Família Soares de Lomba-Gondomar

This topic is classified in rooms: Famílias

Família Soares de Lomba-Gondomar

#287444 | cidasoares | 17 Sep 2011 04:30

Procuro por parentes, meus avós vieram para o Brasil em 1918, eram naturais de Lomba, Manuel Soares filho de Daniel Soares e Rosalina. Adoraria poder fazer contato com parentes em Portugal.

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287528 | MCNN | 18 Sep 2011 15:55 | In reply to: #287444

Boa tarde


Não conheço nenhum parente seu, mas vou dar-lhe alguns elementos que poderão ser-lhe úteis nesse sentido.

Como não indicou o nome da sua avó, baseei as buscas apenas no nome do seu avô.

Primeiramente, encontrei os registos de pedido de passaporte para o Brasil não só do seu avô, mas também de dois irmãos dele. Todos os pedidos eram para o Brasil (Santos).

O primeiro a pedir o passaporte foi o seu avô. Apesar de afirmar que os seus avós foram para o Brasil em 1918, a verdade é que ele pediu passaporte no Porto em 20/02/1920. Tinha 32 anos e era casado. É este o registo do pedido (registo 791):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56735&FileID=_2463225

Nada impede que ele tenha ido para o Brasil em 1918, regressado a Portugal e voltado a ir para o Brasil em 1920.

Sete anos depois, em 12/04/1927, foi a vez do irmão dele, de nome Eugénio Soares, de 37 anos de idade, casado, fazer o pedido, É este o registo do pedido (registo 2326):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56777&FileID=_2471872


Finalmente, em 14/07/1928, foi a vez de um outro irmão do seu avô, de nome Francisco Soares, de 33 anos de idade, solteiro, fazer igualmente o pedido. É este o registo do pedido (registo 1098):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56784&FileID=_2474505


Não sei se tinha ou não conhecimento destes irmãos do seu avô. Repare que o facto de se pedir passaporte não implica necessariamente que se tenha feito a viagem. E mesmo fazendo a viagem, a pessoa tanto podia ficar no Brasil como podia regressar a Portugal.

O seu avô comprovadamente fez a viagem, mas os irmãos dele não sei.

De qualquer forma, e atendendo a que os registos paroquiais da Lomba, estão acessíveis online, fui lá dar uma pequena olhada. O que me interessava era não tanto os assentos de baptismo deles, mas sim eventuais averbamentos (de casamento, de óbito) que os mesmos contivessem, pois poderiam dar pistas dos locais por onde eles teriam vivido. E como os irmãos foram indo para o Brasil cada um por si, queria ver se o seu avô teria tido mais irmãos para além desses dois.

Comecei por procurar o assento de casamento dos seus bisavós (Daniel Soares e Rosalina Francisca). Eles casaram na Lomba em 28/01/1883. De notar que apesar da sua bisavó ser natural da Lomba, o seu bisavô era de Pedorido, que dista a pé apenas cerca de 4 km da Lomba, mas que faz parte doutro concelho (Castelo de Paiva) e de outro distrito (Aveiro). O registo é este (registo 3):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=58582&FileID=_2513721

Sabendo quando eles tinham casado, sabia a partir de quando procurar filhos.

O primeiro filho chamou-se Manuel, mas não era o seu avô, pois o seu avô teria nascido por volta de 1887 e este nasceu em 07/12/1884. O registo de baptismo é este:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=58561&FileID=_2513217

Para darem o nome de Manuel ao seu avô, concluí que o mais provável era que este filho tinha falecido antes do nascimento do seu avô. E assim foi, ele faleceu em 22/10/1886.

O segundo filho chamou-se também Manuel, e era o seu avô, tendo nascido em 11/02/1887. O registo de baptismo está aqui (registo 8):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=58562&FileID=_2513256

O terceiro filho nasceu em 28/07/1889 e chamou-se Eugénio. Trata-se do Eugénio Soares que pediu passaporte para o Brasil. O assento de baptismo é este:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=58564&FileID=_2513317

Como pode ver, apenas tem o averbamento do seu casamento em 1924 com Maria Alves Soares em Castelo de Paiva. Não descobri o passaporte dela para o Brasil, mas descobri o passaporte de dois irmãos dela. Muito provavelmente não terá ido com o marido para o Brasil, pelo que este deve ter regressado a Portugal. Mas isso não passa de especulação minha.

Os quarto e quinto filhos nasceram em 25/02/1893. Foram dois gémeos e chamaram-se António e Maria. Pode ver ambos os assentos aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=58568&FileID=_2513420

Enquanto que o assento de António não contém quaisquer averbamentos, o mesmo não acontece com o de Maria. Assim, pode ler-se que ela casou em 02/08/1914 na Lomba com Paulino Gonçalves Cardoso, que enviuvou em 09/10/1949 e faleceu na Lomba em 20/02/1973. Aparenta ter vivido sempre na Lomba. Tenha em atenção que, caso ela tenha tido filhos, eles devem ter o apelido(sobrenome) Cardoso ou Soares Cardoso.

O sexto filho nasceu em 01/03/1895, e era o Francisco cujo pedido de passaporte encontrei. O assento de baptismo está aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=58570&FileID=_2513472

O único averbamento que possui corresponde ao seu falecimento, em 16/03/1970 na Lomba. Não se sabe pois se chegou a casar e ter filhos, apenas se sabe que faleceu em Portugal.

Finalmente, o sétimo filho nasceu em 26/08/1899 e chamava-se Maria José. O assento de baptismo está aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=58554&FileID=_2512870

Pelos averbamentos ficamos a saber que casou na Lomba em 05/11/1920 com António Francisco Martins, enviuvou em 06/12/1976 e faleceu na Lomba em 03/12/1991. Aparenta ter vivido sempre na Lomba e filhos que tenha tido devem ter apelido Martins ou Soares Martins.

Não sei se os seus bisavós tiveram ou não mais filhos porque só estão disponibilizados baptismos da Lomba até 1900.

Para finalizar esta minha já longa mensagem, lembre-se que para encontrar parentes vivos não se deve confinar ao apelido Soares. Além do Soares deve também procurar por Alves Soares, Cardoso, Soares Cardoso, Martins e Soares Martins.

Uma forma de procurar é pelas listas telefónicas. Tem aqui este site:

http://www.pbi.pai.pt/

e procure na Lomba, Gondomar.

Pode também pedir à Conservatória do Registo Civil de Gondomar cópias não autenticadas dos assentos de óbito dos irmãos (e cunhados) do seu avô. Eventualmente esses assentos identificam alguns dos filhos dos falecidos.

Já agora, quando procurei os baptismos dos irmãos do seu avô, encontrei muitos baptismos de filhos de irmãos do seu bisavô, ou seja, primos do seu avô.

Devem pois existir muitos Soares na Lomba.

Boa sorte



Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287570 | cidasoares | 19 Sep 2011 03:22 | In reply to: #287528

Chego a ficar com o coração na boca... sinceramente não esperava por respostas tão rápidas e tão precisas. Lembro muito de minha vó falar em Aveiro, e tudo o que você pesquisou confirma isso. Desculpe por não ter citado minha avó, chamava-se Laura Moreira (estranho não ter o sobrenome do meu avô), sei que quando vieram para o Brasil tinham já uma menina de nome Maria. Quanto a data da vinda ao Brasil é exatamente como na tua pesquisa, confirmei no passaporte. Quando menina ouvia falar e tenho até fotos de um parente chamado Arino (não sei o sobrenome), que acreditava ser irmão do meu avô, mas pela tua pesquisa os nomes eram outros. Te agradeço imensamente, e procuro manter contato. Tem uma fase na vida em que sentimos vontade de procurar nossa raízes.Tenho imensa vontade de conhecer a Terra de meus avós, fui criada na casa deles até os 7 anos e as lembranças são muito fortes.
Um grande beijo de coração.
Maria Soares Cabral

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287571 | cidasoares | 19 Sep 2011 03:34 | In reply to: #287570

Perdão errei o nome da avó... Laura Rodrigues.

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287577 | MCNN | 19 Sep 2011 11:04 | In reply to: #287571

Cara Maria

Não se esqueça que o seu avô pode ter tido mais irmãos, pois eu só consegui pesquisar até 1910.

Já agora, tinha conhecimento dos outros irmãos do seu avô ? Sabe se aqueles dois que pediram passaporte para o Brasil sempre chegaram a ir ?

Agora, no que diz respeito à sua avó, ela também era natural da Lomba ? E sabe como se chamavam os pais dela ?

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287580 | MCNN | 19 Sep 2011 11:32 | In reply to: #287571

Olá Maria

Esqueça as perguntas que fiz sobre sua avó. Não tinha reparado, mas imediatamente a seguir ao pedido de passaporte do seu avô vem o pedido da sua avó.

Já agora, a Maria não se tinha enganado com o nome da sua avó.

Logo à noite, em casa, vou ver se descubro mais alguma coisa.

Para terminar, a Maria disse que os seus avós quando foram para o Brasil levaram consigo uma filha de nome Maria. Mas no pedido de passaporte da sua avó julgo conseguir ler que, para além da referida Maria levava também uma menina de nome Lídia com 2 anos.

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287585 | cidasoares | 19 Sep 2011 15:13 | In reply to: #287580

Olá Mario, não tenho nenhum documento de minha avó, portanto não sei o nome dos pais, quanto aos tios Eugênio e Francisco, acredito nunca terem vindo ao Brasil, pois como disse morava com meus avós e nunca ouvi falar destes irmãos.
Quanto a menina Maria criou-se e faleceu aqui, porém Lídia nunca sequer ouvimos falar. Meu pai Antonio Soares nasceu aqui no Brasil em janeiro de 1922. Lembro-me que minha avó falava demais em Aveiro, por isso procurei parentes sempre por lá. Só recentemente quando achei o passaporte de meu avô é que comecei a procurar por Gondomar-Lomba.
Um enorme abraço e grata pela ajuda.
Beijos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287649 | MCNN | 20 Sep 2011 17:57 | In reply to: #287585

Bom dia Maria

Tal como afirmei na minha mensagem anterior, tudo indica que o pedido de passaporte que vem imediatamente a seguir ao do seu avô corresponde ao da sua avó.

A Maria disse primeiro que a sua avó chamava-se Laura Moreira, e posteriormente corrigiu o nome dela para Laura Rodrigues.

Pois bem, o pedido de passaporte que vem a seguir ao do seu avô é para uma senhora de nome Laura Rodrigues Moreira, casada, de 27 anos, natural de Penafiel, filha de António Rodrigues e de Maria Moreira.

Deve pois, com toda a certeza, ser o pedido de passaporte da sua avó.

O facto de vir indicado apenas como sendo natural de Penafiel representava à partida um obstáculo. O concelho de Penafiel tem mais de 40 freguesias, e era necessário saber de qual delas era natural a sua avó.

Uma vez que o Concelho de Penafiel faz fronteira com o de Gondomar, optei por procurar primeiro na freguesia mais próxima da freguesia da Lomba, que era a freguesia de Sebolido.

Uma nota que lhe queria desde já deixar é que o concelho de Penafiel tem, comparativamente com o concelho de Gondomar, bastante menos livros paroquiais disponibilizados para consulta online.

No caso da freguesia de Sebolido, só tem baptismos até 1894, mas pela idade que a sua avó afirmava ter quando pediu o passaporte deveria dar para encontrar o seu baptismo caso ela tivesse nascido nessa freguesia, pois deveria ter nascido em 1893.

E encontrei de facto o seu baptismo. Sua avó nasceu no lugar de Rio Mau, freguesia de Sebolido, concelho de Penafiel em 11/01/1892. Quando ela pediu o passaporte tinha de facto 28 anos e não 27 anos como indicou. Mas isso nessa época era muito habitual. O seu registo de baptismo está aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=11483&FileID=_321454

O lugar de Rio Mau fica na margem Norte do rio Douro e, em linha recta, fica muito perto da Lomba (que fica na margem Sul do rio Douro).

Já agora, queria precisar melhor o lugar onde nasceu o seu avô. Ele nasceu na freguesia da Lomba, mas no lugar de Areja. Esse lugar fica mesmo nas margens do Douro.

De Rio Mau a Areja era muito perto ... de barco !!!!

Como lhe disse anteriormente, só se podem consultar baptismos até 1894 para a freguesia de Sebolido. Não encontrei nenhum irmão ou irmã mais novo(a) que sua avó até 1894.

Mas encontrei vários irmãos e irmãs mais velhos do que a sua avó. Curiosamente, a sua avó tem um ponto em comum com o seu avô. O irmão da sua avó que nasceu imediatamente antes dela era uma menina e que também foi baptizada com o nome de Laura. Presumo que terá falecido pouco depois de nascer e os seus bisavós deram o mesmo nome à filha que nasceu a seguir.

Os irmãos que encontrei da sua avó foram os seguintes:

Margarida, que nasceu em 12/09/1879 e que terá falecido em 1952 de acordo com o averbamento existente no registo:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=11483&FileID=_321279


Rosália, que nasceu em 02/02/1881:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=11483&FileID=_321288


Manuel, que nasceu em 06/08/1885

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=11483&FileID=_321330


Ramiro, que nasceu em 14/10/1887

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=11483&FileID=_321370


Laura, que nasceu em 31/12/1889. Trata-se da irmã de sua avó que nasceu imediatamente antes dela e que presumo que terá falecido.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=11483&FileID=_321424


Não encontrei mais irmãos da sua avó, mas ainda quero voltar a dar uma vista de olhos nesses livros os quais, como pode comprovar, são de leitura bem mais difícil do que os da Lomba.

Como pode ver, estes registos são muito pobres no que diz respeito a averbamentos, pelo que nenhumas pistas fornecem sobre o trajecto de vida dessas pessoas.

Também não encontrei os casamentos dos seus bisavós porque só estão disponibilizados os casamentos até 1875, e os seus bisavós devem ter casado por volta de 1877/1878.

Outra coisa que também é perceptível nesses assentos de baptismo é que a sua bisavó tanto usava o nome de Maria Moreira como o de Maria de Sousa. No início cheguei a ter dúvidas sobre se seria a mesma pessoa, mas olhando para os assentos os avós paternos são sempre os mesmos.

Como lhe disse anteriormente, só estão disponibilizados os baptismos até 1894, pelo que é provável que a sua avó tenha tido irmãos mais novos do que ela.

E eu desconfio que encontrei os pedidos de passaporte para o Brasil de dois deles.

O primeiro deles é o pedido de passaporte feito em 15/12/1920 por Adão Rodrigues Moreira, solteiro, de 19 anos de idade, filho de António Rodrigues e de Maria de Sousa, natural de Penafiel e residente na freguesia de Sebolido:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56740&FileID=_2464316


O segundo é o pedido de passaporte (contém fotografia) feito em 13/01/1942 por Henrique Rodrigues Moreira, solteiro, de 42 anos de idade, filho de António Rodrigues e de Maria Moreira, natural de Penafiel:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=64689&FileID=_2768748


Não lhe posso garantir que sejam, de facto, irmãos da sua avó, mas quer o nome deles quer o nome dos pais deles quer ainda a sua naturalidade parecem apontar nesse sentido. Mas só se pode ter a certeza consultando os respectivos baptismos. De qualquer forma, veja a fotografia do Henrique, quem sabe nota similitudes com alguém da sua família !!!!!

Não sei se tinha conhecimento dalgum destes muitos irmãos da sua avó, mas já sabe que, para procurar familiares seus em Portugal, deve igualmente procurar na freguesia de Sebolido.


Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287663 | cidasoares | 20 Sep 2011 22:14 | In reply to: #287649

Receber tuas mensagens deixa-me em estado de encantamento, é como se estivesse andando por aí...
Quando nasci em 1959, meus avós já tinham idade avançada 72 e 67 anos respectivamente. Meu pai, tios e tias (todos hoje já falecidos), jamais comentaram sobre algum tio ou qualquer parente de Portugal aqui no Brasil. Acredito que efetivamente tenham perdido todo e qualquer contato. O único nome que ouvia falar era um Sr. Arino que estabeleceu-se no estado do Mato Grosso, e que se correspondia com meu avô, pelas fotos os dois pareciam ter idade semelhante. Acredito agora tratar-se de algum amigo de imigração.

Te agradeço a atenção, vou continuar procurando agora com muito mais dados.

Um enorme abraço, fizestes uma grande amiga

Maria Soares

Reply

Direct link:

RE: Família Soares de Lomba-Gondomar

#287670 | MCNN | 20 Sep 2011 23:31 | In reply to: #287663

Minha cara Maria

Fico muito contente por tê-la ajudado um pouco a descobrir as suas raízes.

Uma coisa lhe quero dizer desde já. Os seus avós nasceram num dos locais mais bonitos de Portugal. São aliás famosos os cruzeiros no rio Douro em virtude das suas paisagens espectaculares.

E um dia, quando fizer um desses cruzeiros, a Maria irá ter um bónus muito especial. Irá passar mesmo junto à terra dos seus avós, Areja e Rio Mau.

Voltando à questão inicial, que é a de a Maria conseguir encontrar parentes seus, o mais natural é que todos estes irmãos e irmãs dos seus avós que eu fui desfiando ao longos destas mensagens já terão falecido.

A Maria pode contar com encontrar eventualmente alguns dos filhos deles ainda vivos, mas netos deles acredito que deve encontrar bastantes.

O problema será mesmo encontrá-los.

Eu já lhe dei duas pistas, mas ambas falíveis, A lista telefónica e os assentos de óbito dos irmãos (e dos respectivos cônjuges) dos seus avós.

Claro está que se um dia se decidir a visitar a terra dos seus avós, poderá perguntar de viva voz aos habitantes locais pelos seus parentes. Com tantos irmãos que os seus avós tiveram, decerto que rapidamente alguém se lembrará de um deles.

No meio deste processo de busca, o mais difícil será mesmo encontrar o primeiro parente e estabelecer contacto com ele. Depois de encontrado esse primeiro parente e estabelecido contacto, ele mesmo encarregar-se-á de fornecer pistas para encontrar os demais parentes.

Desejo-lhe muito boa sorte, e se precisar de alguma coisa avise.

Um abraço amigo


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 11 Okt 2024, 05:27.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen