Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

This topic is classified in rooms: Brasil | Pessoas | Famílias

Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245877 | lfsga | 11 Dez 2009 17:46

Meu avô paterno emigrou para o Brasil cerca de 1912 (depois de).
Após alguma pesquisa (dificil porque saiu de Portugal tinha meu pai cerca de 2 anos, não tendo mais dado sinal de vida) consegui, junto do Arquivo Nacional do Brasil, os eguintes elementos:
1. Foi morador no Distrito Federal, à Rua Vieira do Couto, 188;
2. Em 8/Ago/1942 pediu a mudança de domicilio para a Rua Dr. Manoel Reis, 600, Caxias;
3. No requerimento refere ser "...comerciante, estabelecido à Rua Manoel Reis 600, e residente `Rua Manoel Reis, 600, antigo 130, no Município de Nova Iguassú...";
4. Na altura em que fez o requerimento (8/8/1942) tinha 57 anos, pelo que suponho já ter falecido.
Pretendo saber como conseguir o registo de óbito, a fim de obter mais elementos que me permitam saber se voltou a casar, se existem otros filhos, etc...
Alguém mais familiarizado com os trâmites regstrais brasileiros que me possa ajudar?
Desde já, o meu obrigado
Luis Amaral

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245896 | M.Ribeiro | 12 Dez 2009 14:22 | In reply to: #245877

Caro Luis Amaral

Acredito que no tópico esteja apenas "António Alexandre" por falta de espaço, e que você terá em mãos o sobrenome/apelido de seu avô.

Embora nascida no Rio de Janeiro, agora moro em São Paulo, e o que eu poderia fazer por você seria apenas entrar em contato com os Cartórios de Nilópolis para saber sobre o óbito, mas isto você pode fazer, uma vez que lhe passo os emails.

A 2ª Circunscrição, criada em 11/02/1946, tem o email cartorionircpn@bol.com.br e a 3ª Circunscrição, de 06/01/1889, cartorioviladecava@ig.com.br.

Na 2ª feira vou ligar para a 1ª Circunscrição, de 22/11/1888, para pedir email e repasso-o para você.

Este levantamento eu fiz pelo Google, pesquisando "Cartórios de Registro Civil", que é o nome dado aos locais de registros de nascimento, casamento e óbito no Brasil, em Nilópolis, no Rio de Janeiro. Pergunte se eles fazem pesquisa de levantamento de óbito a partir de 8/8/1942 até 1985, ano em que o seu antepassado teria 100 anos. Se encontrarem, pode ser que venha na certidão o nome da cônjuge.

Só a título de curiosidade, a rua Manoel Reis ainda existe em Nilópolis, conforme levantamento feito também pelo Google.

Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245901 | lfsga | 12 Dez 2009 16:24 | In reply to: #245896

Olá, boa tarde Marli

Obrigado pela informação prestada.
A minha dificuldade reside no pouco conhecimento que tenho do sistema registral do Brasil. E, aliado a isso, a mesma falha em relação à divisão administrativa do Rio.
Por exemplo, já andei procurando na net por "cartório", mas, como em Portugal cartórios são notariais, nunca mais lá chegaria. Com os emails que me fez o favor de mandar vou indagar.
Por outro lado, já tinha visto, através do google, a rua Manoel Reis. Só que não fazia ideia de que a zona se chama de Nilópolis. Numa de minhas pesquisas falei inclusive com uma pessoa na embaixada do Brasil em Lisboa, a quem mostrei os documentos que consegui no Arquivo Nacional do Brasil também não me conseguiram dar nenhuma informação que fosse útil para pesquisar.

António Alexandre é o nome completo de meu avô. O sobrenome/apelido é Alexandre.

De qualquer forma, vou mandar um mail para a 2ª circunscrição (que me diz criada em 1946). As outras (1888 / 1889) tem menor probabilidade de ter o registo de obito de meu avô dado que na altura da sua criação já teria 103 e 104 anos.

Mais uma vez o meu obrigado.

Luis Amaral

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245909 | M.Ribeiro | 12 Dez 2009 21:02 | In reply to: #245901

Luis Amaral

No Brasil Circunscrição é a mesma coisa que Cartório. O nome completo é Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais.

Nilópolis é o nome da cidade, que fica no Estado do Rio de Janeiro. Quando me referi ao Rio de Janeiro, estava falando do Estado do Rio de Janeiro. "Estado"é o que corresponde ao Distrito em Portugal. Se você se deparar com a palavra "bairro", saiba que é o nosso correspondente à freguesia de vocês.

Não entendi o seu raciocínio em relação aos anos de criação da 1ª e da 3ª Circunscrição. Se elas foram criadas em 1888 e 1889 não tem porque não terem o óbito de seu avô, uma vez que ainda existem. Vou ver se decifro a que bairro pertence/pertencia a rua Manoel Reis. O óbito é feito no cartório que ficar mais próximo do local onde se deu o óbito. Por exemplo, se o seu avô faleceu em casa, ou em um hospital próximo à rua Manoel Reis, como uma Beneficência Portuguesa, o registro de óbito estará no cartório mais próximo desta rua.

Na 2ª feira, como eu disse, vou telefonar para saber o email da 1ª Circunscrição.

Qualquer dúvida, pergunte.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245911 | M.Ribeiro | 12 Dez 2009 21:16 | In reply to: #245909

Caro Luis Amaral

Só para complementar o meu raciocínio. Pelas minhas contas o seu avô nasceu por volta de 1885, se em 1942 tinha 57 anos. Os 2 cartórios mais antigos de Nilópolis foram criados respectivamente 3 e 4 anos depois, e ainda existem, o que significa que o óbito poderá estar registrado neles sim.

A primeira referência à residência como no "Distrito Federal", significa que ele morou também na cidade do Rio de Janeiro, considerando que a capital do Brasil passou a ser a cidade de Brasília só em 1960. Antes a capital do país era no Rio de janeiro. A referência à cidade de Duque de Caxias pode significar que a rua Manoel Reis ficaria entre Nilópolis e Duque de Caxias, na ocasião.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245914 | lfsga | 12 Dez 2009 22:58 | In reply to: #245911

Olá, boa noite

Efectivamente não podia perceber o meu raciocinio sobre as datas de criação das 1ª e 3ª circunscrições. Por alguma razão li como 19 (mil e novecentos) quando devia ter lido 18 (mil e oitocentos)... um pequeno erro de 100 anos... lol

Mas, voltando ao assunto em questão.
Valeu a sua explicação sobre o Distrito Federal... pensava eu que meu avô tinha morado em Brasília...
Quanto às equivalências Estado / Distrito, Bairro / Freguesia, mais uma coisa que aprendi hoje.

Depois de ter lido a sua primeira resposta mandei um mail à 2ª circunscrição. Aproveitei e fui ao google ver da "Estrada dr Manoel Reis", em Nilópolis.
Mas, resolvi também colocar na pesquisa a "Rua Dr Manoel Reis" em Caxias.
E obtive resultados diferentes. Nesta ultima pesquisa dá-me uma indicação de "Vila Centenário - Duque de Caxias".
Reparei também que próximo existe um cemitério (cemitério do Belém).

Como esta indicação "Rua Dr Manoel Reis, Caxias, RJ" me parece a mais aproximada à morada indicada no pedido de alteração de domicilio que fez em 1942, gostaria de saber a que circunscrição pertence esta zona.

Muito obrigado, mais uma vez

Luis Amaral

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245920 | M.Ribeiro | 13 Dez 2009 02:12 | In reply to: #245914

Caro Luis Amaral

Sobre a cidade de Duque de Caxias levantei que existem 4 cartórios, mas não sei dizer desde quando existem. A 1ª Circunscrição não consta email. A 2ª é cartorio2distritocaxias@msn.com. A 3ª é cartoriobarroslessa@hotmail.com e a 4ª é rcpnxerem@ig.com

Qualquer deles possivelmente poderá informar a que Circunscrição pertence a região da rua Manoel Reis, assim como o email da 1ª Circunscrição.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245927 | lfsga | 13 Dez 2009 11:11 | In reply to: #245920

Olá, bom dia, Marli

Seguindo a sua sugestão, já enviei um mail à 2ª circunscrição a saber a qual delas pertence a Rua Dr Manoel Reis.

Apenas para meu conhecimento, onde foi ver quais os cartórios que existem na cidade Duque de Caxias?

Obrigado

Luis Amaral

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245932 | M.Ribeiro | 13 Dez 2009 14:50 | In reply to: #245927

Bom dia, Luis Amaral

As minhas buscas são sempre feitas no Google. Procurando por "cartórios na cidade de Duque de Caxias" cheguei ao site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br/Cartorio. Em Município preencha com Duque de Caxias e em atribuições com Óbitos. O restante pode deixar como está.

Voltando a este site vi que me passou despercebido os anos de criação dos cartórios, sendo respectivamente, da 1ª Circunscrição à 4ª Circunscrição, 27/03/1931, 09/02/1954, 09/02/1954 e 07/02/1953, conforme você poderá confirmar.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245933 | M.Ribeiro | 13 Dez 2009 15:00 | In reply to: #245932

Luis Amaral

Se não conseguir entrar direto em Cartórios, no site do Ministério da Justiça, clique em mapa do portal, Cidadania, Cadastro de cartórios. No mapa clique em RJ (Rio de Janeiro) e preencha conforme lhe falei acima, com Duque de Caxias e Óbitos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245934 | M.Ribeiro | 13 Dez 2009 15:16 | In reply to: #245933

Caro Luis Amaral

Não deixe de ver que lhe mandei 2 mensagens acima.

A título de curiosidade fui pesquisar pela entrada de imigrantes de sobrenome/apelido Alexandre na cidade de Santos, no Estado de São Paulo, já que temos à disposição a consulta online do site do Museu da Imigração que fica na cidade São Paulo e vi, surpresa, que lá consta 109 pessoas com o apelido Alexandre, sendo 1 da Espanha, 1 da Itália, muitos portugueses, e alguns brasileiros, num total de 109 pessoas. António Alexandre tem 19. Acredito que se algum cartório da cidade de Duque de Caxias aceitar fazer a pesquisa do óbito do seu avô vai pedir a filiação dele.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#245936 | M.Ribeiro | 13 Dez 2009 15:39 | In reply to: #245934

CaroLuis Amaral

Enviei 3 mensagens antes desta.

Relendo as primeiras mensagens vi que não expliquei ao Luis porque estava enviando os cartórios de "Nilópolis", ao invés dos de Nova iguaçu. É que a pesquisa da rua Manoel Reis deu como pertencendo hoje em dia ao município de Nilópolis. Sendo assim, acredito que você deva levantar também, no site do Ministério da Justiça, os cartórios de Registro Civil que pertençam à cidade de Nova Iguaçu. As cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Nilópolis fazem divisa entre si e sofreram modificações em sua divisão ao longo do tempo.

Qualquer coisa mais, pergunte.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Rio de Janeiro - procuro informação sobre António Alexandre

#247150 | Marilia del Core | 05 Jan 2010 16:27 | In reply to: #245911

Olá!

Quero informar q em Duque de Caxias se não me engano,também existe a rua Manoel Reis

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 23:48.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen