Manuel de Moura, Gémeos, Borba da Montanha e Fervença
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Manuel de Moura, Gémeos, Borba da Montanha e Fervença
Caros confrades
Como não tenho acesso aos paroquiais desta região, nem estudei nunca o ramo de Moura (Coutinho) que nela se dispersou em finais do séc XVI e primeiro quartel do século XVII não consegui nenhuma pista sobre o pai de um Gonçalo de Moura bap na igreja de S. Salvador de Fervença em 1.3.1635. Veio a casar na mesma freguesia em 23.11.1653 e neste último assento consta ser filho de um Manuel de Moura (que suponho nascido na primeira década de Seiscentos) casado com uma Maria Francisca natural de Vilar, Borba da Montanha. Existem Pimenta ligados a Moura da vizinhança, parentes doa Álvares da quinta do Vinhal em Fervença onde viria a entroncar a descendência destes Moura radicados em Fundoais (Fervença)
A homonímia, as localidades referidas e o período em questão poderiam induzir a que se levantasse a hipótese de uma ligação ao Pe Gonçalo de Moura que na BD do Geneall tem referidas apenas duas filhas Isabel de Moura s.m.n. e Margarida Gonçalves de Moura c.g.c.
Mas, como melhor do que eu sabem, não é a primeira, nem será certamente a última vez, em que o apelido, o nome próprio, o período em apreço e a coincidência ou vizinhança próxima dos locais, apontam ilusóriamente numa direcção que parece segura e, afinal, estava errada ou é impossível de confirmar.
Mas nesta altura só o optimismo é que nos mantém activos. E quero crer que algum do (a)s Confrades possa conhecer alguma pista orientadora desta pesquisa onde parei.
Desde já agradeço qualquer farrapito de informação que me possa orientar
Manuel
Direct link:
RE: Manuel de MOURA Gémeos, Borba da Montanha e Fervença
Caro Manuel
Embora sem saber se o poderei ajudar ou não, vou partilhar consigo o seguinte: O casal Guiomar Moura Coutinho e Gonçalo Gonçalves de Moura, além de António de Moura, Gonçalo de Moura e Ana de Moura tiveram também Miguel de Moura, com geração.
António de Moura tem geração, embora nao estaja na BD do Geneall. E a geração de Gonçalo de Moura poderá não se limitar ás filhas Isabel e Margarida.
Seria muito bom se tivéssemos acesso aos manuscritos de D. José de Moura Coutinho, que tem esta geração muito bem desenvolvida.
Eu tenho vários Gonçalos e Manueis de Moura, por esses anos, mas não "acertam" com os seus.Já agora, com quem casou Gonçalo?
Ainda não consegui localizar os pais de Silvestre Álvares que, estou cada vez mais convencida, vem do ramo de Fervença e em 1647 já vive em Gémeos ( na Casa da Lage, da família Moura Coutinho) e é meu ancestral. Deve ter nascido na primeira década de 1600 e casou com Sezília Pires. Se porventura "tropeçar" num Silvestre Álvares, agradeço alguma pista.
A próxima vez que for a Braga, tentarei ver se os paroquiais de Fervença chegam até estes anos, pois infelizmente os de Gémeos, não. Se conseguir alguma informação não me esquecerei de si.
Ana
Direct link:
RE: Manuel de MOURA Gémeos, Borba da Montanha e Fervença
Estimada Ana
É com grande alegria que a reencontro!
Se não estiver errado estávamos a conversar quando a morte da minha mãe interrompeu o diálogo. E, se me não falha a memória, a Ana viveria relativamente perto daqui, ou seja :da Fonte das Somas em Benavente.
Muito obrigado pela sua pronta resposta. Existe em Fervença um Moura ainda mais antigo , Francisco de Moura, que em tese poderia ser parente (na geração de pai) daqueles que me ocupam. E mais não rezam os paroquiais, que vi com alguma atenção, embora há anos
Este Gonçalo de Moura casou em S. Salvador de Fervença com Maria Francisca filha de Domingos Álvares (de Fervença) e mer tb Ana Francisca.
Tenho algumas coisas sobre o manuscrito de D. José de Moura Coutinho num trabalho que fez o M Antonino Fernandes, com pequenas achegas minhas, sobre os Álvares da Quinta do Vinhal, em Fervença, trabalho que poderá conter informação, ou pistas, de alguma utilidade para si. Já o enviei para a BD do Geneall pelo que não subsistem razões para não a partilhar consigo.
Caso lhe interesse podiamos continuar a conversa interrompida visto que ambos investigamos áreas geográficas contíguas. Se assim o entender eu remeto-lhe o trabalho sobre os Álvares e a Ana manda-me o que tiver sobre Moura.
É demasiado volumoso para o forum pelo que me atrevia a pedir-lhe o seu mail
o meu é fsomas@sapo.pt
Respeitos agradecimentos
Manuel Lamas de Mendonça
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jan 2025, 13:29.