Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267591 | estevao sm | 29 Dez 2010 19:49

GAMBOA E SOUZA


§1 SOUSA AMADO


1 - António de Sousa Amado. Cc. Ana do Amaral Tavares.
_2 D. Maria Josefa de Sousa Tavares, que segue.


2 - D. Maria Josefa de Sousa Tavares. Cc. (Vale de Ladrões, 25.XI.1697) Dr. Brás Monteiro de Paiva, (n. Várzeas de Abrunhais), provedor da comarca de Miranda, familiar do Santo Ofício. FILHOS:
_3 Alexandre Monteiro de Paiva
_3 Lourenço José Monteiro de Sousa Amado, que segue.
_3 António Xavier Monteiro de Sousa Amado. Cc. D. Josefa de Gamboa.
_3 D. Ângela Jacinta Joana de Santo António
_3 D. Úrsula


3 - Lourenço José Monteiro de Sousa Amado, capitão de auxiliares. Cc. (13.VI.1744) D. Ana Joaquina Pereira da Silva e Menezes (cf. Figueiredo, §# N#), filha de Cristóvão Pereira Figueiredo de Meneses, capitão-mor da Meda, meirinho da Correição de Pinhel padroeiro do Convento de Nossa Senhora dos Vilares, e de D. Antónia Pereira Sotomaior Rebelo Morais Cabral. FILHOS:
_4 D. Ângela Jacinta.
_4 D. Ângela Maria (ou Angela Jacinta??) (VI.1745), sendo seu padrinho António Monteiro de Almeida, governador das armas de província, com procuração ao Dr. José António de Figueiredo e Vasconcelos.
_4 Luís de Sousa Pereira Monteiro e Meneses, que segue.
_4 António.


4 - Luís de Sousa Pereira Monteiro e Meneses. Cc. D. Maria Tomásia Pereira Pinto de Meneses, n. de Fronteira, filha de Manuel Cardoso Pereira Pinto de Meneses. FILHOS:
_5 D. Maria Antónia
_5 D. Ana
_5 D. António
_5 Luís


§2 GAMBOA E SOUSA


4 - António Xavier Monteiro de Sousa Amado (§ 10), filho do dr. Brás Monteiro de Paiva e de D. Maria Josefa de Sousa Tavares. Cc. D. Josefa de Gamboa. FILHOS:
_5 António Carlos de Gamboa e Sousa, que segue.
_5 Sebastião José Monteiro.


5 - António Carlos de Gamboa e Sousa († Marialva, 20.II.1828). C. com D. Antónia Maria Joaquina Cardoso de Aguiar, filha de José Cardoso de Aguiar, sargento-mor de Marialva, e de D. Margarida Joaquina Aguiar (ver post sobre os CARDOSO AGUIAR). FILHOS:
_6 D. Maria Emília de Gamboa e Sousa.
_6 Carlos Augusto de Gamboa, que segue.
_6 D. Francisca Xavier de Gamboa (b. Marialva, 13.XII.1799). C. com seu primo Luís Joaquim Cardoso Leitão, filho de José Júlio Cardoso de Aguiar e de D. Ana Inácia de Campos Nobre (ver post sobre os CARDOSO AGUIAR).
_6 D. Margarida (b. Marialva, 13.IV.1800).
_6 D. Antónia (b. Marialva, 12.III.1803).


6 - Carlos Augusto de Gamboa (b. Marialva, 29.VI.1786). Cc. sua prima D. Maria Cândida Cardoso Aguiar, filha de José Júlio Cardoso de Aguiar e de D. Ana Inácia de Campos Nobre (ver post sobre os CARDOSO AGUIAR). FILHOS:
_7 António (n. Coriscada, 25.IX.1820).
_7 Carlos Jacinto (n. Coriscada, 7.II.1818).
_7 Joaquim Roberto (n. Coriscada, 7.VI.1817).
_7 D. Aniceta Augusta (n. Coriscada, 20.V.1816).


§3 POR ENTRONCAR


José Tibério de Gambôa e Sousa e Jerónimo de Gambôa e Sousa, reverendo, provavelmente filhos de António Xavier Monteiro e de D. Josefa de Gambôa.

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267601 | Nelita | 29 Dez 2010 22:50 | In reply to: #267591

Caro Confrade:

O Dr. Brás Monteiro de Paiva e sua irmã Catarina de Paiva, nasceram em Várzeas de Trevões,, Várzeas ou Várzeas do Bispo, hoje de concelho de S. João da Pesqueira e desde sempre do Bispado de Lamego. Eram filhos de Francisco Fernandes Monteiro e de sua mulher Maria Lopes de Paiva, que casaram em Várzeas a 21 de Janeiro de 1743.
AEL-Registos Paroquiais de Várzeas de Trevões

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267617 | jaboo | 30 Dez 2010 01:48 | In reply to: #267591

Caro João,

Queria agradecer-lhe os dados que tem deixado nos seus vários topicos referentes ao antigo concelho de Marialva, pois essa gente interessa-me toda por serem colaterais meus.
Se tiver interesse na ascendência dos "Sousa Amado" de Vale de Ladrões, dos "Monteiro de Paiva" de Várzeas de Trevões (e não Várzeas de Abrunhais como diz), e dos "Cardoso de Aguiar" de Penedono/Antas de Penedono, diga que eu posso comunicar.

Abraços e Feliz Ano Novo,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267618 | jaboo | 30 Dez 2010 01:51 | In reply to: #267601

Cara Nelita,

Uma correção para o seu post: Francisco Fernandes Monteiro e Maria Lopes (de Paiva) casaram em Várzeas de Trevões a 17/1/1644 (e não em 1743 como diz).
Abraços e Feliz Ano Novo!
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267625 | Nelita | 30 Dez 2010 09:03 | In reply to: #267618

Caro João Braz:
Obrigada pela correcção. Foi distração minha, mas tinha 1643 e é 1644.
Enviei-lhe os bisavós de Penela do meu primo Áníbal Fernando. Não sei se recebeu. Se não recebeu diga, pois novamente.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267644 | estevao sm | 30 Dez 2010 12:29 | In reply to: #267617

Caro João,

Obrigado pelos votos de bom Ano, que retribuo.

Estes dados foram recolhidos há muitos anos, a propósito de um projecto sobre as elites locais dos (actuais) concelhos de Meda, Vila Nova de Foz Coa e São João da Pesqueira. Na altura havia muito poucas obras publicadas que (de uma forma sistemática) tratassem as famílias desta região. Felizmente, essa lacuna tem vindo a ser preenchida.

O projecto (que compreendia o levantamento de fontes e a sistematização de alguma informação para posteriormente servir de base a diversas teses de mestrado, sobre as elites locais e o património da região) borregou. Alguma da informação recolhida, no que toca à genealogia, tem vindo a ser publicada (no próximo ano preve-se a publicação de mais um livro sobre uma destas famílias). Sobraram alguns dados ("pontas soltas"), pouco trabalhados, que decidi partilhar, a benefício de quem neles tiver interesse e lhe der melhor uso.

Disponha sempre.

Forte abraço,

João Brandão

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267700 | jaboo | 30 Dez 2010 22:46 | In reply to: #267644

Caro João Brandão,

Peço-lhe que nos diga a aqui no forum quando essas obras serão publicadas pois as familias desses concelhos são sempre de meu maior interesse!
Se necessitar dalguma coisa, disponha também!
Abraços,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267707 | jaboo | 30 Dez 2010 23:22 | In reply to: #267625

Cara Nelita,

Não recebi o seu email.
Abraços,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267733 | Nelita | 31 Dez 2010 13:09 | In reply to: #267707

Caro João Braz:

Aníbal Augusto da Costa Júnior, natural de Penela da Beira, filho de Aníbal Augusto da Costa e de sua muler Felisbela de Jesus Costa, neto paterno de António Xavier da Costa e de Ana de Jesus Cerejo e neto materno de João do Nascimento Fonseca e de Maria Rita da Fonseca, de Pelela da Beira.
Casou em Trevões na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Solar dos Melos a (28/4/1945) com Maria Natália Paes Ramos, natural de Trevões, onde nasceu a (5/9/1923), filha de José da Costa Ramos, natural da Póvoa de Varzim e de sua mulher Maria da Conceição Paes Ramos, natural de Trevões, neta materna de António Egídio Ramos e de Mariana Correia Paes, esta natural de Trevões, filha de António Maria Paes e de Francisca Correia Paes, ambos de Trevões.
Maria Natália, reside na Póvoa de Varzim, ainda hoje uma senhora muito bonita.
Suponho que a senhora de sobrenome Cerejo, seria de Vilarouco, pois o marido, quando regressou do Brasil comprou vários terrenos no Vilarouco
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267761 | jaboo | 31 Dez 2010 19:20 | In reply to: #267733

Cara Nelita,

Muito obrigado por esses dados que agora já dão para localizar os antepassados do seu primo Áníbal Fernando. Como todas as pessoas de Penela, também ele é meu parente por várias vias, sendo os nossos antepassados comuns mais recentes uns 5os avos meus chamados "José Antonio da Fonseca e sua mulher Antonia Bernarda Canuda" (que foram portanto bisavos da Felisbela de Jesus Costa). Se não for muita maçada e indiscreção, peço-lhe que me diga a descendência do casal Anibal Augusto da Costa junior e sua prima Maria Natalia Paes Ramos. Se o seu primo Anibal Fernando tiver qualquer interesse na ascendência dele, tenho muita para lhe dar (alguma da qual até já está no Geneall).

Os Cerejos de Penela eram mesmo de Penela. Ddeve ter sido alcunha que passou a apelido com o tempo. Descendem todos do Padre Domingos Fernandes nascido em Penela c.1660 (que penso ter sido filho de Domingos Afonso Cerejo e Maria Alvares) e de Ana Maria da Fonseca Marroaza, filha esta de meus antepassados Domingos Rodrigues de Aguiar "Marruas", de Riodades e sua mulher Maria da Fonseca. Existe outra familia (muito prolifica) em Penela de nome "Carralas" que também descende desse mesmo Padre!

Existiu de facto uma familia Cerejo em Vilarouco mas penso que deve ter também origem na de Penela. Os Cerejo de Vilarouco descendem todos de Manuel Fernandes Serejo e sua mulher Mariana Francisca Tavares, moradores em Vilarouco, onde baptizaram filhos a partir de 1707. Aquele Manuel Fernandes Cerejo poderá ter sido filho daquele Padre Domingos Fernandes de Penela. Cronologicamente bate certinho! Mas não havendo paroquiais de Vilarouco antes de 1700, vai ser extremamente dificil entroncar esses 2 ramos.

Tudo o que tiver sobre essas familias é claro bemvindo.
Com amizade,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Gamboa e Sousa (Meda: Coriscada, Vale de Ladrões, Marialva)

#267768 | Nelita | 31 Dez 2010 21:40 | In reply to: #267761

Caro João Braz:

Fico feliz por localizar os ascendentes comuns da família dos meus primso. Assim eu gostaria de saber mais dos Paes, dos Almeidas ou dos Azevedos de Trevões.
Ainda não tenho tudo, mas envio o que tenho, pois os meus primos só terão de lhe agradecer. Talvez um dia as filhas do Aníbal Fernando se interesse por os ascendentes.

Vou enviar-lhe os dados na esperança que os receba

Cumprimentos
Nelita

.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 29 Jun 2024, 03:36.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen