Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

#294423 | pedrolx78 | 10 Jan 2012 17:57

Exmos(as) Srs(as),

Mais uma vez obrigado a todos, e especialmente aos responsáveis pelo site.

Gostaria, humildemente, na minha categoria de 'iniciante', de levantar (mais um) assunto aqui no fórum, relativamente aos Homem-Teles de Vouzela, referente à Ascendência de Brites Annes Teles, casada com

(1)Diogo Homem (com ascendência em NFP).

Segundo a Pedatura Lusitana, vol II, tomo5, pp 200, Brites Annes Teles seria filha de Aires Teles de Menezes (c. 1480), filho de Rui Teles de Menezes, 5º Senhor da Unhão. Sendo assim Brittes Anes Teles teria nascido entre, digamos, por hipótese, 1500-1520.

(NB: daqui nasce o ramo Homem-Telles, pois a partir daqui passam todos a utilizar 'Homem Teles' no apelido, sendo que depois a utilização de Homem, aparentemente desaparece)

(2)O filho de (1) Heitor Homem Telles, aparece como tendo sido escolhido para Chanceler do Porto, segundo um documento publicado pela Real Academia de Coimbra, 1786

http://bit.ly/yt6kMp

no ano de 1578, o que faria sentido com a cronologia.

Ainda, o seu neto, Manuel (Teles) de Figueiredo Castelo Branco (referido também em NFP) foi casado com Francisca de Castelo Branco (c. 1612) c.g. o que também parece de acordo com a cronologia.

A minha questão seria então a seguinte, não parece que consiga encontrar, nas descendências dos srs. da Unhão, quaisquer referência a Brites(ou Beatriz) Annes Teles.

A geneall parece também não seguir este caminho.

Sei que não tenho nada 'físico', isto é, registos paroquiais, ou outros, de forma que gostaria de indagar se, de facto, a ascendência de Brites Annes Telles se verifica.

- É de facto Brites Annes Teles descendente dos Srs. da Unhão?
- Se tal, seria Brites, filha de Aires Teles de Meneses com sua mulher, D. Inês de Noronha?

Existe alguma evidência pare este facto?

Obrigado desde já pela atenção.

Cumprimentos,

Pedro Teles

Reply

Direct link:

RE: Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

#294426 | Samuel C O Castro | 10 Jan 2012 18:45 | In reply to: #294423

Prezado Pedro Teles,

Pelas referências que tenho = NFP, vol VI, Homem, $20, N9 e, vol IX, Silva, $6, N11, aparentemente este casal não teria deixado descendência.

Boa sorte nas buscas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

#294431 | pedrolx78 | 10 Jan 2012 19:40 | In reply to: #294426

Caro Samuel de Castro,

Muito obrigado pela sua resposta.

Segundo NFP §20 N8

Diogo Homem, filho de Heytor Homem N7 (não confundir com Heitor Homem Telles) cazou com Brites Annes Telles flha de Ayres Telles o lutador neta de Ruy Telles, Senhor da Unhão.

Tem como filho

N9 Heytor Homem §21

.....

Heytor Homem Telles (é a este que me refiro) - Chanceler do Porto

tendo como filhos

Pantalião Homem Teles
Beatriz Teles

--------------

A descendência de Heitor Homem Teles pode ainda ser seguida em Pedatura Lusitana, pp 200 (Homem-Telles de Vouzela), o que confirma NFP

Transcrevo:

1 Diogo Home Tellez viveu em Vouzela, casou com ..... filha de ..... e houve

2 Heitor Homem Telles


(Chanceler da Casa do Porto)

-------------------------------

A minha questão prende-se com a afirmação em NFP da linhagem de Brites Annes Teles, se de facto seria filha de Aires Teles, o Lutador, neta de Ruy Teles, Sr. da Unhão.

Reply

Direct link:

RE: Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

#294432 | pedrolx78 | 10 Jan 2012 19:43 | In reply to: #294431

peço desculpa, Pedatura Lusitana, vol II; tomo quinto

Reply

Direct link:

RE: Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

#294443 | Samuel C O Castro | 10 Jan 2012 21:05 | In reply to: #294432

Prezado Pedro Teles,

Como sugestão, peço observar que aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=101166&fview=e , faz referência às pessoas que citas. Quem sabe indagando os colegas que ali citaram essa gente, possam melhor lhe ajudar.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Heitor Homem Telles/Brites Annes Teles

#294459 | pedrolx78 | 10 Jan 2012 23:38 | In reply to: #294443

Caro Samuel de Castro,

Muito obrigado... é uma discussão bastante antiga, mas exactamente sobre o mesmo tema. Como sou novo no fórum, desconheço se estes Srs. continuam ainda a frequentar o fórum. No e, de forma que tenho receio de 'puxar' o tema para cima, criando assim dois tópicos sobre o mesmo assunto!!!! No entanto, os dados do Sr. Soeiro Pinto parecem confirmar a ascendência de Brites Telles.


Pergunto-me se haverá mais alguma fonte de consulta.



Cumprimentos,

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 27 Sep 2024, 08:23.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen