familia dos santos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

familia dos santos

#242224 | barros alf | 18 Okt 2009 13:35

caros confrades

a minha avo era:
Ermelinda Augusta Ferreira dos Santos

pai:Miguel Ferreira dos Santos , Sao Jorge conselho da Feira

mae:Anna Joaquina da Fonseca , Santo Ildefonso

avos:Manuel Ferreira dos Santos
Maria Bernadina


Antonio Rodrigues da Fonseca
Florinha Antonia


cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#242243 | NISGM | 18 Okt 2009 19:48 | In reply to: #242224

Umas perguntinhas,

E Barros Alf tem 90 anos, e por isso, seus avós terão nascido lá por 1850? Ou Barros Alf tem 12 anos e por isso seus avós nasceram lá por 1950?

É que faz um mundo de diferença para se perceber o que pretende. Leia

http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236

dê datas, dê terras (o concelho da Feira é excessivamente vago) e depois reposte mais sobre esses Santos.

atentamente, nuno de m

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#242267 | barros alf | 19 Okt 2009 05:51 | In reply to: #242243

caro nuno


Ermelinda Augusta Ferreira dos Santos nascida em 1901 santo ildefonso

pai:Miguel Ferreira dos Santos , Caldas Sao Jorge Vila da Feira

mae:Anna Joaquina da Fonseca , Santo Ildefonso

avos:Manuel Ferreira dos Santos
Maria Bernadina


Antonio Rodrigues da Fonseca
Florinha Antonia

cumprimentos
alfredo barros

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#243569 | glorinhasm | 06 Nov 2009 04:34 | In reply to: #242267

Hoje sou Santos Moreira, mas minha avó materna era Ana dos Santos Pereira,pois trocou de nome quando casou com meu avô ,que era (Antonio Simão Pereira), e trocou a assinatura de (Simão Pereira), por Antonio dos Santos Pereira,os filhos de minha avó eram: (Casemiro ,Domigos ,Joaquim,Clemente, Francisco,Josias, Miguel ,Senhora, Luzia.)Minha bisavó materna era Maria Ferreira da Silva,filha de Clemente Rodrigues da silva,
e Maria Romoalda de Jesus .Os filhos de Minha bisavó eram os seguintes: ( Ana ,Laurinda,João, Jovina,Belarmino,Virgilina,Jesuina, e Sebastião).de todos filhos de minha Bisavó só conheci a Laurinda, a Virgilina,o Belarmino eo Sebastião, os outros não conheci. Todos eram natural , Feira de Santana e Encrusilhada no Estado da Bahia no Brasil

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#243571 | barros alf | 06 Nov 2009 08:11 | In reply to: #243569

caro confrade
nao sei se os nossos Santos sao da mesma familia
pelo momento nao tenho mais indicaçoes
cumprimentos
alfredo barros

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#246951 | PrWalter | 02 Jan 2010 21:59 | In reply to: #242224

Caro amigo - Familia Ferreira dos Santos

O meu avô era José Ferreira dos Santos, e seu pai era Antonio Ferreira dos Santos, casado com Maria Lopes Medeiros, e devem ter chegado ao Brasil por volta de 1850 a 1875 pois meu avô nasceu em 1875 em Piratininga Rio de Janeiro.
Estou em busca de mais informções. Será que tem algo em comum com seus ascendentes?

Walter M. Correia - Resido em Bauru SP

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#246977 | barros alf | 03 Jan 2010 09:12 | In reply to: #246951

caro confrade

nao sei se os nossos Santos sao da mesma familia

eu vivo em França

pelo momento nao tenho mais indicaçoes

penso passar férias em Portugal este ano para tentar ter mais indicaçoes


cumprimentos
alfredo barros

Reply

Direct link:

RE: familia dos santos

#246987 | NISGM | 03 Jan 2010 13:34 | In reply to: #246977

Caros Confrades,

De acordo com as teorias mais consensuais, o apelido Santos é um apelido que se originou a partir de um nome próprio de invocação religiosa. Andou associado a quem tivesse, por exemplo, nascido no dia de todos os santos. Seria Manuel dos Santos, em homenagem a esse dia.

Noutros séculos, havia o hábito de acompanhar o nome próprio de um segundo nome muitas vezes ligado às devoções da família ou à data de nascimento.

Em vez de chamarem Sandra Cristina à criança chamavam-lhe por exemplo João Baptista.

Como muitas famílias não usavam nem transmitiam apelidos essas invocações perdiam-se com a morte da pessoa que com esses nomes tinha sido baptizada.

Depois das guerras liberais, quase toda a gente passou a usar apelidos adoptando como tal e em muitos casos esses segundos nomes de evocação religiosa. Daí a propagação de Baptistas, Reis, Paixões, Santos, Anjos, Reis, Jesuses, Quaresmas,

É por isso muito pouco provável que os santos de zonas diferentes do país estejam ligados, já que o costume era generalizado. É até possóvel que na mesma terra tenha surgido duas e mais famílias com apelidos destes sem que tivessem algo a ver uma com as outras. O mais útil na esmagadora maioria destes casos de invocação religiosa é seguir as suas próprias linhas evitando perder-se em pistas de outras regiões do país.


Evitem também perder-se com questiúnculas como "dos Santos" ou "Santos" já que o "dos" é uma mera partícula de ligação muitas vezes não transmitida e que nada acrescenta. A família é "Santos" e o mais certo é que dentro dela se encontrem uns indivíduos que usem a referida partícula "dos" e outros que apenas usem o "Santos" sozinho.

O mesmo com o "de" indicando ligação a uma terra em apelidos de raiz toponímica (ligados a um topónimo, a um topos: ou seja um lugar). Veja-se os Tavares (quase sempre se o de, embora originariamente o tivesse em referência à terra da Beiras de onde são originários) e os Sousas, muitas vezes ainda com "de Sousa"

atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jul 2024, 00:06.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen