Livro

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas | Títulos | Regiões

LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243159 | RUIANTUNES | 30 Okt 2009 15:51

Caros confrades


Venho pedir a quem tiver o livro " Nobreza de Portugal e Brasil " ou o " Livro de oiro da Nobreza Portuguesa " que se possivel me transcrevesse toda a informação que consta a respeito de José Perdigão Rosado de Carvalho , 1º Visconde e 1º Conde da Ervideira , natural da cidade de Évora. Desde já o meu muito obrigado.




Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243180 | RUIANTUNES | 30 Okt 2009 20:09 | In reply to: #243159

..

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243183 | JMSA | 30 Okt 2009 22:28 | In reply to: #243159

Boa noite,
Aqui vai o que pediu:
"Ervideira (Visconde e Conde da) - foi único Visconde e 1º Conde da Ervideira José Perdigão de Carvalho, que nasceu em S.Vicente de Valongo, Évora a 10.10.1863 e morreu na Quinta das Malagueiras, nos subúrbios da mesma cidade a 17.10.1941, filho de João Inácio Rosado Perdigão de Carvalho e de sua mulher D.Maria Rita Perdigão.
Foi grande proprietário e lavrador no distrito de Évora e, no regme monárquico, grande e influente regenerador e par do Reino. Em Évora exerceu as funções de presidente da Câmara Municipal e provedor da Misericórdia e da Casa Pia. Fundou o bissemanário "Distrito de Évora" de que foi director.
Casou, a 4.4.1886, com D. Maria Luísa de Sousa Fernandes, que nasceu a 31.1.1871 e morreu a 2.8.1941, flha de Joaquim Filipe Piteira Fernandes e de sua mulher D.Maria José de Sousa e Melo; c.g.
O título de Visconde foi-lhe concedido por Decreto de 11 de Março e Carta de 30.4.1886 (D. Luís) e foi elevado à Grandeza, como Conde, por Decreto de 23 e Carta de 31.8.1903 (D. Carlos)
Fo 2º Conde José Perdigão de Sousa Carvalho, que nasceu em Évora a 13.4.1887 e morreu num acidente de viação a 26.3.1945, filho dos 1ºs Condes
Foi lavrador e proprietário, distinto desportista e presidiu à Câmara Municipal de Arraiolos durante um largo período.
Casou. a 10.1.1918, com D.Maria Jacinta Félx de Mira, que nasceu a 9.9.1895, filha de José de Mira Amaral e de sua mulher D.Joaquina Rosa Félx de Mira, c.g.
Usou o título por autorização de D.Manuel II, no exílio, ainda em vida de seu Pai.
É 3º Conde José de Mira de Sousa Carvalho, que nasceu em Arraiolos a 7.1.1919, filho dos 2ºs Condes.
Casou em Lisboa, a 22.8.1953, com D.Maria Filomena Santos Lourenço, que nasceu a 7.10.1921, filha de José Frederico Santos Lourenço, e de sua mulher D.Aurora Martins; c.g.
Armas: Escudo esquartelado: 1 e 4, em campo vermelho, uuma estrela de prata de cinco pontas ao centro e em cada um dos ângulos um crescente do mesmo metal; 2 e 3, em campo de ouro, três perdigotos de sua cor postos em roquete e assim os contrários. Coroa de Visconde (de Conde depois da elevação à Grandeza). Timbre: uma estrela de ouro de cinco pontas. Suportes: dois grifos de ouro (concedido por alvará de mercê nova de 15 de Fevereiro e Carta de 31.3.1898"
Cumprimentos e espero que estas informações lhe sejam úteis
JMSA

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243188 | RUIANTUNES | 30 Okt 2009 23:26 | In reply to: #243183

Caro JMSA



Fico-lhe imensamente grato pela sua disponibilidade em transcrever o que consta no livro de nobreza sobre o conde da ervideira, é uma enorme ajuda. Por tudo, muitissimo obrigado.



Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243204 | RUIANTUNES | 31 Okt 2009 11:28 | In reply to: #243188

Caro JMSA



Por acaso nesse livro existe alguma informação sobre os viscondes e condes da Esperança ? Obrigado .




Cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243222 | fravasconcelos1 | 31 Okt 2009 21:02 | In reply to: #243204

Caro Rui

No Livro de Oiro da Nobreza tem, sobre conde da Esperança, nos tomos I pág. 76 e tomo III pág. 906.

No livro Resebha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal tem, sobre conde da esperança na pág. 532 e sobre visconde na pág. 534.

Até breve
Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243223 | fravasconcelos1 | 31 Okt 2009 21:03 | In reply to: #243222

Rui

O segundo livro é Resenha...

Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243228 | RUIANTUNES | 31 Okt 2009 23:07 | In reply to: #243223

Caro Vasconcelos



Muito obrigado pela sua ajuda. Irei pesquisar nesses livros quando os encontrar na biblioteca de Évora .



Melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243241 | henrdias | 01 Nov 2009 14:06 | In reply to: #243183

Caro JMSA,

presumo que tenha acesso à obra "Nobreza de Portugal e Brasil"-

Se for o caso, ficar-lhe-ia imensamente grato se me pudesse verificar se é possível através dela concluir que Manuel Tomás de Carvalho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1115655) c.c. Ana de Andrade (também conhecida como Ana Josefa de Andrade ou Ana Josefa de Sousa), é o mesmo Manuel Tomás de Carvalho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1115655) c.c. Umbelina Honória de Andrade, filha de Jerónimo de Andrade Brito e de Maria de Sousa Monteiro, que eu presumo seja irmã da Ana de Andrade.

Assim sendo, Maria Balbina Monteiro (mãe de: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1240387), seria irmã de Jerónimo José de Carvalho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1115625) e de João Envagelista de Carvalho Andrade, 1º barão de Campo Formoso (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=210789).

Tinha interesse em esclarecer esta situação, a fim de enviar os dados correctos para publicação na base do Geneall.
Por isso, desde já agradeço a quem tiver a amabilidade de me esclarecer.

Com os melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#243242 | henrdias | 01 Nov 2009 14:15 | In reply to: #243183

Caro JMSA,

Corrijo as primeiras linhas linhas da mensagem anterior para:

"Se for o caso, ficar-lhe-ia imensamente grato se me pudesse verificar se é possível através dela concluir que Manuel Tomás de Carvalho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=211077) c.c. Ana de Andrade ..."

Atenciosamente,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#248582 | AHD | 27 Jan 2010 15:06 | In reply to: #243242

Caros confrades,

Venho pedir a quem tiver o livro "Nobreza de Portugal e Brasil " que se possivel me transcrevesse toda a informação que consta a respeito de Maria Leonor Felícia da Rosa (ou Maria Leonor de Magalhães Teixeira), casada com Manoel Teixeira de Sousa, o Barão de Camargos. Preciso de informações sobre a filiação dela, se o seu marido era seu tio, como me parece.
Desde já sou muito grata,
AHD

Reply

Direct link:

RE: LIVRO " NOBREZA DE PORTUGAL E BRASIL "

#328742 | graça58 | 07 Mai 2013 14:40 | In reply to: #243183

Caro JMSA
Não sei se me poderá ajudar. Gostaria de saber o que está escrito sobre o 1º Conde de Sebastião de Pinho, no NPB-Livro 3, página 366.
Os meus agradecimentos
Graça Teixeira

Reply

Direct link:

RE: Conde de Sebastião de Pinho

#328794 | JMSA | 07 Mai 2013 23:16 | In reply to: #328742

Aqui vai:
"Sebastião de Pinho (Conde de) - Foi único Conde de Sebastião de Pinho, Sebastião de Pinho, capitalista, residente no Rio de Janeiro, Director do Banco Paris Rio, pelos finais do sec XIX, cujas circunstâncias pessoais e familiares ignoramos.
O título foi-lhe concedido por Decreto de 9-VII-1891 (D. Carlos), por ter feito um avultado donativo para a fundação de um asilo para inválidos de trabalho na vila da Chamusca, o Asilo Chamusquense, com estatutos aprovados pelo Governo Civil de Santarém de 19-II-1892 e hoje integrado na Misericórdia da mesma vila. O Conde não tinha quaisquer relações familiares ou outras na Chamusca e aquele donativo deveu-se à sua amizade pelo Dr. João Joaquim Isidro dos Reis, Chefe de Repartição na Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, grande influente político no distrito de Santarém e especialmente no concelho da Chamusca, para o qual conseguiu muitos benefícios."
É tudo o que consta e é pena que tenha tão pouca informação.
Cumprimentos
JMSA

Reply

Direct link:

RE: Conde de Sebastião de Pinho

#328804 | graça58 | 08 Mai 2013 08:16 | In reply to: #328794

Bom dia
Muito obrigada pela sua resposta.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Jul 2024, 06:26.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen