Família Valente e Carvalho

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Valente e Carvalho

#285626 | avalente | 25 Aug 2011 16:57

Resido no Brasil, Rio de Janeiro e conheci este site recentemente.É minha primeira participação neste fórum. Meus pais são de Portugal e através deste site, gostaria quem sabe, descobrir parentes e ligações familiares que possam existir tanto em Portugal como também aqui no Brasil.Sendo assim, seguem os dados dos meus pais:

Pai: Manoel Antônio Martins Valente
Data de nascimento: 11/04/1909
Local de Nascimento: Trás-Os-Montes
Filiação: Arthur Martins Valente e Francisca dos Prazeres Portas

Mãe: Maria Efigenia Marques de Carvalho
Data de nascimento: 10/06/1911
Local de nascimento: Porto
Filiação: Ernesto Marques de Carvalho e Aurelina Marques de Carvalho

No aguardo de algum contato,

Abraço a todos.

Américo de Carvalho Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#285631 | MCNN | 25 Aug 2011 17:19 | In reply to: #285626

Caro Américo de Carvalho Valente


O seu pai era de Alfândega da Fé, Distrito de Bragança.

E terá emigrado para o Brasil na companhia dos pais dele e ainda de dois irmãos, de nomes Luis António Martins Valente e António Manuel Valente.

Talvez logo à noite lhe possa dizer mais qualquer coisa.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#285636 | avalente | 25 Aug 2011 17:37 | In reply to: #285631

Caro Mário Navarro

Agradeço muitíssimo sua resposta. Realmente vieram para o Brasil além dos pais, os irmãos Luís e o Antônio. Já é um bom início.

Um grande abraço,


Américo C Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#285660 | MCNN | 25 Aug 2011 20:42 | In reply to: #285636

Caro Américo Valente


No site do Arquivo Distrital do Porto, e no que diz respeito à família do seu pai, podemos encontrar o que tudo indica que sejam os pedidos de passaporte de toda a família para o Brasil.

Assim, nestes links:


http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56769&FileID=_2470169

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56769&FileID=_2470170



pode consultar os registos de pedidos de passaporte para o Brasil (Santos), feitos em 17/02/1926 para:

Artur Martins Valente (filho de Manuel José Martins Valente e de Gracinda do Rego), 42 anos de idade

Francisca dos Prazeres Portas (filha de António Manuel Costa?/Portas? e de Ana de Jesus), 38 anos de idade

e de seus filhos

Manuel António Martins Valente, 17 anos

Luis António Martins Valente, 16 anos

António Manuel Valente, 10 anos

são todos dados como naturais de Alfândega da Fé. O que não se sabe é se são naturais da localidade com esse nome ou do concelho com esse nome.




Já no que diz respeito à sua mãe, encontrei estes pedidos de passaporte que aparentam ser da família da sua mãe.

Não encontrei o pedido de passaporte da sua mãe, mas terei encontrado o que aparentam ser os pedidos de passaporte dos pais dela e de um irmão dela.

Assim, nestes links:


http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56743&FileID=_2464952

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56743&FileID=_2464951

pode consultar os pedidos de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) feitos em 27/10/1921 para:

Ernesto Marques de Carvalho, natural de Arouca, filho de Joaquina Emília), 36 anos de idade, ourives?

Aurelina Correia Leal, natural de S. João da Pesqueira, filha de Aurora da Conceição, 35 anos de idade

e do seu filho

Américo Marques de Carvalho, natural do Porto, 13 anos de idade


O que me leva a suspeitar que se trate da família da sua mãe é o nome do chefe de família (igual ao do seu avô) casado com uma senhora chamada Aurelina (que não é um nome muito comum).

Eventualmente o amigo Américo poderá confirmar se a sua avó era Correia Leal e/ou se teve um tio chamado Américo.

De qualquer forma, quer num caso quer noutro caso estamos perante pedidos de passaporte. Nada garante que tenham todos viajado e que o tenham feito imediatamente a seguir aos pedidos de passaporte.

Se se confirmarem que se trata dos pedidos de passaporte que lhe interessam, ao menos já sabe onde nasceram os seus avós, e onde procurar familiares.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#285667 | avalente | 25 Aug 2011 21:36 | In reply to: #285660

Olá Mário.

Voce não imagina a grande satisfação que voce me proporcionou com todas estas informações que voce conseguiu. Estou já há algum tempo, tentando encontrar alguma pista da procedencia dos meus pais e voce conseguiu isto em curtíssimo espaço de tempo!
Vamos lá! Realmente meu avô era ourives, eu tive um tio Américo o qual voce cita nas informações. Por parte da minha mãe, recebi hoje uma mensagem do arquivo distrital do Porto e informa o numero de assento e ano. Já solicitei a certidão de nascimento dela e através disto saberei a localidade do seu nascimento.
Por parte de meu pai, é isto mesmo que voce descreveu. Acredito ainda que viajou junto com eles para o Brasil, uma tia minha de nome Natalina, mas acredito que pelo voce mostrou ela deve ter tirado o passaporte em outra época.
Mas é isso aí, eles vieram para o Brasil e fizeram suas vidas aqui. A partir destas informações, tenho mais ânimo na procura de familiares.

Mais uma vez, agradeço a sua pesquisa e o seu tempo dispendido em obter estas informações. Caso necessite de algo aqui do Rio de Janeiro, por favor entre em contato. Estarei à disposição.

Um grande abraço.

Américo C Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#285847 | MCNN | 27 Aug 2011 23:49 | In reply to: #285667

Olá Américo


Sendo os seus avós maternos naturais de terras tão distantes entre si, o mais provável é terem casado no Porto, onde vieram a ter 2 filhos.

Esse registo de casamento, conjugado com o assento de baptismo da sua mãe, devem permitir-lhe saber com mais precisão de onde é que os seus avós maternos eram naturais.

Arouca e São João da Pesqueira são os concelhos onde eles devem ter nascido, mas em que freguesias desses concelhos eles nasceram o Américo ainda não tem a certeza. Arouca, por exemplo, deve ter cerca de 20 freguesias ...

É essa a informação que o assento de nascimento da sua mãe e/ou o assento de casamento dos pais dela lhe poderão dar.

Quando receber o assento de nascimento da sua mãe, esse assento muito provavelmente terá a indicação sobre onde é que os seus avós casaram. Se se limitar a dizer que casaram no Porto, sem especificar em que freguesia, isso tornará a busca desse assento de casamento muito mais complicada.

De qualquer forma, e caso o assento de baptismo da sua mãe não especifique em que freguesia os pais dela nasceram, procurar o assento de casamento deles será sempre uma boa ideia.

Isso será importante, claro está, para o caso de tentar procurar familiares seus aqui em Portugal.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#286274 | avalente | 02 Sep 2011 16:16 | In reply to: #285847

Olá Mário,

Mais uma vez agradeço sua ajuda. Hoje em consulta no portal do cidadão verifiquei que a certidão da minha mãe já foi enviada. Estou aguardando este recebimento. Por parte do meu pai, recebi um email da diretora do arquivo distrital de Bragança, informando que não havia encontrado o assentameto de meu pai e orientou-me a solicitar a pesquisa a CRC de Alfandega o que ainda farei hoje.
Informarei assim que receer a certidão.

Um abraço.

Américo Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#286501 | avalente | 05 Sep 2011 00:50 | In reply to: #286274

Olá Mário,
Recebi a certidão da minha mãe ontem (03/09) pelo correio e assim como voce previu consta a freguesia onde ela nasceu. Consta seu nascimento na freguesia de Bomfim nesta cidade (acredito que a cidade seja Porto). Por parte do meu pai, continuo na pesquisa e aguardando alguma resposta do CRC Alfandega.
Estou com uma outra pesquisa por parte da família da minha esposa e tentei realizar a pesquisa no site que vc colocou no link com as informações dos meus pais, porém não obtive êxito. Realizei inclusive meu cadastro no site mas não consegui. Pergunto a voce, se existe alguma forma de preencher aqueles dados do site para a pesquisa. Disponho do nome da pessoa, dos pais, da data de nascimento e local que por concidência é também de Trás-os-Montes.
Peço-te desculpas pelo incômodo, mas se puder me ajudar, ficarei muitíssimo agradecido.

Um abraço.

Américo Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346489 | avalente | 22 Mai 2014 02:20 | In reply to: #286501

Boa noite a todos! Reativei a minha busca por parentes em Portugal. Agora além de tentar montar a árvore genealógica da minha família, resolvi tirar a cidadania portuguesa. Na minha última postagem, tive grande ajuda do Amigo Mário que conseguiu informações valiosas, fazendo com que eu conseguisse solicitar a certidão de nascimento da minha mãe. Não tive a mesma sorte com relação a certidão de nascimento (registo de batismo do meu pai. Já tentei inclusive com solicitação de consulta no Arquivo de Bragança ( por ter mais de cem anos) e não obtive êxito. Venho solicitar, se alguém puder orientar-me, ou alguma dica onde eu possa tentar obter este registo. Desde já, agradeço a ajuda. Abraço à todos. Américo C Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346499 | MCNN | 22 Mai 2014 14:51 | In reply to: #346489

Caro Américo Valente

Em primeiro lugar, deixe-me que lhe diga que só hoje que li esta sua mensagem é que me apercebi que me havia endereçado outra em 05/09/2011.

Em virtude dessa sua mensagem de 05/09/2011 não ter sido introduzida no forum como resposta a uma mensagem minha, eu não recebi o respectivo alerta automático pelo que não me dei conta da mesma.

Por esse motivo, não tive oportunidade de lhe dar a ajuda que me solicitou relativamente à busca de um familiar da sua esposa.

Caso, passado todo este tempo, ainda estiver interessado nessa busca eu terei todo o gosto em tentar ajudá-lo.

Relativamente a esta sua mensagem de hoje, contactei o Arquivo Distrital de Bragança para confirmar se os livros de Alfândega da Fé da época em que o seu pai terá nascido se encontravam ou não à guarda desse Arquivo ou se ainda estariam na Conservatória do Registo Civil.

A razão de ter feito essa pergunta prendeu-se com o facto de que, de acordo com o site do Arquivo, eles só teriam livros de baptismos da paróquia de Alfândega da Fé até 1902.

Ora a resposta que obtive foi a de que tinham já os livros dessa paróquia até 1911. Aliás, esses livros foram já digitalizados, mas ainda deverá demorar algum tempo até que eles sejam consultáveis na internet.

Ora o amigo Américo disse que tinha contactado o Arquivo e que não obteve êxito. Mas o que é que lhes pediu exactamente e qual foi a resposta deles ? Presumo que lhes terá dado o nome do seu pai, o nome dos pais dele, a paróquia onde procurar (presume-se que o seu pai teria nascido na paróquia de Alfândega da Fé, mas a verdade é que não se tem a certeza disso) e a data de nascimento do seu pai (11/04/1909).

Ora eu tenho algumas dúvidas relativamente à data de nascimento do seu pai, pois essa data à partida não estaria de acordo com a idade declarada quando seu pai pediu passaporte em 17/02/1926. Se ele então declarou ter 17 anos, isso equivaleria a dizer que ele não poderia ter nascido em 11/04/1909 pois nesse caso ele teria isso sim 16 anos.

Ora seu pai pode ter nascido em 11/04/1908. Se foi esse o caso, o baptismo dele teria ocorrido em 1908 e não em 1909. Caso o Arquivo de Bragança, baseado na data de nascimento que lhes forneceu, tenha procurado o baptismo de seu pai no livro de baptismos de 1909, isso faria com que não o tivessem encontrado (partindo do princípio, claro está, que ele teria nascido em 1908).

Assim, e para podermos ajudá-lo melhor, convinha que esclarecesse exactamente o que pediu ao Arquivo e qual a resposta que obteve, nomeadamente em que livros é que eles procuraram.

Entretanto, constata-se que os seus avós paternos tinham já antes de 1926 pedido passaporte para o Brasil, mais precisamente em 02/06/1911. Pelo que consta do pedido de passaporte feito em Bragança, eles não levaram com eles nem o seu pai nem o irmão de seu pai que nasceu pouco depois dele (eles eram ainda muito novos).

Pode ver esse pedido de passaporte aqui:

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/viewer?id=1232401

(tem de escolher a imagem 269.tif, e é o registo número 682)


Espero que tenha já obtido a sua nacionalidade.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346500 | avalente | 22 Mai 2014 15:49 | In reply to: #346499

Prezado Mário Navarro, Bom dia!
Mais uma vez agradeço sua valiosa ajuda. A minha nacionalidade, na verdade está dependendo deste regito de batismo do meu pai, tendo em vista ser necessário os registos do meu pai e da minha mãe por serem portugueses. O registo da minha mãe eu consegui com sua ajuda e já estou de posse do mesmo. No último contato que tive por e-mail com o Arquivo Distrital de Bragança, recebi da Sra. Alda Luisa Berenguel, a seguinte resposta:

"De acordo com o solicitado por V. Ex.ª, informo que o Arquivo Distrital de Bragança só possui livros de registos de Alfandega da Fé até 1899.
Deverá reencaminhar o pedido para a Conservatória do registo Civil de Alfandega da Fé. O endereço é o seguinte:
Conservatória do Registo Civil, Predial e Cartório Not. Alfândega da Fé
Praça do Município, 134
5350 – 017 Alfândega da Fé
Telef. 279 460 030
Fax. 279 460 039
Email: crcpncom.alfandega-fe@dgrn.mj.pt

Não consegui encontrar a mensagem que enviei ao Arquivo Distrital de Bragança, mas as informações que passei para eles, foram justamente as que você conseguiu, como nome , data de nascimento, local e as informações sobre pedido de passaporte e nome dos pais. Após esta resposta, tentei fazer contato através de e-mail do Registo de Alfândega e não consegui. Agora, como estou com um pouco mais de folga, resolvi dar andamento ao processo. Sobre a data de nascimento, o detalhe da idade levantado por você, pode ter fundamento. Aliás, acredito também que o nome dele também possa estar registrado como Manuel, ao invés de Manoel. Meus pais faleceram quando eu tinha 13 e 15 anos, mas mesmo assim, tenho uma vaga lembrança dele comentar algo sobre o nome. Aqui no Brasil, toda documentação dele, consta como Manoel.
De qualquer forma Mário, toda ajuda que você conseguir, para mim, será de grande valia. Sobre o parente da minha esposa, caso tenha disponibilidade de ajudar, também seremos muito gratos. As informações que temos são:
João Batista Martins - pai: Manoel Martins; mãe: Maria Martins - nascimento 1 de julho de 1901 ou 1903 (não têm certeza) e também da região de Trás-os-Montes.

Sobre a nacionalidade portuguesa, estou tendo uma possibilidade de trabalhar em Portugal, em uma empresa, que trabalha com resgate aeromédico e na campanha de fogos. Mas é uma tentativa a médio prazo.

Mais uma vez agradeço sua resposta e ajuda.
Um forte abraço.

Américo C Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346503 | MCNN | 22 Mai 2014 16:16 | In reply to: #346500

Caro Américo Valente


Quando o Arquivo de Bragança lhe deu essa resposta ainda não tinha os livros de Alfândega da Fé da época que lhe interessa, logo não fez nenhuma busca. Mas agora já os tem. logo já pode procurar o baptismo do seu pai !!!

Logo mais, e com mais tempo, eu voltarei aqui para voltarmos a falar sobre o que fazer relativamente a procurar o assento de baptismo de seu pai.

Mas há uma coisa que eu lhe queria dizer desde já. que é a de que para obter a cidadania portuguesa basta o simples facto de ter encontrado o assento de baptismo de sua mãe para poder dar início desde já ao seu processo.

Basta um dos progenitores ser português para o filho poder adquirir a cidadania portuguesa, não têm de ser os dois. Mesmo que o seu pai fosse brasileiro, o facto da sua mãe ser comprovadamente portuguesa é condição suficiente para o amigo Américo solicitar a aquisição da nacionalidade portuguesa. Mesmo que por um grande azar acabe por nunca conseguir encontrar o assento de baptismo do seu pai em Portugal, isso não é factor impeditivo para poder obter desde já a cidadania portuguesa. Já encontrou o baptismo em Portugal da sua mãe, logo já pode pedir a nacionalidade portuguesa.

Um grande abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346506 | avalente | 22 Mai 2014 16:26 | In reply to: #346503

Bom saber meu Amigo! Aguardarei seu contato. Um abraço.

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346516 | MCNN | 22 Mai 2014 22:12 | In reply to: #346506

Boa noite amigo Américo

Quando há algum tempo contactou o Arquivo Distrital de Bragança, deduz-se pela resposta que eles eles então lhe deram que ainda não tinham à sua guarda os livros de baptismos de Alfândega da Fé relativos à época em que o seu pai nasceu. Foi por isso que o encaminharam para a Conservatória do Registo Civil. Eles não chegaram sequer a procurar nada porque não tinham os livros com eles.

Mas, tal como tive já oportuninade hoje de lhe dizer, a situação entretanto mudou. De acordo com o que me informaram hoje telefonicamente, o Arquivo Distrital de Bragança já tem em seu poder os livros paroquiais do concelho de Alfândega da Fé até 1911.

Ora, o que terá agora de fazer é pedir-lhes de novo que procurem o baptismo do seu pai. Diga-lhes o nome do seu pai, o nome dos pais dele, a data previsível de nascimento dele (salientando que não tem a certeza absoluta se ele nasceu em 1908 ou 1909) e diga-lhes que, não tendo também a certeza absoluta de que ele nasceu na paróquia de Alfâmdega da Fé, presume que foi nessa paróquia que ele nasceu, pelo que deverão procurar o baptismo do seu pai nessa paróquia. Aliás, de acordo com o pedido de passaporte que hoje lhe enviei, o seu avô paterno seria à partida natural da paróquia de Alfândega da Fé. A questão do Manuel ou Manoel não dificultará a busca, pois antigamente em Portugal utilizavam-se as duas grafias para esse nome.

Depois aguarde a resposta deles, se encontrarem óptimo, se não encontrarem isso quererá dizer que o seu pai terá sido baptizado noutra qualquer paróquia de Alfândega da Fé.

Mas, de qualquer forma, e independentemente do sucesso que tiver nesta busca e/ou do tempo que esta demorar, reitero o que lhe já disse hoje, nada o impede de pedir desde já a nacionalidade portuguesa, informe-se junto do consulado português do Rio de Janeiro.

Para terminar, eu vou ver o que consigo encontrar relativamente ao familiar da sua esposa e depois digo-lhe alguma coisa.

Se precisar de mais alguma ajuda, diga.

Um grande abraço e

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#346518 | avalente | 22 Mai 2014 22:26 | In reply to: #346516

Boa noite Amigo Mário,
Seguirei a sua orientação e amanhã ligarei para o consulado. Hoje após sua mensagem, acessei o site deles e já preenchi a declaração de nascimento e juntarei os demais documentos para o agendamento. Espero que agora eu consiga o registo, mas se caso eu tiver alguma dificuldade, irei abusar da tua boa vontade em ajudar-me. Amanhã eu tendo resposta do consulado, posto aqui. Tenha uma boa noite, um bom descanso meu Amigo e obrigado mais uma vez. Um abraço.

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#347067 | avalente | 10 Jun 2014 00:08 | In reply to: #346516

Boa noite Amigo Mário,

Trago notícias sobre a pesquisa no arquivo de Bragança. Solicitei uma nova pesquisa conforme sua orientação e esta semana recebi um e-mail informando que encontraram o assento de baptismo do meu pai. Ao que parece, realmente foi de 1908 (pela mensagem que recebi). Esta semana farei a transferencia para enviarem-me o assento. Quero mais uma vez agradecer a sua ajuda, pois sem ela, acredito que iria sofrer muito até obter alguma informação positiva.

Um forte abraço.

Américo de Carvalho Valente

Reply

Direct link:

RE: Família Valente e Carvalho

#347074 | MCNN | 10 Jun 2014 11:23 | In reply to: #347067

Caro amigo Américo Valente

Não tem nada a agradecer, e fico feliz porque a sua busca irá ao que tudo indica ter um final feliz.

E, confirmando-se que seu pai nasceu em 1908, isso quererá dizer que estava correctamente indicada a sua idade aquando do pedido de passaporte.

Espero que corra tudo bem e rápido com o seu processo de obtenção de nacionalidade portuguesa.

Ao que me apercebi, estes processos estão agora muito mais rápidos do que antigamente. Há pouco tempo uma pessoa amiga, no Consulado Português em São Paulo, demorou pouco mais de um mês para adquirir a nacionalidade portuguesa num caso como o seu (filho de português).

Um grande abraço e

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Okt 2024, 13:26.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen