Pedido de ajuda com exposto, para prosseguir pesquisa genealógica

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Pedido de ajuda com exposto, para prosseguir pesquisa genealógica

#297990 | tbonny | 22 Feb 2012 20:28

Boa noite caros amigos,

No assento de casamento do meu tetravô de 1875, Francisco de Paula Bonny, vem a seguinte informação: "elle de idade de vinte e nove annos, solteiro, soldado d' Infantaria dezoito, exposto da Roda da Real casa de Lisboa, natural de (em branco), baptizado na mesma, ..., filho de pais incógnitos."

Porém, mais tarde, nos assentos de nascimento dos seus filhos, vem a seguinte informação:
1º filho, Francisco Alves Bonny (1884) - neto paterno de Franscisco de Paula Bonny e de Thereza de Jesus
2º filho, Carlos Augusto Boni (1894) - neto paterno de Francisco de Paula Boni e de Maria Thereza da Silva

Alguém me consegue explicar esta situação? Porque seria que no assento de casamento os pais estavam como incógnitos, e nos assentos dos filhos, onze anos mais tarde, já aparece a sua identidade? Terá sido ele exposto e mais tarde conhecido a identidade dos pais? Seriam "pais adoptivos"? Mais: no assento dos filhos ele já não aparece como exposto, mas como sendo natural de Santa Engrácia.

Será que no arquivo da Santa Casa de Misericórdia eu encontro o seu registo com facilidade? Pelo assento de casamento sei que terá nascido por volta de 1846.

Já agora, não tenho a certeza que a palavra no assento seja exposto, pelo que se me confirmassem agradecia muito. O assento está aqui: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=14887&FileID=_485068

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Bonny

Reply

Direct link:

RE: Pedida de ajuda com exposto, para prosseguir pesquisa genealógica

#297993 | tmacedo | 22 Feb 2012 21:02 | In reply to: #297990

Caro Tiago Bonny,

Seu antepassado Francisco de Paula foi baptizado como exposto na Roda de Lisboa. Já depois de casado poderá ter sido reconhecido (em moldes que desconhecemos) ou não, porque ele no casamento já assina o apelido paterno.

Haverá livros de legitimações onde poderá pesquisar uma eventual legitimação.

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Jul 2024, 07:50.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen