D.Diogo/Cristóvão Colombo herdeiro legítimo do Reino de Aragão!!!

This topic is classified in rooms: Hispânia

D.Diogo/Cristóvão Colombo herdeiro legítimo do Reino de Aragão!!!

#298454 | josemariaferreira | 28 Feb 2012 13:10

Caros confrades


Durante a Guerra Civil de Aragão D. Diogo /Cristóvão Colombo participou activamente nesta Guerra como Príncipe da Paz, sendo medianeiro entre as partes em conflito. De um lado estava D. Pedro, Duque de Coimbra, apoiado pelo Rei de Portugal e grande parte da nobreza portuguesa e catalã. D. Pedro de Portugal, feito conde de Barcelona e nomeado Rei de Aragão faleceu pouco tempo depois, ao que se diz envenenado. O seu irmão D. Diogo de Portugal que tivera como seu físico Paoblo Toscanelli também já falecera, pelo que da parte dos herdeiros ao trono de Aragão se encontrava o Infante D. Fernando Duque de Viseu e Beja, mas este faleceu pouco tempo depois em Setúbal. Então a partir de 1470 o Infante D. Diogo/Cristóvão Colombo ficava na calha dos herdeiros ao trono de Aragão, pois ele descendia de D. Isabel de Aragão.

De entre os que se opunham a D. Diogo/Cristóvão Colombo para Rei de Aragão, encontrava-se Fernando de Aragão!!!

Mas a morte de Henrique IV em 1474 provocou outra verdadeira guerra civil em Castela pois havia partidários de Isabel mas também partidários da filha de Henrique (ou não…) Joana, que ficaria apelidada la Beltraneja por acreditarem ser filha do fidalgo Beltrán de La Cueva com a rainha portuguesa. Joana era apoiada por seu tio, o rei D. Afonso V de Portugal, que se casou com ela para melhor defender seus direitos. Fernando de Aragão, depois longas negociações com a receosa nobreza castelhana, casou com Isabel de Castela e foi proclamado co-regente de Castela, com os mesmos direitos que Isabel, pela chamada Concórdia de Segóvia em 1475.

Fernando de Aragão tomou parte activa na direção militar e contribuiu para a vitória, sobretudo depois da batalha de Paleagonzalo (1476). Com o seu casamento uniram-se o Reino de Castela e Leão com o de Aragão, dois reinos governados doravante como um único país, embora oficialmente separados.

Mas o mais grave para Portugal foi que estes monarcas passaram-se também a intitular rei e rainha de Portugal. Era preciso fazer qualquer coisa para Salvar Portugal, como Nação de Cristo.

E as Cartas das Chancelarias dos Reis Católicos passaram a ter este teor:

“…Yo don Fernando por la gracia de Dios rey de Castilla, de Leon, de Sicilia, de Portugal, etc. Visto por muy constantes actos, con experiencia aprobados, que vos la ¡llustrísima princesa de Navarra doña Leonor, mi muy cara é muy amada hermana, habeis fecho por conservar el estado del….”

“…Al potentísimo y virtuosísimo señor rey de Castilla, de León, de Sicilia, de Portugal y primogénito de Aragón"…”

“…Señor, el Rey de Castilla, de León, de Sicilia, de Portugal, Príncipe de Aragón nuestro Señor, os envía a decir que ...”

D. Afonso V de Portugal combate o seus opositores em três frentes: por terra, por mar e só depois pela diplomática contrata o casamento do seu sobrinho D. Diogo/Colombo com uma filha de Fernando de Aragão, (anulando o casamento com Leonor de Sotomaior y Portugal?). D. Afonso V em Castela combate por terra, em Aragão combate por mar enviando as suas armadas pelo mediterrâneo para cercarem Barcelona. Sabe-se por carta que se encontra no Arquivo de Barcelona que numa dessa armada estavam muitos nobres portugueses entre eles Dom Diego de Moura, Pedro Vasques de Saavedra, o famoso cavaleiro português que com sua tocha a partir da sua Ilha da Madeira, percorreu e iluminou o Mundo, e também, o não menos famoso Pinçon/Pinção que mais tarde partirá de Sesimbra via Palos de Moguer para se apegar ao leme da Pinta quer fosse de noite ou de dia, porque só um Pinção pode de noite orientar-se em relação à Estrela Polar usando as estrelas como guia de navegação enquanto o Almirante está dormindo!!!

D. Diego/Cristóvão Colombo já prevendo um futuro incidente, levou deste embate de 1479 do porto de Barcelona, um leme e um pinçon para na sua primeira viagem, para defronte da Grã Canária ir pedir a ajuda dos Saavedras para consertar a Pinta, porque ela não podia falhar com o Pinçon!!!

Porque o Leme corre no Pinçon (e não no pinzón)!!!

E foi assim que mais tarde os Pinçons portugueses por serem companheiros na Armada Divina de Cristóvão Colombo tiveram direito a armas, em Barcelona, dadas por Fernando, O Católico!!!


Saudações fraternas

Ze Maria

Reply

Direct link:

RE: D.Diogo/Cristóvão Colombo herdeiro legítimo do Reino de Aragão!!!

#300367 | josemariaferreira | 20 Mär 2012 22:52 | In reply to: #298454

Caros confrades


D. Diego, o Infante de Portugal

D. Diego o filho do Homem enviado por Deus para ser Rei de Reis, era primo co-irmão da Rainha Isabel de Castela, era primo-co irmão de Fernando de Aragão o Católico, era primo co-irmão do Rei de Portugal, era primo-co irmão do Imperador Maximiliano da Alemanha era primo de Henrique de Inglaterra e era primo dos Duques da Borgonha da França!!!

Diego um nome que faz a diferença mais que como uma revelação de Deus é a declaração da sua vontade, onde o predestinado se sujeita à realização da vontade de Deus!!!

D. Diego/Cristóvão Colombo um servo de Deus, veio segunda vez sobre toda a Terra, para ser Rei de Reis!!!

Os homens não querem acreditar!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: D.Diogo/Cristóvão Colombo herdeiro legítimo do Reino de Aragão!!!

#312686 | josemariaferreira | 28 Aug 2012 22:37 | In reply to: #300367

Caros confrades


http://www.flickr.com/photos/samuel_santos/4789944632/

A tradição árabe dos Omíadas, ascendentes de D. Afonso Henriques, mantém que a cabeça de João foi enterrada na Mesquita dos Omíadas, em Damasco. E onde foi enterrado D. Diogo, Duque de Viseu e Beja, irmão da Rainha D. Leonor e do Rei D. Manuel, apunhalado pelo Rei D. João II, na noite de 28 para 29 de Agosto de 1484???

Saudações finais

Zé Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 21:24.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen