Alvaro da Cunha - Rainha Leonor Teles
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Bibliografia
Alvaro da Cunha - Rainha Leonor Teles
Caros confrades
No livro "Vida ignorada de Leonor Teles" na página 137, livro de ficção romanceada está escrito o que vou transcrever:
"Tímido, mas acertado na benevolência desinteressada da mulher, trouxe mesmo uma delas para Pombeiro, que meteu dentro de casa. Era uma pobre órfã cujos pais, adstritos às terras dos Castros, haviam desaparecido na epidemia de 1348. Ele, ufano com o resultado satistório da ousadia, vendo que a mulher não cuspia fogo com a aquisição, fez correr a seu favor o negócio.
- Vede – confessou aos servos, como prosápia alta e cheia – o que é uma boa maridança. Enquanto uma dorme a outra cuida de mim.
Foi essa infeliz que alguns meses depois lhe deu um filho, que o padre de Santo António baptizou na capela do solar com o nome de Alvaro, Alvaro da Cunha. Devido aos inusitados acontecimentos que de seguida se intrometeram, o fidalgo de Pombeiro, sem perder o bom hábito de desviar a seu favor as más correntes, anunciou depois esse filho como sendo fruto de sua legítima mulher. A sós, quando se lembrava que nunca tocara na mulher com a ponta do mindinho…."
Gostaria de saber se alguém conhece algum documento onde se possa deduzir que afinal Álvaro da Cunha poderá não ser filho da Rainha Leonor Teles.
Cumprimentos.
Baptfausto
Direct link:
RE: Alvaro da Cunha - Rainha Leonor Teles
Caríssimo,
Já li muito sobre D. Leonor Teles e, até hoje, nunca ouvi dizer que Álvaro da Cunha não fosse filho dela. Provavelmente, isso seja apenas mais alguma trama novelesca que tenha como função, apenas e tão somente, dar mais dramaticidade ao romance.
Saudações.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Dez 2024, 06:14.