Morais Sarmento

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Morais Sarmento

#294099 | assisarq | 06 Jan 2012 14:50

Família Morais Sarmento de Vila Flor

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#294239 | f4b2 | 08 Jan 2012 11:51 | In reply to: #294099

Caro Confrade

Estive a pequisar os Anuários de 1908/1909 e em Vila Flor não vi nenhum Moraes Sarmento,mas em Chaves referenciei vários,cito:

- AURÉLIO AUGUSTO MORAES SARMENTO - Coronel, Commandante do Regimento de Cavallaria nº6 (1º,2º e 3º esquadrões),em Chaves,1909

- FRANCISCO B. MORAES SARMENTO - Secretário do Lyceu de Chaves,1908

- FRANCISCO BERNARDINO SARMENTO - Veternário em Chaves,1909

- JOSÉ JOAQUIM MORAES SARMENTO - Pharmácia em Chaves ,1908

- ABILIO SARMENTO - Notário em Chaves,1908

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#295156 | Limão | 20 Jan 2012 00:55 | In reply to: #294099

Caro confrade,
Veja no Forum a resposta a João Barroca.
Em "Guimarães Velhas Casas" de D. Maria Adelaide, Casa do Cano do Salvador, Guimarães. Marqueses do Lindoso.
Boa pesquisa,
Agomelo

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#295186 | assisarq | 20 Jan 2012 10:22 | In reply to: #295156

Caro confrade,
Agradeço a resposta. Efectivamente, na pesquisa que tenho feito constato que no meu caso o apelido Morais Sarmento é um mistério.
Felizmente tive acesso a um manuscrito de meu bisavô o qual menciona as linhas de ascendência.
Passo a explicar:

Sou filho de António Manuel Assis de Morais Sarmento (nascido em Vila Flor-Bragança) e de Maria Manuela Seabra Carvalhal Assis (Porto);

Sou neto paterno de:
. António Manuel Assis de Morais Sarmento (igual ao meu pai) e de Maria José Meireles Feio (filha de Israel dos Santos Feio);

Bisneto de:
. Manuel António de Assis Morais Sarmento (nascido a 21-05-1844 Vilarinho da Castanheira-Carrazeda de Ansiães) e de Maria da Luz Almeida;

Trisneto de:
. Francisco de Assis Alves D'amaral (julgo de Viseu, filho José Bernardo D'amaral e de Francisca da Trindade) de e de D. Maria do Rosário de Morais Pimentel e Castro (filha de José António de Morais e de D. Tereza Pimentel e Castro)

Assim, verifico que não consigo explicar a proveniência do apelido Sarmento, associado a Morais. Bem como o Assis.
Renovando o agradecimento nesta busca, solicito ajuda neste "mistério".

Ângelo Assis

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#295234 | Samuel C O Castro | 20 Jan 2012 20:44 | In reply to: #295186

Prezado Ângelo Assi,

Por acaso tens a ascendência da Tereza Pimentel e Castro, que pudesse fazer a gentileza de aqui expor?

Gostaria de ver a possibilidade de entroncamento junto aos demais Castros de minha base.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#295246 | assisarq | 20 Jan 2012 22:28 | In reply to: #295234

Caro Samuel Castro

Teria imenso gosto de lhe expor os demais ascendentes de Tereza Pimentel e Castro, no entanto como acima afirmei, não tenho mais dados sobre esta minha antepassada.
Sei que casou com José António de Morais e que tiveram uma filha de nome Maria do Rosário de Morais Pimentel e Castro.
Ao que sei seriam de Viseu.
Se porventura tiver mais dados sobre os "Pimentel e Castro" agradeço.

Atenciosamente,
Ângelo Assis

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#295255 | Limão | 21 Jan 2012 00:38 | In reply to: #295186

Caro Confrade
Angelo Assis,
Cumprimentos,
Esse apelido,deve ser originário, de uma freguesia de Trás-os-Montes, uma vez que, os Senhores donatários da Terra tomavam dela o apelido. assim como de Morais.
Verifique quem foi o 1º Sarmento,(Talvez árvore), e encontra a explicação. Eu já vi isso em qualquer lado, mas agora não me lembro.
Saudações fraternas,
Agomelo

Reply

Direct link:

RE: Morais Sarmento

#295294 | Samuel C O Castro | 21 Jan 2012 17:25 | In reply to: #295186

Prezado Ângelo Assis,

Muito obrigado pelas explicações.

Os "Pimentel e Castro" que tenho em minha base são de gerações bem mais retroativas e os descendentes não assinaram este duplo apelido.

No campo acima "Pessoas", procurando por "Pimentel e Castro", localiza-se diversos pessoas com esses apelidos unidos, alguns não entroncados junto aos demais.

Se por acaso descobrires a ascendência da Tereza Pimentel e Castro e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhe-ei muito agradecido.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 11:14.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen