Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro
This topic is classified in rooms: Brasil
O meu avô materno, Manuel Ferreira Marques (1904-1982), negociante, filho de Anselmo Ferreira Pinto [Marques] (1878-1943) e de Olinda Nunes Teixeira (c. 1880-?), todos naturais de Lousada, Porto, Portugal, esteve emigrado no Rio de Janeiro, Brasil, entre c.1930 e c.1940. Durante este período constituiu família no Rio de Janeiro, sendo desconhecidos estes seus descendentes. Regressou a Portugal cerca de 1940 e não terá regressado ao Brasil até à data da sua morte.
Agradeço informação.
Cumprimentos,
Mário Cunha Reis
Direct link:
RE: Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro
Minha namorada tem sobrenome Marques e o pai dela é Luiz Carlos Ferreira Marques, vc num sabe o nome de algum filho do seu avô ou irmão dele?
ReplyDirect link:
Caro Rodrigo,
Julga-se que o meu avô terá tido duas filhas, mas não consegui confirmar esta informação.
Desconheço os seus nomes.
Veja por favor este post:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=269543
Altino é tio do meu avô Manuel.
Desconheço onde o meu avô viveu, mas é possível que tenha vivido na mesma cidade que o seu tio Altino, em São João de Meriti.
Sugiro-lhe que procure saber o nome dos avós da sua namorada e o local do seu nascimento.
Cumprimentos.
Direct link:
Caro Mário Cunha Reis
Apesar de não lhe poder adiantar nada sobre a descendência do seu avô, deixo-lhe alguns dados que poderão ser do seu interesse, nomeadamente para conseguir precisar melhor quando é que o seu avô foi para o Brasil.
Assim, deixo-lhe o link de dois pedidos de passaporte para o Rio de Janeiro que aparentam ser de seu avô. Foram ambos pedidos no Porto.
O primeiro é de 07/09/1923 (registo 331)
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56755&FileID=_2467361
Já o segundo é de 15/06/1927 (registo 1038)
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56778&FileID=_2472057
Claro está que o facto do seu avô ter pedido os passaportes não garante a 100 % que ele tenha feito as respectivas viagens.
A única coisa certa é que, nessas datas, ele estava em Portugal.
Mas o mais provável é ele ter feito essas duas viagens para o Brasil.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Caro Mário César Navarro,
Obrigado pelo seu interesse e pelas informações prestadas.
De facto, já tinha consultado ambos os registos, depois de ter consultado a base de dados de emigração para o Brasil da Cepese. Foi este meio que utilizou para esta consulta?
A data do primeiro pedido de passaporte é anterior ao seu casamento em Portugal.
A data do segundo pedido de passaporte é posterior ao casamento (e nascimento do primeiro filho), sendo que o segundo filho deste casamento veio a nascer apenas em 1941, supostamente após o seu regresso definitivo a Portugal.
O meu avô terá tido uma importante actividade comercial no Rio de Janeiro.
Presume-se que tenha sido proprietário de um restaurante na cidade do Rio de Janeiro, mas não consegui confirmar esta informação.
Caso tenha alguma sugestão quanto a arquivos online que possam ser consultados, queira por favor, fazê-la.
Muito grato!
Cumprimentos,
Mário Cunha Reis
Direct link:
Caro Mário Cunha
O único arquivo online que me lembro agora que pode ajudá-lo é o dos Mormons, nomeadamente no que diz respeito aos registo civil do Rio de Janeiro.
O nascimento de eventuais filhos que o seu avô possa ter tido no Rio de Janeiro deve constar nos livros de nascimentos do registo civil.
Mas a tarefa é quase gigantesca. O período de anos que teria de consultar é relativamente grande (mais de 10 anos), teria de consultar em todas as circunscrições e, não sabendo o nome desses filhos, teria na prática de consultar todos os assentos. Algumas circunscrições dispõem de índice mas outras não.
E há uma outra dificuldade, que é a de existir a possibilidade dos filhos do seu avô terem sido registados como filhos de pai incógnito, pelo que nesse caso não os conseguiria sequer identificar.
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Grandes coincidencias, mas acredito, infelizmente, que não passe disso. Sou Bruna Marques, filha de Elizabeth Gomes Marques, que por sua vez é filha de Lidia Gomes Sanchez e Manoel Ferreira Marques. Apesar de meu avô ter sido, quando jovem, bem sucedido dono de restaurante, o primeiro estabelecimento da famosíssima Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, certamente não se trata de quem falamos aqui, já que ele nasceu em 1926 em terras brasileiras e falaceu por lá também.
Entretanto busco informações dos pais dele, portugueses. Joaquim Ferreira Marques e Virginia Pacheco Villena, não tenho outras informações a não ser que migraram para o Rio em algum momento da vida e provavelmente vieram da região de Trás os montes.
Direct link:
Quis a Divina Providência que conseguisse encontrar os descendentes do meu avô.
Este é um dia muito feliz! Reencontrei uma parte da família perdida.
O meu agradecimento ao Geneall.
Mário Cunha Reis
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 16:06.