Domingos José Freire Junior
This topic is classified in rooms: Pessoas | Brasil | Cargos
Domingos José Freire Junior
Estou procurando informações genealógicas sobre DOMINGOS jOSÉ FREIRE JUNIOR nascido em 5 de novembro de 1842, no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Tornou-se bacharel pelo colégio Pedro II em 1959 e doutorou-se em Medicina em 1866 e tornou-se professor de Química Orgânica e Biológica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Destacou-se nas pesquisas sobre febre amarela e desenvolveu uma vacina para a prevenção da doença. Em 1880 publicou o livro Recueils des travaux chimiques suivis de recherches sur la cause, la nature et le traitement de fièvre jeune (“Compilações de trabalhos químicos seguidos de pesquisas sobre a causa, a natureza e o tratamento da febre amarela”).
No final de 1883, através do Aviso nº. 4.546, o Ministério e Secretaria de Estado de Negócios do Império concedeu-lhe autorização para inocular sua vacina na população do Rio de Janeiro. Foram mais de 2.000 pessoas vacinadas com êxito.
Em fevereiro de 1892, o Ministério do Interior, pelo decreto nº. 1.171 criou o Instituto Bacteriológico Domingos Freire, anteriormente denominado Laboratório de Bacteriologia.
Freire Junior assumiu a direção do Museu Nacional em 1893, quando a instituição já se encontrava no Paço de São Cristóvão. Exerceu este cargo até 1895.
Obteve grande reconhecimento nacional e internacional devido a seu trabalho como bacteriologista, principalmente por ter reivindicado a descoberta da febre amarela e ter desenvolvido a vacina que inoculava a doença.
Domingos José Freire foi cirugião-mór da brigada por serviços no Paraguai, Membro titular da Academia Imperial de Medicina, Oficial da Ordem da Rosa, representante do Brasil ao Congresso de Bruxelas em 1871 e professor interino da Escola Politécnica.
O pesquisador dirigiu o referido Instituto Bacteriológico até seu falecimento em 21 de agosto de 1899 em sua casa, cuja rua já se chamava Domingos Freire, em Inhaúma, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Filho de Domingos José Freire casado com Lurianna Lucinda Rosa Freire. Tinha três irmãos, Maria Lucinda Freire casada com o Capitão Salustiano Alves de Almeida, Laureanna Freire casada com Francisco Antonio da Almeida Bastos e Carlos José Freire do qual não tenho nenhuma informação. Preciso de alguma pista para poder continuar a minha árvore genealógica. Desde já ahradeço por qualquer ajuda fornecida.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Dez 2024, 20:40.