procuro ajuda no ADP

This topic is classified in rooms: Pessoas

procuro ajuda no ADP

#256417 | anr109 | 13 Jun 2010 06:42

Oi, Pessoal

No assento do óbito de meu sétimo tio avô, consta que fez inventário nas notas do tabelião Custódio Ribeiro da Silva, de Lousada. Gostaria que me ajudassem a encontrar este inventário: Gonçalo Nogueira (Ribeiro) faleceu em 1719, freguesia de Santa Christina de Nogueira.

Desde já grato pela atenção

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256754 | filipeclix | 17 Jun 2010 23:38 | In reply to: #256417

Olá

Registe-se no ADP e faça o pedido de busca, com esses dados não será muito dificil...

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256801 | anr109 | 18 Jun 2010 16:08 | In reply to: #256754

Oi, Luís

Acredito que meu cadastro no ADP, tenha mais ou menos 3 ano, enviou-me somente um assento de batismo, que por sinal caríssimo, mais precisava daquele assento.

Já tentei por diversas vezes procurar certo documente na p. do ADP e nunca obtive sucesso. Veja bem, não estou criticando o ADP, para eu este arquivo é o que mais tem feito para os genealogistas, uma verdade é o E-tombo, onde sempre tenho sucesso. Consegui montar a arvore de costado de meu ancestral tronco até o número oito (8).

Respostas como essa já estou farto, pretendo ajuda não respostas vazias!

Antonio Regis
Limoeiro do Norte-CE, Brasil.

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256806 | filipeclix | 18 Jun 2010 17:19 | In reply to: #256801

Olá Anr109,

Não é essa impressão que tenho do ADP (Arquivo Distrital do Porto), já pedi alguns registos e Nacimento e foi rápido fácil e barato.


Se o Caro Anr109 se queixa que é caro, experimenta pedir alguma coisa ao Arquivo Histórico Casa do Infante na Cidade do Porto. :)

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256813 | evieira | 18 Jun 2010 18:49 | In reply to: #256801

Caro Antonio Regis

Confesso-lhe que não percebo a sua indignação. Como deve saber, a função principal dos funcionários que trabalham nos arquivos não é andarem a fazer pesquisas a pedido.. mas enfim.

Parece-me que o seu objectivo é encontrar certo registo que está lançado num livro notarial do cartório de Lousada. Primeiro, e como são datas recuadas, sabe se esse livro ainda existe? Procure no site do ADP pelo inventário dos livros notariais de Lousada, e logo descobre. Depois de ver os livros que existem, anote a referência do que lhe interessa.
Depois faça o pedido ao ADP, mas peça para localizar o documento NESTE LIVRO (dê-lhes logo a referência ao livro para procurarem). Sendo o menos vago possível aumenta as hipóteses de não ignorarem o seu pedido.
Também, se for possível, tente fazer o pedido por contacto telefónico em vez de enviar mail, dessa maneira terá a certeza de ser atendido.

Se tudo isso não resultar, pode sempre tentar encontrar algum confrade que frequente o ADP e que esteja disposto a lhe fazer a busca...

Cmpts,
E.Simões


P.S: Em relação aos preços... Cada fotocópia no arquivo distrital custa 0,50¤. Deve ficar um pouco mais caro com o envio por correio, mas mesmo assim, não creio que seja nada de especial..

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256836 | anr109 | 19 Jun 2010 02:38 | In reply to: #256813

Oi, Luís

Perdo-me a indignação!
Como havia dito, não consigo nada com o ADP pela internet.
Vou tentar alguém que possa me ajudar,
Até mais,
Antonio Regis

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256837 | anr109 | 19 Jun 2010 02:41 | In reply to: #256813

Valeu Luís!

Perdo-me a indignação!

Como havia dito, não consigo nada com o ADP pela internet.
Vou tentar alguém que possa me ajudar,
Até mais,
Antonio Regis

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256842 | evieira | 19 Jun 2010 02:54 | In reply to: #256837

Não me chamo Luís. E tambem não percebi bem a sua mensagem.

De qualquer maneira, o link do ADP para as informações sobre os livros notariais de Lousada é este:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=492527


Estes livros não estão digitalizados mas desta maneira já não deve ter mais razões de queixa contra o site do ADP nem contra os confrades que ajudam pouco ;)

Cmpts
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256917 | anr109 | 20 Jun 2010 07:02 | In reply to: #256842

Oi, Simões

Perdoe-me pela confusão, Luís é um amigo de Beja.

Obrigado pela ajuda, espero quem tenha êxito com este .....

Gostei do seu bom humor, até agora tem me tratado finamente. È que sou um pouco ansioso, mas valeu obrigado pela compreensão.

Algumas perguntas:

Moras no Porto? Onde?
Freguentas o ADP? Caso seja sim, poderia me ajudar a encontrar o testamento que almejo?

Grato pela atenção,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE
antonioregis.blogspot.com
regis-arte@hotmail.com
Orkut: Prof. Regis

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256959 | anr109 | 20 Jun 2010 19:00 | In reply to: #256842

Oi, Simões

Não consegui abrir a página que me enviaste, algum probema, o mesmo acontece com a página do ADP.
Vou aguardar.

Até mais,

Antonio Regis

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256962 | evieira | 20 Jun 2010 20:48 | In reply to: #256917

Caro António Régis

O site do ADPorto desde ontem tem estado com alguns problemas, é questão de aguardar.

Não frequento o ADP, por isso não posso ajudar. Mas se precisar de alguma coisa da Torre do Tombo esteja à vontade.

Cmpts
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256980 | anr109 | 21 Jun 2010 03:05 | In reply to: #256962

Oi, Simões

Gostaria muito de encontrar a “Habilitação de Genere” do mencionado Frei, pois adiantaria significativamente minha pesquisa.

Outro dado importante seria verificar se o Sargento-mor André Nogueira Ribeiro se Habilitou para a Ordem de Cristo, natural de Santa Christina de Nogueira do lugar do Outeiro, Louzada, nas. aos 18/05/1682, filho de Gonçalo Nogueira e Maria Ribeiro.

Destes só tenho esses dados, pois o assento de casamento omitiu os pais

Atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#256981 | anr109 | 21 Jun 2010 03:06 | In reply to: #256962

Oi, Simões

Reverendo Frei João (Jose) Guerreiro de Gusmão o assento de batismo ocorreu aos 09/01/1728 sendo padrinho de um sobrinho chamado Ignácio, filho de Bento Dias Mendes e Catarina Guerreiro de Ramos (Gusmão).
Gostaria muito de encontrar a “Habilitação de Genere” do mencionado Frei, pois adiantaria significativamente minha pesquisa.

Outro dado importante seria verificar se o Sargento-mor André Nogueira Ribeiro se Habilitou para a Ordem de Cristo, natural de Santa Christina de Nogueira do lugar do Outeiro, Louzada, nas. aos 18/05/1682, filho de Gonçalo Nogueira e Maria Ribeiro.

Destes só tenho esses dados, pois o assento de casamento omitiu os pais

Atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#257316 | anr109 | 26 Jun 2010 18:13 | In reply to: #256842

Oi, Simões

Consegui abrir o link, vi os livros que me interessam, mas é mesmo que nada, não tive acesso ao conteúdo, fiquei alegre mas logo angustiado por não vê-los.
Gostaria muito que vc conseguisse o testamento que procuro, somente os dados importantes como: titulo de herdeiros e outros significativos.

Acredito que algum confrade tenha as informações que procuro, poderia fazer isso por mim.

Nota de Custodio Ribeiro da Silva, tabelião do Conselho de Louzada, cujas verbas se acham lançadas no livro dos testamentos folhas onze (11)

Dados que tenho:

Gonçalo Nogueira velho faleceu aos 04/10/1719;
Gonçalo Nogueira Ribeiro (novo) faleceu aos 30/01/1745.

Desde já grato pela atenção,

Antonio Nogueria Regis
Limoeiro do Norte-CE

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#257321 | evieira | 26 Jun 2010 20:33 | In reply to: #257316

Caro Antonio Nogueira Regis

Como lhe disse, não frequento o ADPorto, por isso não posso ajudar. Em relação ao outro pedido (Frei João (Jose) Guerreiro de Gusmão), devo voltar à TT no final de Julho, vejo isso nessa altura.

Já agora, onde nasceu este Frei Guerreiro de Gusmão?

Cmpts
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#257348 | anr109 | 27 Jun 2010 05:17 | In reply to: #257321

Oi, Simões

Assento de batismo do CAPITÃO IGNÁCIO MENDES GUERREIRO:

09/01/1728, na IGREJA DA TRINDADE, filho de BENTO DIAS MENDES e CATHARINA GUERREIRO (RAMOS) GUSMÃO, padrinhos: FREI JOÃO GUERREIRO DE GUSMÃO e sua irmã MARIANA DA LUZ GUERREIRO (enviado pelo amigo Luis Figueira de Beja).

Segundo a tradição Catarina e natural da freguesia de OURIQUE. Não lembro o confrade, mas me disseram uma vez que o casamento sempre ocorria na freguesia da Noiva e depois passavam a residir no local que quisesse.

Tudo indica que o Frei seja irmão de Catarina, portanto da freguesia de Ourique

Desde já grato pela atenção

Antonio Nogueira Regis

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#257358 | evieira | 27 Jun 2010 11:29 | In reply to: #257348

Caro António Nogueira Regis

Sendo documentação proveniente da Câmara Eclesiástica de Beja, não me parece que essa Hab. esteja na TT. É capaz de estar no ADBeja. Mas veremos.

Cmpts
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: procuro ajuda no ADP

#257375 | anr109 | 27 Jun 2010 16:09 | In reply to: #257358

Oi, Simões

Solicitei pesquisa junta ao ADB e fui informado, gentilmente pela Sra. Francisca Mendes , não foi encontrado os nomes que me referi.

Alegou também que a escassez de funcionário dificulta a pesquisa à distância; que dos documentos digitalizados não consta registro dos padres que pedi. Outro agravante, diz a Sra., é o má conservação dos documentos, portanto, impossibilitada a pesquisa.

Confirmando com isso o que digo, no E-tombo a parte destinada a Beja tem um (0).

Onde moras?

Até mais,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Sep 2024, 02:39.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen