Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

This topic is classified in rooms: Famílias

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#261931 | César M. de Bastos | 11 Sep 2010 02:29

Pertenço, por parte da minha Mãe, às Famílias "Almeida Galha" e "Fonseca", oriundas de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Interessado pela Genealogia, como sou, gostaria de colher as informações possíveis, por quem as puder fornecer, conducentes ao conhecimento das raizes daquelas Famílias.


César Augusto da Fonseca Marinho de Bastos

Reply

Direct link:

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#261962 | JPCBLA | 11 Sep 2010 16:29 | In reply to: #261931

Caro César Marinho de Bastos,

Também pesquiso famílias de Cinco Vilas, Figueira de Castelo Rodrigo. Segundo se diz, a documentação paroquial disponível é escassa, fruto das invasões napoleónicas que destruíram grande parte do acervo. Os parentes mais longínquos que encontrei são José de ALMEIDA, nascido na referida Cinco Vilas e que casou com Joanna de ALMEIDA, natural da Vermiosa, também concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Deste casamento, nasceu em 1797, na mesma Vermiosa, Margarida de ALMEIDA da FONSECA. É toda a (escassa) informação que possuo, mas que um dia mais tarde poderá encruzilhar nalguma pesquisa / estudo seu.

Ficam os meus melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Reply

Direct link:

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#261963 | joaoggralves2 | 11 Sep 2010 16:53 | In reply to: #261962

Caros confrades,

Também tenho antepassados em Cinco Vilas, Vermiosa e Almofala. Em Cinco Vilas tenho Anastácio Santos Monteiro, casado com Maria Morgada por volta de 1800/1810. Em Vermiosa tenho Emerenciana da Fonseca (c.1750) e outros Fonsecas. Por fim, em Almofala, tenho António de Andrade de Figueiredo (n.1806), filho de José de Andrade de Figueiredo, neto de Francisco de Andrade de Figueiredo, bisneto de José de Andrade de Figueiredo. São estes últimos que me têm despertado maior curiosidade, mas não avancei mais por não conseguir encontrar o registo de casamento do último José de Andrade de Figueiredo com Catarina Gomes. Detectei, no entanto, alguns Andrades de Figueiredo naturais de Escalhão, não sabendo ainda qual a relação com os "meus".

Cumprimentos,
João Guilherme

Reply

Direct link:

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#261966 | César M. de Bastos | 11 Sep 2010 17:55 | In reply to: #261962

Caro Pedro Carvalho:

Li e fiquei ciente do conteúdo da sua resposta. Já esperava que, fruto porventura (ou por desventura), das invasões napoleónicas, a documentação existente seria escassa.

ALMEIDA e FONSECA (eu ainda tenho FONSECA no nome) são, efectivamente, dois Apelidos da minha Família oriunda de Cinco Vilas, por parte da minha Mãe.

Estou esperançado que nalguma pesquisa minha que faça, possa encruzilhar os dados que ora, gentilmente, me fornece.

Com os melhores Cumprimentos.

César Augusto da Fonseca Marinho de Bastos

Reply

Direct link:

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#264586 | NISGM | 30 Okt 2010 19:28 | In reply to: #261966

Caros confrades

Embora o confrade Pedro de Carvalho já tenha elencado as mesmas pessoas junto um tópico onde se faz referência a Cinco Vilas.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=249146


Pode ser que entretanto alguém os cruze com


Margarida da Fonseca ou Margarida de Almeida da Fonseca (???Vermiosa, Termo de Castelo Mendo, c.1788-Castelo Mendo, 1.1.1752), filha de José de Almeida, de Cinco Vilas, e de Joana de Almeida. Esta Margarida também surge como Margarida de Almeida da Fonseca nalguns registos

e foi casada com Francisco Luís e Sampaio (S. Pedro de Castelo Mendo, 14.11.1785), afilhado de José Osório da Fonseca e de sua irmã D. Ana Maria Joaquina. Tiveram descendência em Castelo Mendo, Almeida.


Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#296430 | patricia64 | 04 Feb 2012 16:24 | In reply to: #261931

Olá
Eu sou originalmente de cinco vilas também. Eu tenho galha lado da minha mãe

GALHA (naturais da cinco vilas)
Silvestre galha casado con anna dos anjos
- filho : Miguel galha (1865-1942) casado con guilhermina augusta januario (1864-1961)
- filho : francisco galha (1902-194?) casado con rosa de jésus madeira (1906-1966)
filha : laurentine galha madeira (1934), minha mae.

Aqui eu espero que possa ajudá-lo.

Patricia coelho

Reply

Direct link:

Famílias Galha e Fonseca, da Freguesia de Cinco Vilas, no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo

#304809 | didbor | 03 Mai 2012 14:23 | In reply to: #261963

Caro João Guilherme,
Nas suas pesquisas na Vermiosa, não deparou com alguns Lopes de Castilho?
Cumprimentos,
Didier Borrego

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 29 Jun 2024, 04:01.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen