Familia Araujo de Braga/Vila Verde

This topic is classified in rooms: Famílias

Familia Araujo de Braga/Vila Verde

#296108 | celafonso | 31 Jan 2012 12:22

Bom dia,
Gostaria de estabelecer contacto com familiares da minha mãe, Virginia de Araujo, que nasceu em 1915 na freguesia de São João do Souto, em Braga e a minha avó (mãe da Virginia) Maria de Araujo, nasceu na freguesia de Vila Verde, concelho de Vila Verde, os pais da minha avó eram José Rodrigues e Antónia Araujo e tiveram vários filhos. Só sei que um se chama Bento, outro José Maria, Maria Joaquina, Laurinda, Adelaide . A familia do Bento e do José Maria penso que ainda reside no Minho mas não sei onde.
Se alguêm se identificar com estes elementos agradeço me contacte.
Maria Celeste de Araujo Afonso

Reply

Direct link:

RE: Familia Araujo de Braga/Vila Verde

#296310 | Ajc.oliveira | 02 Feb 2012 21:36 | In reply to: #296108

Cara Maria Celeste

José Luís Rodrigues e Antónia Maria Araújo casaram em Vila Verde a 17-04-1889.
Viveram, pelo menos até 1901, em Monte de Cima, lugar da freguesia e vila de Vila Verde.
Ele, jornaleiro de profissão, nasceu a 07-06-1867, natural de Pedregais, concelho de Vila Verde, filho de Maria Rodrigues, e faleceu a 28-07-1941.
Ela, sardinheira de profissão, nasceu a 03-09-1860, natural de Atães, concelho de Vila Verde, filha de Maria Joaquina Araújo.
Os dois, à data de casamento, eram residentes em Monte de Cima, lugar da freguesia e vila de Vila Verde.
Tiveram, em Vila Verde, 5 filhos:
1. Laura Conceição, nascida a 20-10-1890;
2. Joaquina, nascida a 22-03-1894;
3. Bento, nascido a 10-05-1897;
4 José Maria, nascido a 07-08-1899;
5. Adelaide Maria, nascida a 05-06-1901.

Em 1903 aparecem na freguesia de Geme, concelho de Vila Verde (Geme é contígua a Vila Verde).
Aí nasceu
6. Laurinda, nascida a 27-09-1903.
No batismo da Laurinda, José Luís Rodrigues aparece como natural de Pedregais e filho de João António Pereira Dias e de Maria Rodrigues.

Curiosamente, a sua avó Maria de Araújo não aparece. Terá nascido em 1892? Onde?

Estes são os dados que lhe posso fornecer.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Familia Araujo de Braga/Vila Verde

#322788 | CelestAfonso | 10 Feb 2013 11:53 | In reply to: #296310

Bom dia,
Agradeço muito a informação que me deu há um ano atrás. Peço desculpa de só agora lhe responder.
Vou informá-lo das informações que obtive da Univ. do Minho, que não tenho a certeza se todas estão corretas, mas preciso ainda de mais informações mas gostava de saber se estou a partir de uma base correta.
Com a sua informação fiquei a saber o nome do pai do JOSE LUIZ RODRIGUES (JOÃO ANTÓNIO PEREIRA DIAS) e os nomes e datas de nascimento dos meus tios (gostava de saber os casamentos e os filhos de cada um deles)
Quanto à minha avó MARIA DE ARAUJO, nasceu em freguesia de Pedregais em 24/11/1888 e no registo de nascimento só consta que é filha de ANTONIA ARAUJO. Veio viver para Lisboa com a minha mãe VIRGINIA DE ARAUJO AFONSO. Quanto à minha mãe tambem há uma história que gostaria de desvendar. Nunca soube o nome do pai dela, o que eu ouvi dizer é que era um homem dessa região, que teve filhos de várias raparigas e que acabou por ir para o Brasil (não sei se há alguma verdade nesta história). Tambêm sei, e isto é verdade, que a minha mãe teve de ir ao norte por volta de 1944/1945 para testemunhar num processo de herança do pai dela e, como ela não sabia o que estava lá a fazer, acabou por ser enganada pelos advogados. (Sabe se posso saber que processo era este? É que através do processo ia ficar a saber o nome do meu avô e um lado da familia que ignoro completamente.
Pais de ANTONIA MARIA DE ARAUJO: DOMINGOS JOSE DE BARROS +JOAQUINA MARIA DE ARAUJO (casaram em 12/7/1847
Pais do DOMINGOS JOSE DE BARROS: BERNARDO JOSE DE BARROS + ANNA MARIA DE SOUSA (freguesia de S.Paio de Vila Verde
Pais de JOAQUINA MARIA DE ARAUJO : MARIA DE ARAUJO + MANUEL JOSE CARNEIRO (S.Paio de VILA VERDE)Nasc em 9/9/1804 e Batiz. em 12/9/1804 ( a partir deste registo perdi o contacto com a MARIA DE ARAUJO)
Pais de MANUEL JOSE CARNEIRO: ANTONIO JOSE CARNEIRO + MARIANNA DA SILVA(freguesia de Salvador de Cinfães)
Pais de ANTONIO JOSE CARNEIRO: (?)ANTONIO DIAS + MARIA OLIVEIRA (Lugar de Cabreira)
A partir de agora são informações sobre JOSE LUIZ RODRIGUES:
Pais : MARIA RODRIGUES + JoÂO ANTONIO PEREIRA DIAS (conforme sua informação)
Pais da MARIA RODRIGUES: DOMINGOS RODRIGUES + ROZA JACINTA (Duas Igrejas, Pedregais)
Mãe da ROZA JACINTA: JOANNA MARIA (solteira) não tenho o nome dopai
Pais do DOMINGOS RODRIGUES: DOMINGOS RODRIGUES (nasceu em 12/1/1827 e Baptiza. 14/1/1827)Duas Igrejas, Pedregais+ ROSA MARIA DA COSTA
Pais da ROSA MARIA DA COSTA: ANTONIO DA COSTA + MARIA THEREZA
Ainda tenho mais alguns elementos mas estão tão confusos que nem vale a pena falar deles
Agradeço, se tiver paciência, que veja estes elementos.
Tambêm serve para qualquer outro utilizador deste sitio e que estes elementos lhes diga alguma coisa.
Cumprimentos
Celeste Araujo Afonso

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 22 Sep 2024, 22:18.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen