O que quererá dizer?

This topic is classified in rooms: Famílias

O que quererá dizer?

#255561 | coviantiga | 31 Mai 2010 00:00

Caros confrades
Ao pesquisar uma certidão de casamento, diz a certa altura "compareceram na minha presença o nubente..... e ..... os quais sei serem os próprios, e me apresentaram UMA PROVISÃO DO EMINENTÍSSIMO CARDEAL PATRIARCA DE LISBOA,datada de... na qual me autoriza a assistir ao casamento dos mesmos nubentes, independentemente dos proclames do estilo, e sem impedimentos....."
Porque necessitaria 1 padre de uma provisão do Cardeal de Lisboa , para como padre ,casar alguém?
Que condição especial seria esta?
Alguém me sabe dizer?
Obrigado
M.Campos

Reply

Direct link:

RE: O que quererá dizer?

#255619 | JASP | 31 Mai 2010 13:01 | In reply to: #255561

Caro(a) M. Campos
Em primeiro lugar, não basta ser padre para ser autorizado a casar alguém; em segundo lugar, a provisão foi passada aos nubentes e não ao padre. A condição primeira para o casamento é os nubentes se apresentarem junto do pároco da paróquia de residência de um deles. Caso pretendam consorciar-se noutra paróquia que não a sua, então devem munir-se de várias autorizações, o que poderá ser o caso presente. De qualquer modo, apesar de não ter indicado a data da ocorrência presumo que não seja recente, talvez seja possível encontrar a provisão na documentação da Câmara Eclesiástica de Lisboa que está no Arquiivo Nacional ou então no Patriarcado de Lisboa.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Reply

Direct link:

RE: O que quererá dizer?

#255698 | coviantiga | 31 Mai 2010 21:01 | In reply to: #255619

Caro Jorge
Muito obrigado pela explicação,Tentarei encontrar. O casamento foi de minha bisavó em 1884 .
Cumprimentos
Maria Campos Paes do Amaral

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 12 Okt 2024, 21:25.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen