Genealogia dos Meireles-NFP
This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Pessoas
Genealogia dos Meireles-NFP
Caros participantes do fórum,
Estou a tentar reconstituir a genealogia de um ramo da família Meireles (em concreto, o ramo Meireles Nogueira Fayão, mais tarde Mendes de Meireles Nogueira Fayão), localizado na zona de Paredes (Cete, Castelões de Cepeda) que creio descender dos senhores de Chacim.
O Nobiliário das Famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, lista António de Meireles n. 18.1.1608 Castelões de Cepeda + 13.5.1678 Cete, marido de Maria Nogueira Fayão, como filho de António de Sousa e Maria de Meireles (vide vol. V pág. 155 tit. Farias e vol. VI pág. 618 tit. Meireles). Segundo o Dr. Elísio Ferreira de Sousa in "Os Braganças da Província do Minho", os progenitores eram senhores da Casa das Pias, em Paredes. O avô paterno era dos Seabras de Vila do Conde, que chegaram a representar a vila na Corte, a mãe (Maria de Meireles) era filha de Gaspar Nunes de Meireles, morador em Paredes.
Estes Meireles de Paredes entroncam em várias famílias fidalgas da região, a destacar os Vidal Barreto de Morais de Castelões de Cepeda, estudados pelo Dr. Manuel Abranches de Soveral. Estou a tentar fazer a ligação entre Gaspar Nunes de Meireles http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1246291 e Nuno de Meireles http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=238603 .
Seguem aqui as minhas teoria, agradecendo a opinião de quem vir este repto e, caso tenham conhecimento de algum dado genealógico, ficaria grato que o partilhassem comigo.
Não sei a data em que Gaspar Nunes de Meireles nasceu, mas penso que é possível tentar fazer uma paroximação. Atendendo a que o seu neto nasceu em 1608, dando 20 anos de distância entre geração, Gaspar deve ter nascido circa 1568. Inicialmente coloquei a hipótese de ser filho do dito Nuno de Meireles, pois os filhos usam o patronímico Nunes além do apelido. Foi-me dito que isso era impossível atendendo às datas, pois isso implicaria que tivesse um irmão a nascer em 1610 (Miguel Nunes de Meireles), contudo penso que as datas indicadas pelo Genea poderão estar erradas. A título de exemplo, de acordo com o que as páginas pessoais do Genea, o sobrinho de Miguel, Diogo Rebelo de Meireles nasceu em 1510, 100 anos antes do tio!
Outra hipótese é a de ser neto de Cristóvão Rebelo de Meireles http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=236691 e filho de Álvaro de Meireles http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=235021 pois foi este o único ramo a dar continuidade aos apelidos e a manter-se na zona (disto já não tenho a certeza). É deste ramo que vêm os Meireles Freire de Andrade, antepassados dos Vidal Barreto de Morais.
A meu ver, a primeira teoria parece-me ser a mais correcta e a mais sustentadas factualmente (as datas do Genea parecem estar erradas, veja-se o exemplo que dei); verifica-se o uso do nome e do patronímico e tanto Nuno de Meireles como Gaspar parecem ter sido pessoas importantes de Paredes.
Curiosamente, o brasão dos Mendes de Meireles Nogueira Fayão não reflecte a ascendência Meireles, mas apenas a origem do ramo Fayão (de um filho ilegítimo do 5º Duque de Bragança). A saber, armas antigas da Casa de Bragança com um filete preto em contra banda. Sou quinto neto de D. Luísa Rosa Mendes de Meireles Nogueira Fayão, daí o meu interesse.
Deste já as minhas desculpas pela extensão do texto, mas preciso mesmo de ajuda neste imbróglio, do qual não sei como me salvar. Pedia ainda a colaboração de algum participante caridoso, que, caso vá ao Arquivo Distrital, confirme estes dados.
Com os melhores cumprimentos,
Henrique Sousa de Azevedo
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Jan 2025, 15:42.