Os Censos do Século XIX. Fonte de informação genealógica?
This topic is classified in rooms: Arquivos | Direito | Eventos
Os Censos do Século XIX. Fonte de informação genealógica?
Caros Confrades,
Em tempo de Recenseamento Geral da População, lembrei-me de solicitar ao INE se seria possível consultar os cadernos/folhas de levantamento de informação, isto é, os questionários, que permitiram o levantamento, por exemplo, dos recenseamentos de 1864, 1890 ou 1900.
Nos Estados Unidos, após 72 anos, os registos ficam disponíveis, sendo uma importante ferramenta do estudo histórico e genealógico. De igual modo, também se encontra informação censitária do século XIX na Argentina e no Canadá.
A resposta ao meu email foi a seguinte:
“De acordo com o Decreto-Lei Nº 143/2000, Artigo 28º, informamos que:
1 - Os Instrumentos de notação contendo dados pessoais são conservados somente durante o período necessário à produção da informação estatística, devendo ser eliminados até dois anos após o momento censitário.
2 - Os dados pessoais recolhidos nos instrumentos de notação são tornados anónimos, quando transpostos para suporte informático.
3 - Não é permitido o acesso aos dados por parte dos seus titulares, após a conclusão das operações de recolha dos mesmos.”
Perante esta resposta, ainda não decidi se valerá a pena continuar a perguntar sobre esta documentação..., de titulares já falecidos e com mais de 100 anos!
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Os Censos do Século XIX. Fonte de informação genealógica?
Caro José Fernandes Rodriguez
Tanto quanto julgo saber ou ter conhecimento, nos inquéritos da população, mesmo nos do século XIX, nem sempre era recolhida identificação pessoal relevante. O INE tem no seu site informação em formato digital sobre esses recenseamentos e a sua leitura pode ser proveitosa para entender esta matéria.
Jorge Afonso
Direct link:
Fui uma vez ao INE e disseram-me que é tudo destruído
Cumprimentos amigos
Maria Oom Oliveira Martins
Direct link:
Noutros países, inclusive europeus, é o instrumento principal de pesquisa genealógica. No nosso, é considerado lixo?... que pena...
ReplyDirect link:
Nâo, nâo é considerado lixo, apenas preserva a intimidade das pessoas...
Muita sorte temos em que as inquiriçôes tenham sobrevivido e outra documentaçâo sobre os processos do Santo oficio, mas exigir manter os datos do INE seria demasiado...
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 15:43.