e-mail?
Obrigada!
Um abraço

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240841 | Chininuba | 01 Okt 2009 14:52 | In reply to: #240837

Caro Jorge Santos: Muito e muito obrigada. O nome do meu bisavô era João (não José) Rodrigues de Castro. A certidão a que se refere é pedida directamente para a Universidade de Coimbra?

Quanto à árvore de costados, eu principiei uma utilizando o software de Myheritage.com mas claro que, como principiante, tenho dificuldades. Vou pedir a uma das minhas filhas que me ensine a importar o ficheiro para este site e avisá-lo-ei assim que ontiver feito. Entretanto, vou contactar para o seu email. Obrigada novamente e os meus melhores cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240865 | small | 01 Okt 2009 19:49 | In reply to: #240839

Cara Maria Clara

Isso mesmo, esqueça os formulários e peça apenas por e-mail. Creio que um interveniente deste tópico já respondeu também e duma forma extremamente amável e generosa, como vê é o que eu dizia vai encontrar sempre alguém disposto a ajudar.
De mim disponha sempre, apesar de ser também uma principiante.

Um abraço

Stella

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240886 | PAIVAMANSO | 01 Okt 2009 23:16 | In reply to: #240865

Cara Maria Clara , desculpe responder com tanto atraso, fiquei de voltar a telefonar ás 17 horas para o Arquivo da Universidade de Coimbra e só agora voltei a lembrar . Também estou preso em casa não sei até quando e a memória já vai falhando. Amanhã se tivermos sorte já lhe darei boas notícias, mas atenção que não é muito provável que assim seja. Este tipo de investigação deve ser feita por nós pessoalmente ou pedindo ajuda a um dos mais importantes amigos de todos aqueles que frequentam este fórum. Ele não precisa em absoluto destas minhas palavras, mas creio não levará a mal que lhe fale no nome, trata-se do Dr. Pedro França que ajudou até hoje centenas de confrades. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240912 | PAIVAMANSO | 02 Okt 2009 09:49 | In reply to: #240841

Cara Maria Clara, a nossa Confreira Stella já lhe disse o essencial, ela não vai levar a mal , vou dar mais uma dica, baseado no que ela ensinou.
Relativamente ao seu pai já se sabe o essencial para ir buscar a fotocópia simples do assento de baptismo dele ; Nome completo, freguesia e concelho onde foi baptizado, data de nascimento dia mês e ano. (Se fosse a data do baptismo era igual ou melhor) .
Relativamente á sua mãe, falta saber a freguesia e o dia e o mês onde e quando nasceu . Ainda só sabe o nome completo, o concelho e o ano.
A dica é óbvia e já irá fora de tempo, mas aqui vai ; A Maria Clara deve pedir a fotocópia do seu próprio assento de nascimento/baptismo pois vai lá encontrar esses dados que precisa .
Por 50 cêntimos cada fotocópia, mais o selo do correio, vale bem a pena, guardar numa pasta para consulta futura, sempre que necessário, os assentos de baptismo, casamento, e óbito de todos os nossos antigos.
Quando tiver nas suas mãos estes 3 documentos, o seu assento de baptismo e os de seus pais, dará então inicio a uma entusiasmante viagem ao passado, nas suas variadas formas e sempre que a Maria Clara quiser ver de perto o fruto actual desse passado, bastará calmamente olhar-se ao espelho, olhos nos olhos, em silêncio, e sorrir tranquila com esperança no futuro.
Desejo as suas melhoras de saúde tal qual desejo as minhas. Cumprimentos. Jorge Santos.
P.S. Desculpe ter trocado o nome do seu bisavô.

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240916 | PAIVAMANSO | 02 Okt 2009 11:02 | In reply to: #240912

Cara Maria Clara, obtive agora a resposta do AUC, Arquivo da Universidade de Coimbra, não consta nos anos entre 1875 a 1890 nenhuma certidão de idade em nome de João Rodrigues de Castro , mas não desanime porque isso não quer dizer que ele lá não esteja, por exemplo ,com outro apelido á frente de Castro. Poderá talvez estar com data fora destas, poderá também ter estudado numa faculdade de medicina que creio nestas datas haveria na cidade do Porto. Confio pouco na minha memória, mas creio que essa faculdade já foi falada aqui no fórum .
Uma coisa é certa, algures ele estudou e não foi na Universidade Moderna. (Desculpe esta minha tentativa patética para a fazer sorrir.) O que eu queria dizer é que haveria só 2 ou 3 sítios onde ele pudesse tirar este curso e por isso não vai ser impossível saber onde.
Ora aqui está outro caso onde vai ser necessário a fotocópia de um assento de baptismo. No assento de baptismo do seu avô materno Eurico Alberto da Silva Maia, a Maria Clara vai ficar a saber os nomes dos pais deste seu João Rodrigues de Castro e então tudo será diferente .
Imagine que ele tenha de facto um apelido á frente de Castro, mesmo que o encontre, a Maria Clara não terá certeza se é o seu bisavô . Mas outra coisa é procurar por ele sabendo os nomes dos pais dele, a freguesia e o concelho onde ele foi baptizado e a respectiva data . Porque em cada Certidão de Idade, da Universidade, constam os termos exactos do assento de baptismo do aluno , que a Maria Clara vai confrontar com a fotocópia que breve vai adquirir no Arquivo.
Acresce que, vamos supor, se ele tiver nascido em 1860, somamos 17 ou 18 anos de idade pois nessa data, quase certo começou para ele um período de 5 ou 6 anos de estudo. Logo de matrículas anuais ,sucessivas nessa Universidade. Daí que outra pista é procurar nos livros das matrículas de cada ano, apenas no curso de medicina em particular .
P. F. tenha atenção que sou um leigo e posso inadvertidamente induzi-la em erro e não leve a mal a minha maneira descontraída de colocar os assuntos e deduções. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240922 | Chininuba | 02 Okt 2009 11:47 | In reply to: #240916

Caro Jorge:
Realmente, não sei como agradecer-lhe, bem como a nossa amiga Stella, toda a ajuda que me têm dado. São fantásticos, há muito tempo que não encontrava pessoas tão dispostas ajudar e de tão boa vontade.
Eu sei os dados que refere, relativos a minha Mãe ( nasceu em Évora, freguesia de S.Pedro, em 1920 ) que, felizmente, ainda está entre nós. João Rodrigues de Castro foi o avô dela, pai de sua mãe, e foi ela quem me deu este nome mas, como já lhe vai faltando a memória em muita coisa, poderá não estar inteiramente correcto. DE qualque forma, eu já pedi fotocópias dos documentos relativos ao nascimento de minha Mãe e de meu Pai. Pelas indicações que tiveram a bondade de me dar os meus Amigos do forum, devem vir indicados nomes, datas de nascimento e freguesias dos respectivos pais. Então, sabendo a freguuesia em que nasceu a minha avó materna e a data certa, poderei pedir, para Aveiro, os mesmos dados relativos a ela e ficar a saber, finalmente, o nome completo de João de Castro, data de nascimento e freguesia. É assim?
Quanto à minha saúde, já esteve muito pior, já estive com prognósticos bem negros e isso j+a não é assim. Hoje em dia, o grande problema é recuperar de um tratamento muito agressivo que deixou fortes sequelas. Espero que, no seu caso, as melhoras também já tenham chegado ou estejam muito perto. Desejo verdadeiramente que assim seja e, com o seu espírito, sei que assim será.
Sinceramente,
Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#240935 | PAIVAMANSO | 02 Okt 2009 14:08 | In reply to: #240922

Cara Maria Clara , é exactamente isso . Aperte o cinto e prepare-se para a descolagem . Desejo a continuação das melhoras da sua saúde. Cumprimentos Jorge Santos.

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241165 | Chininuba | 05 Okt 2009 13:24 | In reply to: #240935

Caríssimos Confrades (com um pedido de atenção especial aos Amigos Stella e Jorge Santos que já tanto me têm ajudado:

Espero que estejam todos bem. Preciso de mais umas instruções para a minha ignorância. Enquanto espero que me cheguem pelo correio as fotocópias relativas a meus Pais, tenha andado a pesquisar arquivos e registos on line. De vez em quando, aparecem-me indicações relativas aos nomes introduzidos mas são do tipo: 3 nascimentos na frequesia x 4 baptismos na y, etcc. Por vezes, (caso ao Arquivo da Universidade de Coimbra, onde andei à procura seguindo as sugestões do confrade Jorge Santos), aparecem indicações de livros, séries, cotas, lugar físico nas prateleiras respectivas, etc e mais nada. Devo dizer que, como experiência, introduzi alguns registos de que tinha a certeza de todos os elementos , data e lugar precisos do nascimento, nome completo,etc, como são os casos da minha mãe ou do meu avô paterno, em Évosa.
A minha pergunta é: Não existem arquivos com imagens que, realmente, possam ser consultados on line?. Eu já sei que terei de fazer pessoalmente e in loco certas pesquisas ( e parte do prazer de pesquisar estará aí mesmo ) mas, enquanto não estou melhor o suficiente para isso ou nos casos fora de Lisboa, saber um pouco mais pela net seria bom. Ou serei eu que estou a fazer tudo mal?

Obrigada uma vez mais. As melhores saudaçãoes da

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241194 | small | 05 Okt 2009 19:41 | In reply to: #241165

Cara Maria Clara
Existem sim paroquiais existentes on line, mas Évora, infelizmente para a Maria Clara ainda não está. Aveiro, creio que tem duas freguesias, mas eu não serei a pessoa mais indicada para a elucidar, creio que o amável Jorge Santos estará mais apto.
Vá deixando aqui as suas descobertas, nunca se sabe quando poderá precisar de uma ajuda perto de mim, e aí estarei ao seu inteiro dispor.

Disponha sempre

Stella

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241214 | PAIVAMANSO | 05 Okt 2009 23:09 | In reply to: #241194

Cara Maria Clara, desculpe mas só agora vi a sua mensagem , e da Stella . Relativamente á consulta de assentos de baptismo, casamento ou óbito pela net confesso que não sou adepto. Muitas vezes nem os consigo ler. Prefiro ir ao AUC e consultar os livros de paroquiais . Por vezes tem de ser com a ajuda de uma lupa que as simpáticas funcionárias nos emprestam. Tem outra grande vantagem, quando não sabemos ou não percebemos uma palavra ou uma frase as referidas senhoras ajudam a decifrar e isto nalguns casos é decisivo. Bom mas agora me recordo, a Maria Clara está com o mesmo problema que eu. Por falta de saúde praticamente mal pode sair casa. Assim faço-lhe uma sugestão. Diga-me por e-mail , um a um quais os assentos ou outros documentos que precisa ajuda para encontrar e eu, sem lhe poder prometer que vou conseguir , garanto-lhe que vou tentar ajudá-la a encontrá-los . Pela sua impaciência em querer avançar depressa na pesquisa dos assentos, se percebe facilmente que a Maria Clara já está contaminada pelo gosto da genealogia. Seja Bem Vinda ! Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241215 | PAIVAMANSO | 05 Okt 2009 23:20 | In reply to: #241194

Cara Stella , eu sou muito entusiasta, mas por enquanto , ainda pouco conhecedor . Agradeço as suas palavras tão simpáticas . Ao seu dispor , Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241216 | PAIVAMANSO | 05 Okt 2009 23:35 | In reply to: #241215

Cara Maria Clara, desculpe pois esqueci de referir, que óbviamente em muitos casos, quando não temos datas suficientes para uma pesquisa, por exemplo de um baptismo ou óbito, a solução é pegar nos livros e ler assim uma série de 300 ou 400 registos de uma assentada , para não dizer mais.....e já me tem acontecido mesmo assim não encontrar o que fui procurar .Por vezes temos que pesquisar nos Arquivos presencialmente, concentradamente. Cumprimentos, Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241220 | Chininuba | 06 Okt 2009 01:01 | In reply to: #241194

Cara Stella:
Obrigada mais uma vez. Estou à espera das fotocópias j+a referidas e só então prosseguirei. Irei dizendo.
Quando eu estiver em melhores condições de me deslocar irei pessoalmente a algi«uns arquivosmaqui em Lisboa. nessa altura direi alguma coisa e, se dentro do quase nada que sei, puser procurar alguma coisa que lje faça falya, diga.me como e onde que eu tentarei.
Até breve!
Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241221 | Chininuba | 06 Okt 2009 01:07 | In reply to: #241216

Caro Jorge:

Uma vez mais lhe estou muito grata. Tal como k+a respondi à nossa amiga Stella, por enqyanto estou à espera das fotocópias pedidas para depois prosseguir. E é verdade: o bichinho começou a morder e eu estou ansiosa opr prosseguir.
Assim que eu estiver em melhores condiçóes de me deslocar irei a alguns arquivos em Lisboa. Se precisar que lhe procure lá alguma coisa, diga-me como que eu tentarei, clao que, por enquanto, seguindo intruções para não fazer asneira. Agradeço i,enso a sua disponibilidade e os ensinamentos. É bom aprender coisas novas!

Os melhores cumprimentos da
Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241230 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 10:27 | In reply to: #241221

Cara Maria Clara , Permita-me um momento de explicação diferente . Veja suas próprias palavras ; « Há muito tempo que não encontrava pessoas tão dispostas a ajudar » « Realmente não sei como agradecer-lhe bem como á nossa amiga Stella » « Uma vez mais lhe estou muito grato » « Se precisar de ajuda diga que eu tentarei … »
Cara Maria Clara, como não está ninguém a ouvir-nos vou fazer-lhe uma confidência, esse tipo de palavras simpáticas de retorno, são o maior agradecimento, que eu gosto de receber. Quando eu acredito que ajudei alguém um pouco e recebo em troca uma palavra amável, a criança que ainda vive dentro de mim sorri de alegria, como se lhe tivessem dado um chocolate. Não sou tão altruísta assim, ajudo por gosto, mas também por sede de amizade.
Outra frase sua ; « Preciso de mais instruções para a minha ignorância » Ai sim ? Então já somos 2 ………para nos juntar-mos a todos os outros !
Sempre que ajudamos, estamos a ajudar-nos a nós próprios . Sempre que estamos a tentar ensinar, estamos também a tentar aprender .
Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Sousa Pimentel

#241238 | tfp | 06 Okt 2009 13:21 | In reply to: #240782

Cara Maria Clara,

Tenho um pequeno estudo sobre uma família Sousa Pimentel, que surge no Porto por volta de 1700 e por aí permanece até aos nossos dias. Pelos dados que aqui colocou não consigo descortinar qualquer ligação mas quem sabe depois de obter mais dados sobre a naturalidade do seu bisavô Pimentel não se consiga uma eventual ligação.

Logo que tenha novidades sobre os seus Pimenteis não deixe de os comunicar por aqui.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241241 | Chininuba | 06 Okt 2009 14:14 | In reply to: #241238

Caro Tiago:

Muito obrigada pela ajuda.
Recebi hoje a fotocópia pedida relativa à minha Mãe mas ainda estou à espera da do meu Pai que deve estar a chegar. Segundo uma tia minha, única irmão vivado meu Pai, o Luís Augusto de Sousa Pimentel que aparece no índice deste site, tinha outro filho, Artur, que foi o meu avõ. Aqui no site só vem indicado um filho Carlos. A minha tia poderá estar confusa mas ela ainda se lembra de tios e primos...
Obrigada e cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241246 | Chininuba | 06 Okt 2009 14:38 | In reply to: #241216

Caro Jorge:
Recebi hoje a fotocópia do registo de nascimento de minha Mãe. Ainda estou à espera da do meu Pai. Vendo o registo, verifico que lhe dei um trabalhão procurando um nome errado. Baseei-me na memória da minha Mãe que, com 89 anos, já vai falhando algumas vezes, embora ela ainda seja um tesouro de lembranças (além de um tesouro em si mesma, claro). Diz então o dito registo que a minha Mãe nasceu em Évora, freguesia de S. Pedro,a 17 de Janeiro de 1920, filha de Eurico Alberto da Silva Maia, com 31 anos de idade, e de Maria de Castro, com 30., natural da freguesia de Vera Cruz, concelho de Aveiro Aqui, existem algumas discrepâncias. Foi o meu Avô que foi registar a filha e deu assim o nome de minha Avó porque esta assinava muitas vezes Maria. Mas eu sei que ela foi registada como Maria do Loreto de Castro. O meu Avô também declarou que ela tinha 30 anos, o que daria uma data de nascimento de 1890 mas lembro-me de ela dizer que tinha nascido em 1888. Bom, isso eu consigo saber pelo registo de óbito aqui em Lisboa. Mas voltando ao João de Castro lá aparece ele como avô materno da minha mãe: Chamava-se João Gonçalves de Castro. Falei nisto à minha Mãe que ficou toda triste, coitada, por se ter enganado no nome e que agora me diz que sim, que era Gonçalves e que acha que o nome completo era João Nunes Gonçalves de Castro. Mas neste registo que eu tenho vem apenas Gonçalves. Suponho que, como a filha era da freguesia de Vera Cruz ele também o fosse, não sei. Perante isto, caro Jorgr, qual o próximo passo que me aconselha?
Fiquei tão contente ao receber o correio que a minha filha disse que até os olhos me brilharam!!!


Cumprimentos gratos da

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241247 | Chininuba | 06 Okt 2009 14:47 | In reply to: #241230

Caro Jorge

A Amizade é isso mesmo e também eu a valorizo como um dos mais nobres, ou mesmo o mais nobre dos sentimentos. E quando a saúde nos é roubada e a vida nos corre perigo, começamos a valorizar ainda mais a família, os amigos, uma flor que nasce entre pedras, o barulho do mar, as músicas quw amamos, os livros que foram companheiros de muitas horas, etc... E, claro, ensinamentos preciosos como os seus. Verdade?

Disponha sempre se eu puder alguma vez ajudar.

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241260 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 16:55 | In reply to: #241241

Cara Maria Clara , tentei outra vez , encontrar o seu bisavô João Gonçalves de Castro , mas não apareceu. Dei como data provável de estudante os anos 1775 a 1880 aproximadamente. Acredito que ele tenha nascido cerca de 1860 . Como perceberá , procurar assim a partir das minhas suposições é esperar ter um grande golpe de sorte. Vamos então pôr de lado a pressa e fazer isto como deve ser . Neste momento , peço que leia , nesse assento de baptismo da sua mãe , de que freguesia e concelho o seu avô Eurico Alberto da Silva Maia é natural . Responda por favor, que eu já lhe digo o resto. Até Já. Jorge

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241269 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 19:13 | In reply to: #241260

Cara Maria Clara enquanto não responde vou adiantando dizendo-lhe o que fazer a seguir ; Pegue no nome completo do seu avô materno Eurico Alberto da Silva Maia , junte a freguesia e concelho da naturalidade dele , faça as contas , se tinha 31 anos em 1920 é porque nasceu em 1889, diz aí o dia e data do baptismo dele ? Agora peça o assento de baptismo dele , Eurico Alberto da Silva Maia, lá irá encontrar o nome do pai dele, João Gonçalves Castro, de onde este último é natural , freguesia e concelho ) e que idade tinha , na data em que esse assento do baptismo do seu filho Eurico foi feito, faça as contas, para saber o ano em que nasceu, veja se lá diz o dia e pelo menos o mês. Depois , já com o nome completo deste seu bisavô, Dr. João Gonçalves Castro, a freguesia e o concelho da naturalidade dele, e o ano e se possível o mês em que nasceu peça a fotocópia do assento de baptismo dele. Quando tiver esse outro documento volta a fazer o mesmo procedimento, relativamente ao pai do Dr. João Gonçalves de Castro……………….mas atenção………… Vai chegar uma altura em que as coisas não serão assim tão fáceis de encontrar . Depois vai depender da sua vontade de parar no século XVIII ou tentar encontrar os seus ascendentes do séc . XVII Cumprimentos . Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241273 | Chininuba | 06 Okt 2009 19:55 | In reply to: #241269

Caro Jorge Santos:

Vou fazer exactamente como disse mas joão de Castro era pai da minha avó, Maria do Loreto e não de meu avô Eurico. Terei, assim, de pedir o assento de nascimento da minha avó. Como ela nasceu em 1889 ou 1890 na freguesia de Vera Cruz, Aveiro, creio que terei de pedir para os registos paroquiais, não é assim?. A ver se, finalmente, encontro o meu «fugidio» bisavô João Gonçalves de Castro. Obrigada por ter tentado encontrá~lo uma vez mais.
Por enquanto eu estou a seguir a linha que vai de minha mãe à mãe dela e aos pais desta. Ao mesmo tempo, e como pedi o assento de nascimento de meu pai, seguirei a linha que vai dele ao pai deste e respectivos pais. Só depois seguirei as linhas de meu avô materno e de minha avó paterna. Pensei não seguir mais de duas linhas ao mesmo tempo para não me baralhar toda. Faço bem?
Os melhores cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241277 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 20:24 | In reply to: #241247

Quando a saúde nos é roubada, quando a vida nos corre perigo, quando sabemos que nunca mais voltaremos a ter saúde como antes, e nos obrigam a pedir a reforma por invalidez,,,,,,,Aí compreendemos melhor o valor da vida. Jorge

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241278 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 20:40 | In reply to: #241246

Cara Maria Clara, não deu trabalho nenhum, essas coisas acontecem. Não deixe que sua mãe fique triste, guarde bem seu tesouro. Em tempos também tive um tesouro assim! Se o seu bisavô se chamava Nunes, se era natural da freguesia de Vera Cruz, isso a Maria Clara vai saber quando tiver a fotocópia do assento de baptismo do seu avô Eurico Alberto da Silva Maia. Nenhuma dúvida que seus olhos tenham brilhado, é bom receber notícias sobre os nossos antepassados, eles raramente nos decepcionam. Este fórum faz bem á nossa saúde. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241280 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 20:46 | In reply to: #241273

Cara Maria Clara , desculpe por me ter enganado a transcrever os dados da sua árvore genealógica, vou rectificar isso no imediato. Cumprimentos . Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241281 | small | 06 Okt 2009 21:09 | In reply to: #241246

Cara Maria Clara
Antes de mais, muito obrigada pelas suas amáveis palavras, o Jorge Santos já disse tudo, faço minhas as palavras dele.
Em relação a este assento de nascimento de sua Mãe, os seus Avós eram os dois naturais da freguesia de Vera Cruz de Aveiro? Não quer fazer o favor de transcrever exactamente o que diz o assento no que se refere à filiação? ~Se o fizer não omita nenhuma palavra, por exemplo, pode referir onde eles foram recebidos. Sabe se eles casaram já em Évora? A sua Mãe era filha única?
Se casaram em Évora e a sua Mãe foi a filha mais velha, ou filha única poderemos prever aproximadamente a data de casamento dos seus Avós, e aí o casamento ainda estará na Conservatória do Registo Civil onde foi realizado.
Fico na expectativa
Um abraço

Stella

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241282 | Chininuba | 06 Okt 2009 21:27 | In reply to: #241281

Cara Stella:

Obrigada por toda a ajuda!
Não, os meus avós não eram os dois de Aveiro. A minha Avó sim mas foi para Évora colocada como professora e aí conheceu o meu avô que era de Évora. Aí casaram, a minha avó abandonou a profissão a pedido do meu avô embora mais tarde a retomasse tiveramvários filhos que morriiam quase a seguir a nascerem. Sobreviveram dois, dos quais a minha mãe é a mais velha. Diz-me ela que pensa ter nascido cerca de 4 ou 5 anos depois do casamento dos pais.

No assento de nascimento que me chegou a Conservatória do Registo Civil de Évora diz:

A 17 de Janeiro de 1920 nasceu numa casa da Rua do Raimundo, nº 107, freguesia de S. Pedro, desta cidade um indivíduo do sexo feminino a quem foi posto o nome de Naír de Castro e Maia filha legítima de Eurico Alberto da Silva Maia de 31 anos de idade, estado casado, de profissão empregado de escritório, natural da freguesia de S.Pedro, concelho de Évora, e de Maria de Castro e Maia, de 30 anos de idade, estado casada, de profissão doméstica, natural da freguesia de Vera Cruz, concelho de Aveiro, É neta paterna de Luís Manuel da Silva Mais e de Maria Leonor Azedo Maia, ambos já falecidos e neta materna de João Gonçalves de Castro, também já falecido e de Rosa Clementina de Castro.

Mas eu sei que a minha Avó se chamava Maria do Loreto e ela sempre disse tersido assim registada, mas assinava muitas vezes Maria e não ficaria nada admirada se o meu Avô, que foi quem registou a filha tivesse dado o seu nome assim

Obrigada uma vez mais e um abraço

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241284 | Chininuba | 06 Okt 2009 21:31 | In reply to: #241280

Caro Jorge Santos:

Eu é que peço desculpas de ser tão confusa com os daods. A nossa amiga Stella, no seu generoso desejo de ajudar, pediu-me a transcrição do assento de nascimento de minha mãe.
Se quiser fazer o favor de ver a resposta que lhe dei, talvez eu tenha conseguido, desta vez, fazer menos confusão. Obrigada por tudo, cumprimentos da Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Castro, Maia e também Sousa Pimentel: alguém pode ajudar?

#241285 | small | 06 Okt 2009 21:47 | In reply to: #241282

Cara Maria Clara
Pode continuar pedindo o assento de casamento dos seus Pais,em Évora na freguesia de..., provávelmente S.Pedro, para as datas entre 1915/1910, mencione no seu pedido os nomes dos Pais dos Nubentes. Estou a basear-me nas memórias de sua Mãe por isso começo por 1915 mas sempre com o benefício da duvida cito também 1910. Se a idade que mencionam no assento de sua Mãe, 30 anos, a sua Avó teria em 1910, 20 anos o que seria provável.
Entretanto vou ver se consigo o assento de nascimento da sua Avó, entre 1888/1890 na freguesia de Vera Cruz - Aveiro.
Assim que tenha notícias volto aqui, o mesmo pedindo à Maria Clara.
Um abraço

Stella

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241294 | PAIVAMANSO | 06 Okt 2009 23:34 | In reply to: #241273

Cara Maria Clara , o engano não foi seu , foi meu . mais uma vez peço desculpa. Vamos ver se Stella consegue encontrar o assento de baptismo da sua avó materna Maria do Loreto de Castro Maia . É importante referir que em 17 de Janeiro de 1920 ela teria 30 anos . Quando esse documento aparecer será mais fácil ir á procura do seu bisavô João Gonçalves de Castro na Universidade de Coimbra ou no Porto ou em Lisboa , seja onde fôr. eu a Stella e a Maria Clara acho que fazemos uma boa equipa de pesquisas. Até amanhã. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241318 | Chininuba | 07 Okt 2009 13:52 | In reply to: #241294

Caros Stella e Jorge Santos:

Se bem me apercebi pelas vossas visitas a arquivos, moram ambos em localidades fortemente atingidas pelo mau tempo desta noite. Espero que nada de desagradável vos tenha acontecido . Digam que estão bem, por favor.

Cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241339 | small | 07 Okt 2009 17:56 | In reply to: #241318

Cara Maria Clara
Obrigada pelo seu cuidado, embora sentisse o mau tempo, por aqui não fez estragos.
Um abraço

Stella

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241343 | PAIVAMANSO | 07 Okt 2009 18:51 | In reply to: #241339

Cara Maria Clara , por aqui tudo bem. Vivo na Vila de Miranda do Corvo a cerca de 20 km de Coimbra onde nasci e vivi ,até vir morar onde agora estou á 13 anos. Curiosamente foi aqui que viveram muitos dos meus ascendentes. Espero que Maria Clara e Stella continuem bem. Cumprimentos Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241346 | small | 07 Okt 2009 19:00 | In reply to: #241343

Caro Jorge Santos

Esta resposta deve ser para a Maria Clara, no entanto folgo em saber que está bem.

Stella

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241349 | PAIVAMANSO | 07 Okt 2009 19:33 | In reply to: #241346

Cara Stella , era para a Maria Clara mas também para si, obrigado pela sua simpatia. Desejo que continue bem . Jorge

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241353 | Chininuba | 07 Okt 2009 20:05 | In reply to: #241339

Cara Stella:

Fico feliz e obrigada por dizer.

Até breve e um abraço.

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241354 | Chininuba | 07 Okt 2009 20:07 | In reply to: #241343

Caro Jorge:

Ainda bem que está tudo bem, fico bem feliz. Hoje estou um pouquito cansada por isso vou desligar, estava só à espera de saber que estavam bem.
Cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241360 | PAIVAMANSO | 07 Okt 2009 22:17 | In reply to: #241354

Cara Maria Clara , quando amanhã aqui voltar , diga-me uma ou duas questões em que precise de ajuda para eu tentar resolver. Sempre ao seu dispor. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241414 | Chininuba | 08 Okt 2009 15:30 | In reply to: #241360

Caro Jorge:

Não sei se voltarei ao forum hoje porque ontem fiz uma sessão de quimio e fico sempre cansada dois ou três dias e, assim, é provável que adormeça e sóa amanhã possa voltar. Não se preocupe com a minha saúde, isto agora já é só manutenção, apenas debilita muito.

De qualquer forma, obrigada por toda a sua disponibilidade em ajudar. Vou-lhe dizer os últimos passos que dei:

Pedi, para a conservatória do registo civil de Évora, cópia do registo de casamento dos meus pais, em 1945, na esperança de que venham indicações concretas de seus ascendentes. Estou à espera de resposta.

Pedi, para o arquivo distrital de Aveiro, registos paroquiais, cópia do assento de nascimento/Baptismo de minha Avó, Maria do Loreto de Castro, na freguesia de Vera Cruz,especificando que nasceu a 12 de Novembro mas indicando que poderá tersiso em 1888 ou em 1889 ou em 1890. Também indiquei que o nome do Pai dela pode vir indicado como João Gonçalved de Castro ou como João Nunes Gonçalves de Castro. Espero resposta.

Pedi, para o arquivo distrital de Évora, cópia do assento de nscimento/Baptismo de meu avô materno, Eurico Alberto da Silva Maia, casado com a Maria do Loreto, minha avó, indicada no parágrafo anterior. Estou à espera de resposta.

Tanvém continuo ainda à espera da cópia do registo de nascimento do meu Pai, que nasceu na freguesia de Alcântar em Lisboa, em 1913. Este pedido foi feito ao mesmo tempo que o relativo ao nascimento da minha mãe. Este recebi há dias (foi o tal que eu transcrevi como resposta à nossa amiga Stella) mas o do meu pai ainda não veio.

Penso ter feito o que podia por enquanto e creio que precido destas respostas para poder avançar. Lembra-se de mais alguma coisa que pudesse ser útil?

Desejo que esteja tudo bem com o Jorge. Os melhores cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241451 | PAIVAMANSO | 08 Okt 2009 20:48 | In reply to: #241414

Cara Maria Clara , lembro-me de duas coisas ; Uma é a sua primeira mensagem aqui no tópico, ainda não fez 10 dias e é com muito gosto que comparo com esta última, onde a Maria Clara totalmente segura, pesquisa em força ao mesmo tempo em 4 frentes . Assim já começa a ser difícil tentar ensinar-lhe alguma coisa. Antes pelo contrário eu gostaria é que me ensinasse algo sobre o My Heritage , que pelos vistos já domina e eu nem me atrevi a tentar. Outra coisa que eu me lembrei tem a ver com o seu bisavô João Gonçalves Castro , que quase certo (penso eu) terá uma ficha no Arquivo Histórico Militar, aí mesmo junto á estação dos comboios de Santa Apolónia, e se for preciso alguém por si, lá irá buscar. Também poderá lá estar o Processo Militar dele , mas a ficha com vários dados pessoais é que será mais importante. É claro que espero com interesse os dados que sobre o seu bisavô , hão-de vir na fotocópia do assento de baptismo de Maria do Lorêto de Castro. Tanto no Arquivo Militar como na Universidade, havemos de saber mais sobre ele. Quanto á sua Químio , coragem ! Estamos consigo ! Estou também a pensar no apoio certo de Stella. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241558 | Chininuba | 09 Okt 2009 21:33 | In reply to: #241451

Caro Jorge:

Continuo à espera que me enviem as respostas aos meus pedidos. Talvez 2ª ou 3ª. Para a semana vou tentar o arquivo histórico militar como sugeriu mas vou esperar ainda um pouco para ver se tenho datas mais exactas no caso de chegarem os documentos pedidos.
Ao contrário do que diz nas suas amáveis palavras, tenho muito que aprender. Aliás, no dia em que eu lhe disser que já nada tenho a aprender, faça-me o favor de me indicar um bom psiquiatra... Estarei a caminha da loucura.

Em relação ao My Heritage, e porque tenho um certo receio de estar a infringir alguma regra deste forum, vou responder atrvés do seu endereço electrónico que teve a amabiilidade de indicar um pouco mais acima.

Os melhores cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241620 | Chininuba | 10 Okt 2009 14:26 | In reply to: #241558

Caro Jorge:

Hoje tinha no meu e-mail uma indicação de falha de entrega de email dizendo que a mensagem que lhe enviei ontem não foi possível . Enviei hoje de novo. Pode dizer-me se recebeu alguma coisa?

Obrigada e cumprimentos

Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241631 | Chininuba | 10 Okt 2009 16:47 | In reply to: #241451

Caro Jorge: Em busca por essa Net fora dos «meus» Maias, encontrei pessoas que penso serem seus parentes.

Aí vão:



António Maria Maia Jordão Paiva Manso
Parents

•António Cândido Maria Jordão de Paiva Manso 1891-1935
•Maria do Sameiro Coelho Maia 1893-1967
Mariage(s) et enfant(s)

•Marié avec Maria Amélia Veiga Domingues, dont
■Maria Manuela Domingues Paiva Manso



Ascendants

Abel Maria Jordão de Paiva Manso Belarmina Augusta Pessoa Francisco do Livramento Pereira da Maia Francisca Cândida de Melo Coelho
| | | |


| |
António Cândido Maria Jordão de Paiva Manso 1891-1935 Maria do Sameiro Coelho Maia 1893-1967
| |

-

|
António Maria Maia Jordão Paiva Manso

Aparecem em uma árvore de família de Pedro Girão. É bem provável que já conheça mas, para o caso de não ser assim, aqui lhos deixo.

Cumprimentos da Maria Clara

Reply

Direct link:

RE: Sousa Pimentel

#241653 | PAIVAMANSO | 10 Okt 2009 20:57 | In reply to: #241631

Cara Maria Clara , já recebi e respondi ao seu e-mail . Tenho de ir confirmar mas nesta lista que fez o favor de me enviar, parece-me que há nomes Paiva Manso que eu ainda não tinha. Curiosamente esta minha febre de fazer amizades não me deixa tempo para á procura dos meus antigos e do Historiador Belisário Pimenta. Peço desculpa de ter falado aqui no M. H. , não foi nem é minha intenção infringir regras do Geneall. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 27 Sep 2024, 14:28.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen