Informações sobre o 1º Conde de Azarujinha.
This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos
Informações sobre o 1º Conde de Azarujinha.
Caros confrades
Venho pedir-vos se por acaso alguem tiver informações biográficas ou qualquer outras sobre o 1º Conde de Azarujinha e as queira partilhar, agradeço bastante pois estou a tentar saber alguma coisa sobre esta personalidade mas até ao momento ainda não consegui qualquer tipo de informação.
Antecipadamente grato.
Com os meus melhores cumprimentos
Rui Filipe Antunes
Direct link:
RE: Informações sobre o 1º Conde de Azarujinha.
Consulte:
http://www.geneall.net/P/tit_page.php?id=168
Da-lhe pistas
Mas na pag 359 da "Nobreza de Portugal", Vol II, Ed ZAirol encontra muitas indicações sobre ele (1 pág).
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Informações sobre o 1º Conde de Azarujinha.
Caro Ricardo Charters d`Azevedo
Muito agradeço a sua informação, quanto ao livro " Nobreza de Portugal " não tenho como o consultar para retirar a informação que lá consta sobre esta personalidade, se algum confrade tiver disponibilidade para transcrever o que está no livro , ficaria eternamente grato.
Com os meus melhores cumprimentos
Rui Filipe Antunes
Direct link:
RE: Informações sobre o 1º Conde de Azarujinha.
Caro Rui Filipe Antunes
Então é assim:
"AZARUJINHA (Visconde e Condes de). Foi único Visconde e 1.° Conde de Azarujinha António Augusto Dias de Freitas, que nasceu a 15-II-1830 e morreu a 13-11-1904, filho do capitão António Dias de Freitas, cavaleiro da Ordem da Torre-e-Espada, e de sua mulher, D. Libânia Carlota Gonçalves.
Foi aluno do Colégio Militar e depois da Escola Politécnica, tendo de interromper este curso, no final do segundo ano, por ter contraído uma grave doença. Anos depois, já restabe¬lecido, tendo falecido seu pai, assumiu a direcção da Fábrica de Vidros da Marinha Grande, juntamente com Jorge Croft, que depois foi o 1.° Visconde da Graça, conseguindo que essa Fábrica voltasse a ocupar o prestígio a que tinha jus e que havia perdido. De novo acometido por um recrudescimento da sua doença, viu-se obrigado a tratamento no estrangeiro. Ao fim de alguns í anos, regressou curado e, entrando na política, foi eleito deputado regenerador em várias legis¬laturas e, finalmente, nomeado par do Reino, por Carta de 29-XI1-1881. Foi também director da Companhia do Mercado da Praça da Figueira e membro do conselho fiscal de várias outras companhias.
Foi fidalgo-cavaleiro da Casa Real (alvará de 30-IX-1862), comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, etc.
Casou em 1855 com D. Joana Amália Correia de Sequeira Pinto, filha do conselheiro Dr. António Correia de Sequeira Pinto, médico e enfermeiro-mor dos Hospitais, e de sua mulher, D. Maria José Rocha Ferreira; c. g.
Por Decreto de ll-VIII-1870 (D. Luís) foi-lhe concedido o título, em sua vida, de Visconde de Azarujinha e foi elevado à Grandeza, como Conde, em sua vida, por Decreto de 23 -IX-1890 (D. Carlos).
Foi 2.° Conde Libânio Augusto Severo Dias de Freitas, que nasceu a 16-IX-1871 e morreu j
a 27-11-1930, filho dos 1.0S Condes.
Fidalgo-cavaleiro da Casa Real, foi comendador da Ordem de Nossa Senhora da Con- \
ceiçao de Vila Viçosa e abastado proprietário. I
Casou em 1893 com D. Antónia Paiva de Albuquerque de Lemos, filha do coronel de Cavalaria e comandante-geral das antigas Guardas Municipais, Jaime Malaquias de Lemos, e de sua mulher, D. Maria Elisa Paiva de Albuquerque; c. g. Este casamento veio a ser dissolvido por divórcio.
Foi-lhe concedido o título de Conde de Azarujinha, em sua vida, por Decreto de 27-V--1904 (D. Carlos).
É 3.° Conde Jaime Augusto de Albuquerque de Lemos Dias de Freitas, que nasceu em Lisboa a II-VI-1894, filho primogénito dos 2.0S Condes. \
Casou em Sevilha, em 1920, com D. Maria Aurora Lasso de La Vega y Jimenez, que nasceu naquela cidade em 1894, filha de Dom Javier Lasso de La Vega y Cortezo, Doutor em Direito, súbdito espanhol, e de sua mulher, D. Maria de Jesus Jimenez y Placer Alvarez Cabral (filha dos Marqueses de Bejarano); c. g. (
Usa o título por autorização de D. Manuel II, no exílio, ainda em vida de seu pai.
E herdeiro presuntivo do título o filho único dos 3.0S Condes, Jaime Augusto Lasso de La Vega Dias de Freitas, que nasceu em São João do Estoril a 18-IX-I922. Casou em Lisboa, em 1946, com D. Mana Luísa da Conceição de Almeida Manuel de Vilhena, que nasceu na mesma cidade a 6-II-1926, escritora, filha do primeiro casamento do 9.° Conde de Vila Flor e Alpedrinha e herdeira presuntiva destes títulos; c g. "
Chega-lhe como informação ?
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: Informações sobre o 1º Conde de Azarujinha.
Caro Rui Filipe Antunes,
O primeiro Conde da Azarujinha casou segunda vez nos Anjos aos 19.6.1893 com Beatriz Amélia Pereira de Barros, nascida em Aveiras de Cima em 1860.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Dez 2024, 18:14.