Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#252652 | Dsousa | 03 Apr 2010 19:15

Caros Senhores,

Alguém sabe quem era o Padre Gaspar António de Almeida, que 1792 era beneficiado na Sé de Coimbra?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#261852 | Dsousa | 10 Sep 2010 00:12 | In reply to: #252652

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#261856 | Pedro França | 10 Sep 2010 00:31 | In reply to: #261852

Caro Daniel:

Quer que eu lhe veja isso? Eh, eh!

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#261864 | Dsousa | 10 Sep 2010 02:04 | In reply to: #261856

Caro Pedro,

Se me pudesse ver isso, ficar-lhe-ia muito grato. Julgo que esse padre seria natural de Alfarelos, sendo filho ou neto de Manuel de Almeida e de Mariana (do Espírito Santo) Pinheiro.

Um abraço,
Daniel

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#261911 | Pedro França | 10 Sep 2010 20:32 | In reply to: #261864

Caríssimo:

Localizei um único Gaspar António de Almeida com processo de ordenação para 1804. Era natural de Alfarelos e filho de José Pimentel Guarizo e de Inocência Joaquina de Almeida.
Encontrei verbete com igual nome nos estudantes da UC que apresenta matrículas em Cânones entre 1756-61.
Não pedi o processo para consulta. Interessa-lhe? Segunda-feira passarei pelo AUC de manhã, apenas... pode ser que dê para ver, embora leve já a minha agenda habitual um tanto carregada.

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#261935 | Dsousa | 11 Sep 2010 04:26 | In reply to: #261911

Caro Pedro,

Muito obrigado. Se me puder ver isso, assim que tiver tempo, eu agradeço.
Esse Gaspar que indica era afilhado do outro (e talvez sobrinho ou sobrinho neto).

Um abraço,
Daniel

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#262068 | Pedro França | 13 Sep 2010 11:19 | In reply to: #261864

Caro Daniel:

Fui verificar de novo os verbetes das ordenações...um estava colado ao outro e o Gaspar António de Almeida que pretende é filho dos que refere, conforme instrução no verbete com processo de 1757. Ambos têm caixa - nº 538.
Com tempo vejo-lhe o processo, se estiver interessado, agora que se localizou aquele que procura... ou quer os dois?
... Eu tenho "Almeidas" de Samuel..., já que os referiu aqui...

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#262102 | Dsousa | 13 Sep 2010 20:38 | In reply to: #262068

Caro Pedro,

Mais uma vez lhe agradeço. Se não for pedir muito, pedia-lhe que visse os dois, uma vez que são ambos irmãos de ascendentes meus. Mas tem tempo. Estes “Almeidas” são oriundos de Espinho, em Miranda do Corvo. Os “Guarizos” é que passaram de Samuel para Alfarelos, embora sejam origiundos de Vila Nova de Anços.

Um abraço,
Daniel

Reply

Direct link:

Pesquisa nos Verbetes das Ordenações - AD Coimbra

#262112 | jaferro | 13 Sep 2010 23:34 | In reply to: #262068

Caro Confrade Pedro França,

Ao longo dos últimos 2/3 anos, de participação neste fórum, reparei na sua enorme disponibilidade em ajudar todos os confrades que lhe pedem ajuda no AD de Coimbra. Por respeito e por estar entretido com a leitura de muitos outros documentos não quis abusar da sua gentileza e principalmente do seu tempo. Todavia, como perguntar não ofende, vinha neste momento pedir-lhe informações - se as encontrar - de alguns presbíteros da minha família. Não há urgência. Quando se lembrar...

Na maior parte dos casos penso que serão da Guarda, mas como o Arquivo Diocesano tarda em abrir as portas... Não há certezas e muito menos dúvidas! :)

De um conjunto já próximo dos 30, entre primos e tios, peço-lhe que veja se existem os verbetes destes:

Padre José Fernandes da Cunha, Ourondo Fundão, b.+- 1675;

Padre Manuel Antunes, Silvares, Fundão, b. +- 1695;

Padre Manuel Fernandes, Silvares, Fundão, b.12.01.1697;

Padre Francisco Antunes Dâmaso, Ourondo, Covilhã, b. +- 1700;

Padre Manuel Francisco Crespo, Silvares, Fundão, b23.12.1717;

Padre Manuel da Fonseca Nunes, Silvares, Fundão, b.18.10.1723;

Padre Manuel Gaspar Crespo, Silvares, Fundão, b. +- 1756;

Padre Jerónimo dos Santos Delgado, Silvares, Fundão, b. +- 1770;

Padre Manuel Soares Dias, Silvares, Fundão, b.+- 1780

Padre José Nunes Gaspar Crespo, Silvares, Fundão, b. +- 1790


Antecipadamente, as minhas desculpas pelo aproveitamento e o meu muito obrigado!

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa nos Verbetes das Ordenações - AD Coimbra - para o José Fernandes Rodriguez

#262321 | Pedro França | 16 Sep 2010 22:31 | In reply to: #262112

Caro José Fernandes:

Nenhum dos nomes listados foi encontrado entre as ordenações sacerdotais. Será que não constam da Câmara Eclesiástica de Portalegre e C.lo Branco?

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#262332 | Pedro França | 17 Sep 2010 00:46 | In reply to: #262102

Caro Daniel:

Então é assim:
- Gaspar António de Almeida com processo decordenação de 1757, foi baptº a 05.10.1738/f. 13 em Alfarelos (S. Sebastião).
Era fº de Manuel de Almeida, natural de Espinho/Miranda do Corvo, aqui baptº a 04.10.1701/f. 89v., o qual se recebeu em Alfarelos a 30.04.1724/f. 1v.-2 com Mariana do Espírito Santo, baptª em Alfarelos a 27.09.1702/f. 46v..
Era neto patº de Sebastião de Almeida (de quem não se localizou o assento de baptismo), de Espinho, o qual se recebeu em Miranda do Corvo a 18.08.1697/f. 8v. com Maria Francisca, do mesmo Espinho, baptª a 10.02.1675/f. 93v..
Sebastião de Almeida era fº de Manuel de Almeida e de Isabel Francisca, do dito Espinho.
Maria Francisca era fª de António Fernandes, moleiro, e de Maria Fernandes do mesmo Espinho.

Era neto matº de Manuel Francisco Rodrigues, baptº a 24.09.1665/f. 34v. em Alfarelos que se recebeu nesta a 05.08.1693/96v. com Maria Pinheira, do Cabeço/Degracias, baptª a 30.08.1671 nas Degracias. Ele era fº de Jerónimo Rodrigues (não vem a mãe no assento) de Alfarelos, e ela era fª de António Pinheiro e de Catarina João, do Cabeço/Degracias.

Este Gaspar Antº de Almeida é que era o beneficiado da Sé de Coimbra.

O outro Gaspar António de Almeida, tem processo de ordenação de 1804. Foi baptº em Alfarelos a 10.12.1792/f. 208v..
Era filho de José Pimentel Garizo, baptº em Alfarelos a 04.07.1761/f. 47 aqui recebido a 30.08.1785/f. 31v. com Inocência Joaquina de Almeida, baptª a 19.10.1766/f. 86 em Alfarelos.
Era neto patº de Rodrigo Pimentel baptº em Alfarelos a 11.09.1737/f. 6v. aqui recebido a 16.06.1760/f. 60 com Ana Maria Gariza, baptª na mesma freguesia a 20.04.1742/f. 27; foram moradores no Casal do Redinho.
Rodrigo Pimentel era fº de outro Rodrigo Pimentel e Antónia Cardosa e foi apadrinhado por outro Rodrigo Pimentel, almoxarife em Vila Nova d'Anços.
Ana Gariza era fª de Manuel Álvares Garizo e de Maria Gomes.
Inocência Joaquina de Almeida era fª de Manuel José de Oliveira Pagaio, da Figª da Foz e de Úrsula Maria de S. José de Almeida, de Alfarelos. Neta patª de Manuel de Oliveira Pagaio, do Paião/F. Foz e de Maria Luís, da F. Foz; neta matª de Manuel de Almeida, de Espinho/Miranda do Corvo, e de Mariana do Espírito Santo.
Manuel Álvares Garizo era fº do Padre Manuel Rodrigues Fazenda e de Mariana Álvares.
Maria Gomes, mulher do acima, era fª de Francisco Gonçalves e de Maria Gomes.

Tem mais: a mãe deste Gaspar António - Inocência Joaquina de Almeida - era irmã inteira do Pe. José António de Almeida...; não deu para localizar o respectivo processo.

Estes dois processos de ordenação, de tio-avô (irmão da avó materna) e sobrinho-neto encontram-se na cxª 538 no AUC.

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa nos Verbetes das Ordenações - AD Coimbra - para o José Fernandes Rodriguez

#262342 | jaferro | 17 Sep 2010 12:55 | In reply to: #262321

Caro Pedro França,

Muito obrigado pela sua atenção. Não esperava resposta tão rápida!!

Tenho pena - J - pela resposta negativa, mas é um passo em frente. É possível que estejam na TT, mas não tenho tido tempo para fazer uma pesquisa presencial. Fica agendada.

Aproveito a oportunidade e o seu vasto conhecimento para lhe perguntar sobre outras possíveis fontes de informação em Coimbra, sobre a vida religiosa destes, meus outros, familiares que seguiram a vida religiosa:

- O Cónego António Álvares, meu 11º tio-avô, natural de Dornelas do Zêzere, b.23.03.1578, filho de Álvaro João e de Perpetua Simão. De acordo com as informações do confrade Joaquim Nogueira e os registos paroquiais, em Março de 1609 era coadjutor ou adjunto de cónego em Coimbra, e em Outubro de 1614, já era cónego, integrado no cabido da Guarda. Quando faleceu, em 1648, era cónego em Coimbra.

- O cónego Manuel Álvares Ramos, sobrinho do anterior, b07.07.1612, filho de João Simão e de Isabel Francisca, em 1648 – de acordo com a capela instituída pelo tio – era cónego em Coimbra. Os confrades Fernando Dias e Rui Pereira informaram-me que o processo de Habilitação para Ordens Eclesiásticas é bastante simples (maço 1158, n. 2). Do tio, António Álvares, não encontraram nada.
Não encontrei, até aos bisavôs, explicação para o apelido Ramos (?!)

Um irmão deste, Simão Álvares, de Dornelas do Zêzere, também deve ter tomado ordens menores, mas não tenho a certeza...

Na lista que lhe enviei, dois dos párocos receberam, no século XIX, mercês regias:

Pároco José Nunes Gaspar Crespo, de Silvares. Registo Geral de Mercês, D. Maria II, Liv. 30, fl. 192v e 193. Em 06.12.1848;

Pároco Jerónimo dos Santos Delgado. Natural de Silvares e Pároco da Igreja de S. Pedro de Casegas. Registo Geral de Mercês, D.Maria II, liv.31, fl.156v-157v Em 14.04.1849.

Para além da reduzida informação que apresentam, em termos administrativos, haverá alguma documentação complementar?

Renovo os meus agradecimentos.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa nos Verbetes das Ordenações - AD Coimbra - para o José Fernandes Rodriguez

#262346 | jaferro | 17 Sep 2010 13:36 | In reply to: #262321

Caro Pedro França,

Por esquecimento, não lhe pedi informações sobre mais um dos meus familiares. Por ter nascido em Dornelas do Zêzere deve ter tomado ordens em Coimbra (?):

O Padre Francisco Mendes Jorge, b. 19.11.1661, filho de Manuel Jorge, de Dornelas do Zêzere, e de Ana Mendes, do Souto da Casa, Fundão. Foi pároco em Dornelas em 1701 e entre 1718 e 1720. Faleceu em Dornelas do Zêzere em 10.03.1720.

Desculpe o abuso e se necessitar de alguma pesquisa em Lisboa, estou a sua disposição.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Padre Gaspar António de Almeida, de Coimbra

#262354 | Dsousa | 17 Sep 2010 15:20 | In reply to: #262332

Caríssimo Pedro,

Muito obrigado. Estes dados que me forneceu permitiram-me avançar, pelo menos, uma geração nestes ramos familiares. Não o voltarei a chatear tão cedo :)

Um grande abraço,
Daniel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 06 Okt 2024, 16:16.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen