Venho por este meio pedir auxílio/esclarecimento no que diz respeito a dois possíveis cavaleiros da Ordem de Avis e Santiago.
Num documento datado do inicio do séc. XIV - Livro dos herdamentos do cabido (de Évora) - refere uma doação de um terreno por parte do cabido de Évora. Passo a citar: Item. dou e outorgo ao dieto cabydos as mhas herdades que my deu manuel anes e boa vicente sa molher meus criados en Somanços en termho de Euora as quaes forom de lopo steuez caualeiro dalcaçar e de seu enteado e affonso meendez aleymam e de sas molheres(...)
A minha dúvida está precisamente em Lopo Steuez e no seu enteado Afonso Mendez Alemão. Sabendo que Lopo Steuez era cavaleiro de Alcácer, pode-se especular que seria cavaleiro da ordem de Santiago? e Afonso Mendez Alemão, seu enteado ? A localidade a que refere o documento é na actualidade S. Manços - localidade situada perto de Évora - que se julga ter pertencido à Ordem de Avis.
Será uma enorme especulação ponderar que Afonso Mendez Alemão teria sido Afonso Mendes mestre da ordem de Avis? Talvez seja já especulação a mais, até porque "terá havido mais Marias na terra", porém gostava de escutar a vossa opinião e se possível esclarecimento quanto à vida e obra destas personagens que citei.
Agradeço desde já a possivel ajuda prestada
Atentamente