Arquivo militar - ajuda pesquisa

This topic is classified in rooms: Cargos

Arquivo militar - ajuda pesquisa

#248242 | ts | 22 Jan 2010 13:47

Custódio da Rocha, um dos meus antepassados, nascido em 6.12.1774, natural de Lousado -V.N.Famalicao, faleceu no hospital militar de Penafiel em 19.2.1811(ou data próxima). Alguém de Lisboa pode-me ajudar na pesquisa de mais dados sobre a referida pessoa? Eu penso que seria Cabo.
Os pais eram Manuel da Rocha e Maria Josefa.

Reply

Direct link:

RE: Arquivo militar - ajuda pesquisa

#248397 | M.Ribeiro | 24 Jan 2010 20:19 | In reply to: #248242

Alguém pode me informar se existiria a possibilidade de ainda haver registro militar, e onde estaria, sobre meu 6º avô, Francisco José Ribeiro, que em 1815, ano de seu casamento, era "soldado da Sétima Companhia do Regimento de infantaria da Praça de Valença do Minho"? Ou seria algo muito antigo? Preciso esclarecer controvérsias sobre a sua filiação, que em registros de nascimento e de casamento de seu filho é divergente do que consta em seu registro de casamento. Tinha esperanças de conseguir esclarecer isto pelo registro militar, uma vez que não foi encontrado o registro de seu nascimento nos arquivos do Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
Agradeço.

Marli Ribeiro
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Arquivo militar - ajuda pesquisa

#248400 | NISGM | 24 Jan 2010 20:42 | In reply to: #248397

Cara Marli,

Os processos individuais de praças e sargentos (sendo que à época esta classe não existia como entidade autónoma) não se conservam.


A haver informação será a constante dos livros mestres da unidade onde o militar ingressava, onde escassa informação pessoal se encontra.

Um livro mestre pouco mais é do que uma lista com os nomes e origens dos militares e as datas em que foram sendo assentados em cada regimento. Uma espécie de lista em folha de excel.

Ignoro se cada nova entrada de um militar era registada ou se apenas as de assentamente de praça. Isso pode complicar as coisas se o seu sexto avô tiver assentado praça noutro regimento tendo entretanto transitado para o da praça de Valença


Mas, basicamente, precisará de tentar perceber se nos anos anteriores a 1815 (e esse ano inclusive) existem indicações da entrada de Francisco José Ribeiro ao serviço no referido regimento. Se tiver a idade do militar o mais certo é que tenha sido incorporado com cerca de 20 anos.

Os livros mestres encontram-se no Arquivo Histórico Militar, em Lisboa.

Atentamente
nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Arquivo militar - ajuda pesquisa

#248407 | M.Ribeiro | 24 Jan 2010 23:33 | In reply to: #248400

Caro Nuno

Não tenho a mínima idéia da idade dele na época, uma vez que ela não consta em seu registro de casamento, e o registro de nascimento não foi encontrado, e nem se esteve em outras praças. A referência ao fato de ser soldado consta do registro de casamento e também do registro de nascimento do filho.

Sem muita esperança de conseguir algo, pelo que foi exposto, enviei email para o Arquivo Histórico Militar.

Agradeço a pronta resposta.

Marli

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Jul 2024, 08:52.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen