Eduardo de Noronha

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Eduardo de Noronha

#243714 | Mavasc | 08 Nov 2009 08:36

Caros confrades

Eduardo de Noronha http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=233929 casou em primeiras núpcias com Delfina Rosa de Azevedo. Desse matrimónio, realizado em 2 de Abril de 1883, terá tido um filho, de sua graça António, nascido em Moçambique nos princípios de 1886. Envidados bastantes e infrutíferos esforços para apurar se houve descendência deste último personagem, solicito os bons serviços dos caros confrades que poderão, eventualmente, ter a informação que a mim me falha.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Eduardo de Noronha

#243770 | JCALD | 08 Nov 2009 23:41 | In reply to: #243714

Cara Maria Benedita:

O falecido genealogista Manuel Arnao Metello publicou em 1997, na Revista «Raízes & Memórias» n.º 13, um artigo intitulado «Os Vasas em Portugal», onde vem incluído Eduardo de Noronha (1859-1948).
O artigo não refere esse primeiro casamento, mas apenas o que vem aqui na base de dados do Geneall com uma senhora espanhola.
Nada disto será certamente novidade para si. Reparei, no entanto, que o filho que vem como primogénito no artigo - o conhecido esgrimista Mário de Noronha - é dado como tendo nascido em Lisboa, na Lapa, a 15-1-1885. Se não houve lapso ou gralha nesta data, parece que se pode inferir que o filho António que refere teria de ter nascido antes da data que aponta, para não haver sobreposição de casamentos.

Com os melhores cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Eduardo de Noronha

#243784 | Mavasc | 09 Nov 2009 08:38 | In reply to: #243770

Caro José Caldeira

Não tenho o artigo de Manuel Arnão Metello, terei que ver onde o posso encontrar pois tenho todo o interesse em lê-lo.
A informação que possuo foi-me dada pela família,minha filha é casada com um trineto de Eduardo de Noronha, e este primeiro casamento, só há pouco descoberto, deve ter-se efectuado em Moçambique. Eduardo de Noronha divorciou-se em 24/2/1922 dessa primeira mulher, tendo casado em 7/9/1922 com a segunda mulher. António, filho do primeiro casamento, nasceu em Moçambique em 31/1/1886. Mário de Noronha, filho da segunda mulher, é, efectivamente o primogénito, tendo nascido em 15/171885. Julgo que a dedução a fazer é que Eduardo de Noronha tinha uma ligação com Manuela, a segunda mulher, dessa ligação resultou Mário de Noronha, entretanto vai para Moçambique onde casa com Delfina e tem o filho António, regressa á Metrópole e reata a sua relação com Manuela com quem acaba por casar. A questão é que só agora se soube da existência de Delfina e deste filho António, que consta, ao que me foi dito, dos registos militares, bem como desta confusão de casamentos!

Grata pela atenção, envia-lhe os melhores cuprimentos a

Maria Benedita

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Okt 2024, 18:39.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen