Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#255872 | vabopi | 02 Jun 2010 19:39

Caros confrades:

Os Bray do ramo que veio para Portugal na primeira metade do séc. XVIII, fixaram-se em Coimbra onde tiveram descendência. Mais para o final do século aparecem também no concelho de Torres Vedras, embora uns e os outros sem ligação directa aparente, conforme os documentos a que tive acesso até agora, e que suportam a informação constante da BD do Geneall.

Tratando-se de um nome incomum, suspeito que essa ligação exista.
Será que algum dos confrades dispões de elementos que ajudem a descobrir o "missing link" ?

Agradecendo,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#255907 | chartri | 03 Jun 2010 14:13 | In reply to: #255872

Caro Vasco

ver : http://www.tudorplace.com.ar/BRAY.htm e são ligados aos Tudor

Um abraço
Ricardo

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#255981 | vabopi | 05 Jun 2010 01:10 | In reply to: #255907

Caro Ricardo,

Agradeço a achega interessante, mas antes de chegar a Inglaterra, queria "sair" de Torres Vedras...

Thomas Inácio Bray era homem de negócios que vindo de Inglaterra se estabeleceu em Coimbra c. 1720, filho de Thomas Bray, n. Hartford 1662 e de Sarah Bray n. Reading 1679

O enigma é em saber como foi aparecer o apelido Bray em Torres Vedras, aparentemente vindo do nada.

Abraço,
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#255988 | Menarue | 05 Jun 2010 07:39 | In reply to: #255981

Bray may not be a common name in Portugal, but it is fairly common in England, especially Cornwall, Scotland and Ireland. It was probably a visitor who found Portugal to his liking and stayed on.

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#256111 | jomimota | 07 Jun 2010 18:28 | In reply to: #255872

Caro Confrade,

Em que freguesia do concelho é que o encontra? Ou em que função?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#256119 | vabopi | 07 Jun 2010 19:07 | In reply to: #256111

Caro Jorge Mota:

O "meu" Bray nasceu em Torres Vedras, Carmões em 24.3.1776
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1145203

Interrogo-me se terá ligação ao Bray de Coimbra que referi na minha mensagem anterior, pois nos assentos de baptismo dos seus ascendentes não consta o nome Bray. De onde lhe veio o nome???

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#256197 | jomimota | 08 Jun 2010 15:08 | In reply to: #256119

Caro Vasco Galvão,

Nas minhas leituras dos paroquiais de "Carmões", de onde são originários os meus e os seus "Canhas", não me recordo de alguma vez me ter deparado com o apelido "Bray", pelos menos em tempos mais recuados (Sec. XVII), prometo contudo vir a estar mais atento em próximas leituras.

De qualquer forma estive a observar os dados que registou no Geneall, e verifico que o seu primeiro "Bray", aparece em 1742, filho de naturais de Carmões e Merceana, nascidos no início do Sec. XVIII, em localidades inequivocamente portuguesas, e de ascendência aparentemente conhecida, o que contradiz as notícias do aparecimento dos primeiros "Bray" em Coimbra em meados do Sec. XVIII (1720). Deverão estes seus "Bray", provavelmente descender de outro qualquer "Bray", que se tenha em datas anteriores, radicado em Portugal. Já estudou a ascendência da Maria Josefa, natural da Merceana? Poderá estar aí a resposta às suas interrogações.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Reply

Direct link:

RE: Família Bray - Coimbra, Torres Vedras

#256202 | vabopi | 08 Jun 2010 17:16 | In reply to: #256197

Caro Jorge Mota:

De facto é improvável que tenha existido ligação próxima entre os Bray de Carmões e os de Coimbra, tendo em vista as datas. Destes últimos existe informação detalhada no processo de habilitação ao santo ofício do cónego Tomás António Bray em 1755.

A ascendência da Maria Josefa não me parece promissora pois não existem livros na Merceana do periodo em que ela terá nascido (c. 1710). Com sorte, talvez o assento tenha sido "reformado" em data posterior, mas ainda não fui à TT procurar expressamente isso.
Por outro lado, de acordo com o assento de casamento do filho, os pais da Maria Josefa são de Carmões, e aí já vimos não haver mais Brays.

Terá sido um apelido "colado"? Talvez de um padrinho ?

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 17:57.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen