duvidas graus de parentesco

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

duvidas graus de parentesco

#1564 | minityson | 05 Jan 2001 02:07

alguém me pode esclaracer?
imaginemos duas pessoas, X e Y, que são primas direitas, ou seja em 1º grau. Quais são os graus de parentesco entre:
- os filhos da pessoa X e a pessoa Y
- os netos da pessoa X e a pessoa Y
- os filhos da pessoa X e os filhos da pessoa Y

Ricardo

Reply

Direct link:

RE: duvidas graus de parentesco

#1566 | JCC | 05 Jan 2001 11:52 | In reply to: #1564

Vamos então aos graus de parentesco. Penso que estamos a falar da situação à vista da lei vigente em Portugal (Código Civil). Se se estiver a referir ao Direito Canónico diga pois os graus de parentesco são diferentes.

A determinação do grau de parentesco varia se tratar de parentesco em linha recta ou na cloateral. Diz-se em linha recta quando existe uma relação de progenitura. Neste caso o grau obtem-se contando as pessoas, excluindo o progenitor; pais e filhos são parentes em linha recta em 1º grau, avós e netos em 2º grau, etc.

Na linha colateral a determinação do grau faz-se subindo pela árvore (contando o nº de pessoas), até ao antepassado comum de descendo pelo outro ramo. Ao resultado da contagem de gerações subtrai-se 1 (o antepassado comum)e pronto, temos o grau de parentesco.

Assim, parentes em 1º grau são pais e filhos e apenas estes.

Os primos direitos são parentes em 4º grau (X, pai de X, avô de X e de Y, pai de Y, Y).

Logo, nos caos que apresenta temos que os filhos de primos direitos são parentes em 6º grau, os seus netos em 8º grau.

Os filhos de X e a pessoa Y são, por isso parentes em 5ºgrau e os netos de X e Y são parentes em 6º grau.

Tudo isto se não me enganei nas contas.

Espero que isto tenha ajudado e seja suficientemente claro

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: duvidas graus de parentesco

#2530 | NISGM | 08 Mär 2001 13:43 | In reply to: #1566

no outro dia, andava e anda, o genea muito lento.
procurar no "pesquisar por tópico" um tema que falasse em parentesco (que eu sabia existir)estava a trazer demasiadas complicações. longos minutos de espera para me retornar aquela página embirrenta com que a internet nos anuncia "page not found".
optei por iniciar um tópico novo designado "Graus de Consaguinidade".
o que contribui, de certa forma, para a entropia deste lugar, pois dúvidas que agora estão a ser postas no "Graus de Consaguinidade" já foram neste tópico respondidas.
atentamente
NISGM

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 13 Jun 2024, 14:28.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen