Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares
This topic is classified in rooms: Cargos | Pessoas
Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares
Procuro informações, nomeadamente em obras literárias, memórias ou monografias locais, sobre a actividade dos cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares, nos séculos XVIII e XIX em Portugal.
Portugueses ou estrangeiros, tinham funções essencialmente nas relações comerciais e sem relação com os diplomatas dos respectivos países. Eram normalmente negociantes e encontravam-se, na maioria esmagadora dos casos, em localidades portuárias no continente e nas ilhas.
Todas as informações serão benvindas e importantes para o estudo que estou a concluir.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares
Caro Lourenço,
Tenho um antepassado, Agostinho Rodrigues Albino, natural do Porto, que desempenhou as funções de vice-cônsul do Uruguai em Setúbal, em 1855, pelo menos.
Foi nomeado em 20 de Março de 1847 ("Anuário português, histórico, biográfico e diplomático", António Valdez, p. 134, 1855).
Faleceu em 1868 em Setúbal (ainda estou à procura da assento de baptismo...), onde residia e era abastado comerciante e propritário.
Na então vila de Setúbal era Administrador do Régio Contrato do Tabaco.
Foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo em 27/03/1840, por D. Maria II "em atenção aos padecimentos, que por sua lealdade à Causa do Throno Legítimo e da Liberdade sofreu na calamitosa ephoca da Usurpação" (Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv. 13, fl. 12).
Se necessitares de mais detalhes dispõe.
Abraço,
Henrique Albino Figueira
Direct link:
RE: Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares
Caro Henrique
Muito obrigado. O meu trabalho é sobre os Cônsules das Duas-Sicílias e interessam-me referências aos cônsules e suas funões, nomeadamente em memórias, monografias, etc.
O perfil deste teu antepassado é caracterítico da maiori dos cônsules e vice-cônsules: abastado comerciante e proprietário, administrador do Régio Contrato do Tabaco, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Um abraço
Lourenço
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Nov 2024, 21:52.