Ajuda para comarca de Guimarâes
This topic is classified in rooms: Regiões
Ajuda para comarca de Guimarâes
Estimados:
Necessito ajuda para saber exactamente qual é a freguesia que aparece num documento de 1675 e que nâo consigo entender:
diz- freg. de Sâo Miguel de Bausvilla (?) ou Bauzilla conselho de Filgueiras comarca da villa de Guimarâes.-
Alguém me pode ajudar a descobrir qual é esta freguesia?
Cumprimentos e antecipadamente grato
Fernando
Direct link:
RE: Ajuda para comarca de Guimarâes
Sugestão: São Miguel de Varziela, concelho de Felgueiras ??!!
Não sei, mas talvez se voltar a ler o Bausvilla. Atenção que a freguesia poderá ser escrita como Barziella.
Cumprimentos
Eduardo de Vasconcelos Cardoso
Nota: Dependendo do ano a que se refere o seu registo.
Em 1821, Felgueiras continua sendo um concelho na divisão eleitoral e comarca de Guimarães, com 19 freguesias, 2817 fogos e 10410 habitantes. Posteriormente em 1833 aparece pertencendo à comarca de Amarante, sendo em 1835 dividida por questões judiciais pelos julgados de Barrosas, Fafe, Guimarães e Amarante. Era nesta altura do Distrito de Braga, passando em 1836 para o do Porto. Em 1840 fazia parte da comarca de Lousada e em 1841 foi dividida em quatro concelhos com as respectivas sedes em Airães, Torrados, Margaride e Vila Cova da Lixa. Em 1842 Felgueiras era concelho no distrito do Porto, com 23 freguesias e 4053 fogos, incluindo a freguesia de Pombeiro, que já tinha sido concelho. (in http://www.valedosousa.pt/ValeDoSousa/vPT/ValeDoSousa/Historia/felgueirashistoria.htm )
Direct link:
RE: Ajuda para comarca de Guimarâes
Estimado Eduardo de Vasconcelos Cardoso:
Obrigadissimo pela ajuda, é isso mesmo Barziella e o registo, como indico em minha mensagem anterior, é de 1675.-
Pronto, fica tudo completo.
Melhores cumprimentos,
Fernando
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Nov 2024, 07:16.