Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

This topic is classified in rooms: Famílias

Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298212 | Bonosenna | 25 Feb 2012 01:56

Sou descentente do lado paterno destes cinco apelidos, ja avancei bastante para trás até ao meu 6º avô na família Penelas, mas nas outras está bastante complicado principalmente no apelido Sabrosa. Penso que a origem é Mouços, Mateus e Arroios, todas em Vila Real. Alguém tem alguns dados destas familias?

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298213 | ALP | 25 Feb 2012 03:22 | In reply to: #298212

Caro Bonosenna

Colocando só os apelidos vai ter "0" ajudas!
Coloque tudo que sabe de cada um desses apelidos: nomes, datas, localidades dos mais antigos que você tem conhecimento; tudo que você ache que pode ajudar os confrades em o ajudar.

Cumprimentos,
ALP

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298214 | Bonosenna | 25 Feb 2012 03:47 | In reply to: #298213

Obrigado pela resposta.

Pereira e Rocha fico-me pelos meus visavôs António Pereira e Maria dos Anjos Rocha, esta, tinha um irmão chamado Alvaro Rocha, o meu avô era Jaime Pereira nascido em 1922 em Pena d'amigo, Mouços, Vila Real.

A minha avó Maria da Conceição Penelas (20-4-1928), era filha de Miguel Joaquim Penelas também conhecido como Miguel Guicho (29-9-1886) e Emilia Alves Sabrosa (27-9-1889). O Miguel Penelas era de Mateus, e através de Arquivo de Vila Real encontrei ascendentes dele até aos meus 5ºs avós da parte do pai dele(José Maria Penelas), portanto meu 3º avô, que penso serem João Alves dos Santos Sabrosa e Maria José Teixeira Guicho, João Pinto Correia e Maria Silva.

Da parte de Emilia Alves Sabrosa encontrei a parte paterna dela, até aos meus 5º avos Caetano Alves e Isabel Maria do Carmo, e Serafim josé e Marianna . . A parte Sabrosa não consigo encontrar absolutamente nada para além dos pais da Emilia Sabrosa que são José Maria Alves e Luisa Sabrosa.

Apenas na familia Penelas consigo encontrar os descendentes, nas restantes e principalmente na familia Sabrosa não acedo a nenhuma informação, o meu pai diz que poderão ser das frequesias de Arroios, Mouços, Mateus ou Constantim, todas estas freguesias se situam perto umas das outras.

cumprimentos,

Tiago Pereira

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298215 | Bonosenna | 25 Feb 2012 03:50 | In reply to: #298214

Onde digo: João Alves dos Santos Sabrosa, queria escrever João Alves dos Santos Penelas.

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298231 | roz | 25 Feb 2012 13:43 | In reply to: #298214

Caro Tiago Pereira

Ja tentou pesquisar em : digitarq.advrl.dgarq.gov.pt ?

Hoje o site esta' inacessivel (acontece muito aos fins de semana!) mas normalmente pode aceder todas as freguesias do distrito de Vila Real.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298233 | Campos Henriques | 25 Feb 2012 14:00 | In reply to: #298214

Tenho ascendencia materna de Rocha naturais de Mondrões - Vila Real

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298245 | Bonosenna | 25 Feb 2012 17:13 | In reply to: #298233

A familia Rocha apenas tenho os nomes da minha 2º avó MAria dos Anjos Rocha e seu irmão Alvaro Rocha. . . nascidos por volta de 1890, não tenho nada mais sobre essa familia.
Em relação aos Penelas agora encontrei nos arquivos de vila real, que os meus 4ºAvôs Luis António Penelas e Florinda Silva batizaram um filho como Joaquim Espirito Santo, pai de Luis Espirito Santo nascido em 5 de Julho de 1889. Não entendo de onde vem o Espirito Santo, o o meu 3º avô, irmao do Joaquim, chama-se José Maria Penelas.

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298261 | f4b2 | 25 Feb 2012 20:32 | In reply to: #298245

Caro Tiago Pereira

Tenho estes nomes que retirei do Anuário de 1909,cito:

- BENTO ALVES da ROCHA - Pároco em Bobella(Vila Real),1909

- MARIA CLEMENTINA PEREIRA - Professora em Campeã(Vila Real),1909

- EMILIA AUGUSTA PEREIRA - Professora em Lamares(Vila Real),1909

- MARIA do ESPIRITO SANTO MAGALHÃES - Professora em Villa Marin(Vila Real),1909

- JOÃO AVELINO PEREIRA da ROCHA - Médico,Professor no Lyceu de Vila Real,Provedor do Hospital Divina Providência e Agência Bancária em Vila Real,1909

- EDUARDO ROCHA - Secretário da Associação Comercial de Vila Real,1909

- ZEFERINO ROCHA - Ajudante dos Bombeiros Voluntários de Vila Real,1909

- ADRIANO ROCHA - Grande Hotel Tocaio e Café em Vila Real,1909

- ADELAIDE GONÇALVES PEREIRA - Professora em Constantin(Miranda do Douro),1909

- JOSÉ ANTÓNIO ROCHA - Pároco em Duas Egrejas(Miranda do Douro),1909

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298355 | MCNN | 26 Feb 2012 23:04 | In reply to: #298214

Caro Tiago Pereira

Chamou-me a atenção o facto de, no que diz respeito à sua bisavó Emília Alves Sabrosa, saber apenas o ramo paterno dela, pois uma vez que sabe a sua data de nascimento dela, o seu assento de baptismo deveria conter igualmente o nome dos avós maternos.

Fui dar uma espreitadela, e assim constatei, através do seu assento de baptismo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-001-029&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-001-029/PRTC0808D_ADVRL-PVRL17-001-Lv029_M_00110.jpg

Nesse assento de baptismo de sua bisavó Emília, é dito que a mãe dela, de nome Luísa Sabrosa da Costa, era filha de José Alves da Costa e de Maria Sabrosa.

Os padrinhos, pelos seus nomes, aparentam ser ou irmãos de sua bisavó ou familiares da mãe dela.

Como era dito que os pais da sua bisavó tinham casado também em Mouçós, procurei o seu assento de casamento e encontrei-o em 18/01/1879:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-002-052&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-002-052/PRTC0808D_ADVRL-PVRL17-002-Lv052_M_00004.jpg

Neste assento, a sua trisavó aparece como chamando-se Luísa Teixeira da Costa.

A partir deste assento, onde consta a idade dela quando casou, decerto que poderá continuar a construção deste ramo da sua árvore.

No que diz respeito à descendência Sabrosa, não sei se se está a referir a irmãos da sua bisavó ou a irmãos da sua trisavó Luísa Sabrosa.

No que diz respeito à sua bisavó, ela decerto que deve ter tido muitos irmãos, porque nasceu 10 anos após o casamento dos pais, e eu descobri o assento de baptismo de uma irmã dela, de nome Rosa, que nasceu em 1898 !!!

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-001-030&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-001-030/PRTC0808D_ADVRL-PVRL17-001-Lv030_M_00177.jpg

De notar que esta irmã da sua bisavó solicitou, em 1923, um passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro). Ela era na altura casada.

Se se está a referir a irmãos da sua trisavó, descobri este assento que aparenta ser de uma irmã dela:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-002-052&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL17-002-052/PRTC0808D_ADVRL-PVRL17-002-Lv052_M_00036.jpg

A irmã dela usava o nome de Maria Costa.

Como vê, o Sabrosa tanto era usado no nome como não era usado.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298365 | Bonosenna | 27 Feb 2012 06:49 | In reply to: #298355

Carissimo Mário,

De facto ainda estou muito verde nestes processos e passos a seguir, estas dicas e ligações que me deixou foram e serão bastante úteis, facilmente encontrei o acento de batismo de minha trisavó, e espero continuar com sucesso a construir a arvore ascendente o mais para trás possível. Em relação aos descendentes nem a minha avó sabia o paradeiro, no entanto, em busca pelo facebook encontrei alguns em Vila Pouca de Aguiar. .. continuarei a busca.


Muito obrigado pela disponibilidade.

Tiago Pereira

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#298366 | Bonosenna | 27 Feb 2012 06:52 | In reply to: #298261

Caro João,

Penso que irá ajudar, segundo sei, nesta família Rocha havia muitos estudantes do seminário, e portanto futuros padres, inclusive o meu visavõ.

Obrigado pela atenção.

Tiago Pereira

Reply

Direct link:

RE: Vila Real - Apelidos: Rocha/Pereira/Alves/Penelas/Sabrosa

#321558 | Peña Rey | 21 Jan 2013 09:42 | In reply to: #298365

Olá Tiago !
Por acaso tem informação de familia de José Álvares Pereira ou Pereyra que viveu casado com Bárbara Maria no Rio de Janeiro inicio dos anos 1700 ?
Agradecido.
Clovis Pena
clovispena@hotmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 01 Jul 2024, 04:16.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen