Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308220 | Maxwell Taubaté | 15 Jun 2012 05:58

Olá, estive pesquisando a origem de minha família e achei alguns documentos e entre estes documentos achei um papel do Consulado de Portugal em São Paulo para renovação de visto e neste documento tem as seguintes informações
Nome: Francisco Manuel Filho de: Manuel Francisco e Maria Antônia Nascido 15 de Agosto de 1903 Freguesia de Salir Conselho de Loulé Distrito de Faro registro do consulado 41.338 foi sua última residência em Portugal Faro chegou ao Brasil em 02 de fevereiro de 1907 e provou sua identidade com passaporte do governo civil de Faro nº 698, este documento do consulado é datado do dia 21 de novembro de 1953. Tenho algumas cartas que a irmã dele lhe enviava. Será que consigo mais alguma informação deste que foi o patriarca de nossa família?e será que ainda resta alguém lá em Portugal?

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308231 | JJLourenço | 15 Jun 2012 11:58 | In reply to: #308220

Caro Maxwell Taubaté

No link abaixo tem vários tópicos referentes a Salir, talvez entre os comentários encontre alguma relação com os seus antepassados:

http://www.geneall.net/P/forum.php?search=salir&tema=0&pesq_por=subject

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,
Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308307 | Maxwell Taubaté | 16 Jun 2012 02:51 | In reply to: #308231

Caro Lourenço
Agradeço pela informação estarei consultando este link

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308371 | PAIVAMANSO | 17 Jun 2012 13:29 | In reply to: #308307

Caro Maxwel, creio que a solução deste seu caso passa pela necessidade de encontrar alguém que faça o favor de pesquisar no Arquivo Distrital de Faro, se existe lá o processo de pedido do passaporte nº 698 passado em Novembro ou Dezembro de 1906 a Francisco Manuel. Se esse processo aparecer, quase certamente lá estará o assento de Batismo de Francisco Manuel e esperemos que com os principais dados necessários para encontrar depois os assentos de Casamento dos Pais dele e até talvez dos Batismos. Além disso neste processo talvez esteja a fotografia de Francisco Manuel.
Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308373 | PAIVAMANSO | 17 Jun 2012 13:42 | In reply to: #308371

Caro Maxwel, peço desculpa porque por falta de atenção, nem vi que Francisco Manuel nasceu em 1903 e teria 4 anos de idade e portanto não haverá a fotografia dele, mas melhor que isso, poderá haver as fotos dos Pais dele e os assentos de Batismo dele e dos Pais e também o do Casamento. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308415 | Maxwell Taubaté | 18 Jun 2012 02:11 | In reply to: #308371

Caro Jorge Santos, fico muito agradecido pela dica realmente estarei na necessidade de encontrar alguém que possa me ajudar,tenho varios documentos como bilhete de identidade, certificado de registro criminal e certidão de revisão medica para embarque creio que com estes documentos possa facilitar a busca, se puderes me ajudar em mais alguma coisa fico imensamente agradecido pois aqui no Brasil já tentei tirar o maximo de informações.
Saudações
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308426 | PAIVAMANSO | 18 Jun 2012 12:18 | In reply to: #308415

Caro Maxwel, estou a várias centenas de quilómetros do Arquivo Distrital de Faro e por isso nunca lá poderei ir. Por isso, telefonei para lá há poucos minutos, e pedi encarecidamente, que por favor, sem pressa e com todo o tempo que lhes seja necessário, com intuito de em nada atrapalhar o bom andamento dos serviços, por gentileza verifiquem se lá existe arquivado o processo do passaporte nº 698 de finais do ano 1906. Dei todos os dados que o Maxwel já nos deu aqui no tópico, e agora vamos ter de aguardar, com esperança, até sexta-feira próxima, o dia em que ficou combinado voltar a telefonar, para saber a resposta. O assento de Batismo de Francisco Manuel, nascido a 15 de Agosto de 1903, na Freguesia de Salir, do Concelho de Loulé, está neste Arquivo de Faro. Em minha opinião, só devemos pedir a fotocópia simples ou a Certidão desse assento de Batismo, depois de fazermos o que for possível para encontrar o referido processo de pedido do passaporte número 698. Entretanto, os documentos que o Maxwel tem em seu poder, como o Bilhete de Identidade, o Certificado de Registo Criminal e a Certidão de Revisão Médica, (especialmente os dois primeiros) poderão de facto ajudar a resolver com bom sucesso, este seu pedido de ajuda. Caso queira, sugiro que me envie em anexo de email, a digitalização dos documentos que ache por bem disponibilizar. Mesmo antes de saber a sua resposta nesse sentido, avanço já o meu endereço de email paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308523 | Maxwell Taubaté | 19 Jun 2012 01:38 | In reply to: #308426

Caro Jorge Santos, desde já agradeço agadeço sua boa vontade em me ajudar estarei encaminhando alguns documentos, não sei se estara bem visivel pois tive de tirar foto pois os documentos que estão em meu computador são de alta resolução e o arquito é muito pesado e minha conexão de internet não consegue enviar.Estarei ancioso para saber se os documentos serão de alguma ajuda.
Cumprimentos,
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308670 | PAIVAMANSO | 20 Jun 2012 14:19 | In reply to: #308523

Caro Maxwel, recebi os documentos, mas tem dois problemas: Algumas datas e nomes estão quase ilegíveis. A carteira de trabalho não tem o nome à vista.... será de Francisco Manuel? É que recebi dois documentos que me parecem nada ter a ver com este caso, nomeadamente o Bilhete de Identidade de Piedade de Jesus e outro de Manuel da Costa, ambos passados pelo Governo Civil do Distrito da Guarda. Precisamos esclarecer datas e factos pois caso contrário dificilmente alguém o poderá ajudar. Francisco Manuel chegou realmente ao Brasil em 1907 com três anos e meio de idade (e nesse caso terá ido com os Pais) ........!? como se lê no Certificado de Inscrição nº 41338 do Consulado de Portugal ? Acho muito estranho o Certificado de Revisão Médica para Embarque ter a data de 16-11-1927 e o Certificado de Registo Criminal passado em Loulé ter a data de 5-11-1927, aparentemente 20 anos depois de Ele ter chegado ao Brasil. Baseado nas suas informações, pedi para procurarem no Arquivo Distrital de Faro o processo de Pedido do Passaporte nº 698 do ano de 1906 pois chegaram ao Brasil em 2-2-1907, a viagem demorava cerca de 4 a seis semanas e o passaporte teria 60 dias de validade até ao dia do embarque. Por favor, esclareça estas dúvidas que nem os documentos parecem clarificar.
Peço desculpa se estou a ver isto erradamente, mas conto com a sua urgente colaboração. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308714 | Maxwell Taubaté | 20 Jun 2012 23:37 | In reply to: #308670

Caro Joge Santos, o sr tem toda a razão creio que houve uma falha ao preencher o documento pois no Certificado de Inscrição de Nº41.338 do Consulado de Portugal em São Paulo esta preenchido a data de chegada ao Brasil em 02-02-1907 este documento do consulado esta assinado com a data de 21-11-53.
Vou passar os dados novamente acho melhor começarmos apartir das informações abaixo:

Nome: Francisco Manuel.
Nascido em 15 de Agosto de 1903.
Filho de: Manuel Francisco e Maria Antônia.
Foi sua última residencia Freguesia: Salir Conselho: Loulé Distrito: Faro Sitio das Sarnadinhas.
No consulado de Portugal em São Paulo ele provou sua identidade com o passaporte do Governo Civil de Faro Nº698.

No documento de Inspeção Médica de Viajantes que se destinam ao Brasil diz:
Nome: Manuel Francisco.
Naturalidade: Loulé.
Idade: 24 anos.
Passaporte: 698 Faro
Este documento foi assinado: Lisboa, 16 de Novembro de 1927.

No documento de Certificado de Revisão Médica para embarque de Nº5963 diz:
Eu abaixo assinado, inspector de assistencia médica aos imigrantes certifico que Francisco Manue portador do passaporte, 698 Faro satisfez em condições necessárias para embarque, pelo que lhe passo o presente, para todas as autoridades.
Este documento foi assinado com a data de 16 de Novembro de 1927.

Então acredito que ao preencherem aquele primeiro documento erraram a data, neste caso acho que realmente fica difícil saber a data de chegada de ao Brasil, más espero que com estas outras informações consigamos dar andamento na investigação.
Meus agradecimentos.
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308769 | PAIVAMANSO | 22 Jun 2012 00:20 | In reply to: #308714

Caro Maxwel, prevejo que vamos ter uma resposta negativa, amanhã, relativamente à busca do processo de pedido do Passaporte nº 698 que inicialmente pedimos como sendo do ano 1906, mas será talvez de Novembro ou Dezembro de 1927 e Manuel Francisco terá chegado ao Brasil talvez em 02-02-1928. Digo isto tentando ir ao encontro de um eventual engano no documento que refere 22-02-1907. Amanhã veremos a resposta e em caso negativo, pedirei o especial favor de voltarem a pesquisar, agora com as datas que nos parece serem as correctas. Podemos ter um problema: A primeira pesquisa já foi um favor........ e se tivermos de dar nova e tão diferente data, o mais certo é não repetirem a simpatia. Felizmente temos uma boa alternativa. Se não tivermos acesso ao Processo de Pedido do Passaporte n.º 698, pediremos o assento de Batismo de Manuel Francisco, e depois tentaremos encontrar o assento do Casamento dos Pais Dele, bem assim como os respetivos assentos de Batismo. É claro que isto é muito mais fácil de dizer do que de fazer..... mas podemos sempre tentar. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308770 | Maxwell Taubaté | 22 Jun 2012 00:53 | In reply to: #308769

Caro Jorge Santos, fico agradecido pelo seu empenho neste caso estarei torcendo para que tenhamos uma boa notícia, estou tentando contato com alguns parentes para ver se consigo mais alguma informação, más é incrível como não acreditam que eu possa conseguir alguma informação sobre o passado de nosso parentes, isto acabou sendo um incentivo a mais em busca de informações.
Fico muito agradecido e boa sorte para nós.

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308809 | PAIVAMANSO | 22 Jun 2012 18:58 | In reply to: #308770

Caro Maxwel, quando numa mensagem anterior lhe disse que era preciso encontrar alguém que fosse pesquisar no Arquivo de Faro, esqueci de dizer que isso era devido ao facto de que geralmente nos Arquivos não fazem esse tipo de buscas nos Livros dos Passaportes e pior ainda nos Processos dos Pedidos que lhes deram origem. Felizmente encontrei uma Funcionária muito simpática que nos tentou ajudar, mas confirma-se que o documento oficial aí do Brasil, datado de 1953, (em princípio estará errado), quando diz que Francisco Manuel terá chegado ao Brasil em 1907. Vou fazer o pedido do assento de Batismo ........ e daqui a alguns dias repetirei o pedido daquele favor especial, mas agora com data de Novembro ou Dezembro de 1927 ou eventualmente Janeiro de 1928. Se eu não responder dentro de 8 dias, deixe aqui uma nova mensagem a perguntar como está a correr o seu assunto, ou faça-me um email, não vá eu esquecer-me. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#308813 | Maxwell Taubaté | 22 Jun 2012 19:24 | In reply to: #308809

Caro Jorge Santos, mais uma vez agradeço pelo seu empenho neste caso e ficarei atento em lembrar do assunto.
Meus cumprimentos.
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#311956 | PAIVAMANSO | 15 Aug 2012 19:32 | In reply to: #308813

Caro Maxwel, finalmente recebi a fotocópia do assento de Batismo de Francisco Manuel, Filho de Manuel Francisco e de Maria Antónia, nascido a 15 de Agosto de 1903 e Baptizado 7 meses depois, na Igreja Paroquial de São Sebastião de Salir, do Concelho de Loulé, em 2 de Março de 1904. Vou enviar em anexo de email, hoje mesmo, a digitalização deste documento que o Maxwel poderá imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#311957 | Lourval | 15 Aug 2012 19:43 | In reply to: #311956

Caro Jorge Santos,

Nada tenho a ver com este tópico mas quero registrar aqui que sua vontade de cooperar sensibiliza.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#311958 | Maxwell Taubaté | 15 Aug 2012 19:49 | In reply to: #311956

Caro Jorge Santos, fico muitissimo grato e estarei ancioso aguardando o documento.
Cumprimentos
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312066 | PAIVAMANSO | 17 Aug 2012 11:23 | In reply to: #311957

Caro Lourval, agradeço as suas simpáticas palavras e aproveito para dizer que ando a digitalizar as 543 páginas de um Livro antigo, que nos falam sobre a História do Concelho de Penela, do Distrito de Coimbra. Esse Livro (na verdade são 3 Livros que mais tarde foram encadernados num só), apresentam centenas de informações relevantes, e por isso, achei por bem divulgar e reabilitar esta Obra. Publicada a primeira parte em 1884, a segunda em 1886, e a terceira em 1889. Não tendo (que eu saiba) havido segundas edições, é agora difícil as pessoas terem acesso ao Livro completo. Aliás, a esmagadora maioria das pessoas, nem conhece os títulos desses Livros. Naqueles tempos, as edições tinham poucos exemplares, e sendo uma Obra de História Local, pior ainda, num País em que a taxa de analfabetismo rondava os 80%, e o Povo sobrevivia em tão más condições, que ler Livros destes era um privilégio ao alcance de muito pouca gente. Livros deste tipo mostram de onde viemos, quem somos, de quem descendemos, mas ainda hoje, o Povo, na sua labuta diária de muito trabalho e muitas preocupações, não tem tempo, nem paz suficientes, para ir às Bibliotecas pesquisar, e poder ler estas raridades. Por tudo isto, creio ser importante divulgar este Livro que pouca gente conhece e certamente ajudará a todos aqueles, que estudam as Genealogias e a História no Concelho de Penela. Ainda por cima, estão lá referências a muitas pessoas e famílias, que alguns Confrades andam há procura de dados. Quero dar esse Livro completo a todas/todos aqueles que o quiserem receber. Em breve deixarei aqui o título do Livro, e o nome do Autor. Só não faço isso agora porque ainda ando a digitalizar e a tentar aprender a enviar centenas de páginas por email, todas por ordem e sem precisar de estar umas horas a enviar em anexo de email. «Quem não sabe é como quem não vê». Já digitalizei tudo, mais que uma vez, mas não sei porquê, não me aparecem a segunda e a terceira parte deste Livro. Creio que vou ter de investir mais umas quantas horas a digitalizar o que perdi, mas tudo bem. Curiosamente, grande parte do prazer que sinto em tentar ajudar os outros, tem a ver com as minhas pequenas vitórias, contra as minhas próprias limitações. Para terminar, quero dizer-lhe que no decorrer de uma “investigação” que ando a fazer sobre várias Quintas do Concelho de Penela e que abrange o meu rudimentar “estudo” de várias Famílias, umas Nobres, outras do Povo (que para mim têm o mesmo valor), encontrei mais alguns dados sobre os seus Madruga pelo menos 5 registos nos Livros de sepultamentos do Cemitério de Penela, que lhe irei dar num dos seus tópicos. Cumprimentos e agradecimentos deste seu humilde amigo. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312070 | f4b2 | 17 Aug 2012 12:21 | In reply to: #312066

Caro Jorge Santos

Peço desculpa por andar um pouco afastado,e de últimamente as minhas pesquisas e ajudas serem poucas,mas em determinados momentos somos obrigados a abrandar o ritmo diário,porque a Vida a isso nos obriga.
Vejo que continua muito activo nas suas ajudas aos outros confrades,e que consegue com a sua persistência e capacidade levar sempre para a frente, com êxito,tudo o que procura.
Caro Jorge Santos enorme trabalho o que tem em mãos o de recuperar essas 543 páginas antigas sobre o Concelho de Penela.
Se de alguma forma puder ajudar,eu tenho na minha colecção um documento enviado ao Juiz de Fora da Villa de Penella,com data de 2 de Outubro de 1768 em que é concedido á Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro , o Privilégio Exclusivo da fabricação de Agoardentes nas três provincias do Minho,Beira, e Traz dos Montes.
Se quiser envio-lhe fotocópias do documento?

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312076 | PAIVAMANSO | 17 Aug 2012 14:39 | In reply to: #312070

Caro João Barroca, é sempre um prazer receber notícias suas e não esqueço as muitas ajudas que o amigo tem dado aqui no Fórum, a mim e a muitas outras pessoas. Se o João abrandou nas ajudas, também eu tive de fazer o mesmo, mas isso é normal. Vamos sendo solidários conforme podemos, enfrentando as limitações de vário tipo que nos vão surgindo. Pessoalmente, nos últimos 4 meses tenho ajudado quase só por email, na tal “investigação” que falei na mensagem anterior. Está a ser uma muito saborosa aventura, porque começo a encontrar Famílias que “investiguei” no passado e agora encontro ligações parentais entre elas inclusive na minha própria Família. Isso é fruto de eu me ter dedicado nestes últimos 4 anos, a ajudar confrades que queriam encontrar dados de ascendentes do Concelho de Miranda do Corvo, ou da Lousã ou de Penela, aqui perto de onde eu moro, e assim, fui aprendendo alguma coisa (que é sempre pouco) sobre estes pedaços de terra e as gentes que aqui viveram. O João é generoso dizendo que eu consigo sempre ter êxito e encontrar tudo o que procuro. São palavras amigas, que agradeço, mas como sabe, não passam disso, porque infelizmente nem sempre conseguimos ajudar com sucesso, e isso deixa recordações amargas. Apesar disso, temos de continuar a correr o risco de falhar, para aqui e ali, podermos (de vez em quando) sentir a alegria dos pequenos êxitos. Evidentemente irei enviar aquele Livro ao João Barroca, e a quem, tal como o Senhor, sempre ajudou várias pessoas. Este Livro ajuda a ajudar. Mudando de assunto; Sei que o meu Bisavô Paterno José de Paiva Manso Sárrea de Carvalho, que tinha muitas vinhas em Chão de Lamas, no Concelho de Miranda do Corvo, chefiou uma delegação que se dirigiu a essa ou outra similar instituição dos Vinhos do Douro, e por isso, mais uma vez conto com a sua generosa ajuda, peço por favor e desde já lhe agradeço, que me envie esse documento.
Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312226 | Maxwell Taubaté | 21 Aug 2012 01:57 | In reply to: #311956

Caro Jorge Santos, recebi o documento transcrito do assento de batismo e consegui entender perfeitamente, aproveito para agradecer toda a atenção que o sr Jorge Santos deu neste caso. Estou imensamente agradecido e feliz por tal conquista pois estas informações irá enriquecer minha árvore genealógica e isto me dá mais vontade ainda de continuar a pesquisar.
Meus cumprimentos e um forte abraço.
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312353 | PAIVAMANSO | 23 Aug 2012 13:44 | In reply to: #312226

Caro Maxwel, não lhe prometo, porque detesto faltar, mas vou tentar ajudar um pouco mais nas suas pesquisas. Apenas mais um pouco, porque tenho muitos assuntos antigos, que nunca resolvi totalmente. Por isso, algumas pessoas até devem pensar mal de mim. Nisto das Genealogias, também não me é fácil ajudar muito, em muitos casos. Tento ajudar um pouco em cada caso, e dar um abraço de amizade a cada pessoa. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312358 | PAIVAMANSO | 23 Aug 2012 15:18 | In reply to: #312353

Caro João Barroca Desculpe só hoje agradecer, apesar de ter recebido ontem, o interessante documento, que fez o favor de me enviar. Assim que puder, irei á procura de outros (aqui da região), nomeadamente aquele que o meu Bisavô subscreveu, 5 gerações após a data deste. Além de outros nomes ,e do texto propriamente dito, assinalo a parte final do documento onde se lê; «Cumpra-se, Espinhal, ano de 1768 Vellasques Sarmento». Ora, este Velasques Sarmento, seria talvez, D. José de Alarcão Vellasques Sarmento Coelho Mascarenhas, que nasceu a 7 de Novembro de 1743, Filho de D. João Vellasques Sarmento de Alarcão Coelho Mascarenhas que nasceu em 8 Janeiro de 1704 e Pai de D. João Casimiro de Mascarenhas, nascido em 1780 (este último foi Capitão-Mor de Penela), todos Fidalgos da Casa Real e Naturais da Quinta do Vale do Arinto, em Penela. Esta Família, e esta Quinta, fazem parte da minha “investigação” que abrange várias outras Famílias e Quintas do Concelho de Penela. O tal Livro que ando a digitalizar, fala muito sobre Eles. Se houver saúde, um dia mostrarei tudo o que encontrar,para partilhar essas informações. Cumprimentos e agradecimentos deste seu humilde amigo. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312360 | Maxwell Taubaté | 23 Aug 2012 15:43 | In reply to: #312353

Caro Jorge Santos, peço desculpas pelo meu incomodo más gostaria de lhe pedir como uma última ajuda se possível aquele contato telefônico com o sr José Francisco de Sousa, para eu poder encerrar minhas buscas em Portugal, pois dai a diante as minhas busca será aqui mesmo no Brasil então ficará mais fácil para eu mesmo fazer minhas buscas.
Meus cumprimentos,
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312373 | PAIVAMANSO | 23 Aug 2012 19:24 | In reply to: #312360

Caro Maxwel, estive a rever os emails que trocámos, os documentos e as cartas que o Maxwel me confiou, e percebi que seria injusto da minha parte, ajudar só um pouco. Pensei melhor e decidi esforçar-me mais, para tentar corresponder ás suas esperanças. Vou fazer cinco coisas; 1- Reformular o pedido de busca do Passaporte nº 698, será talvez de Dezembro do ano 1927. 2- Tentar encontrar o Processo do pedido de Passaporte, uma excelente fonte de informações. 3- Tentar encontrar o Casamento de Manuel Francisco com Maria Antónia, (Pais de Francisco Manuel), que Casaram em Salir). 4- Tentar encontrar os assentos de Batismo deles, em Salir. 5- Tentar ter sucesso no telefonema que o Maxwel me pediu para eu fazer e não será fácil. Infelizmente, não vai depender só de mim. Mas vou tentar. Peço-lhe que me lembre deste compromisso de oito em oito dias, por email, para eu não me esquecer. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312378 | Maxwell Taubaté | 23 Aug 2012 21:47 | In reply to: #312373

Ótimo, maravilha fico muito agradecido farei contato em breve.
Cumprimentos,
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312902 | Maxwell Taubaté | 01 Sep 2012 01:19 | In reply to: #312373

Caro Jorge Santos, como tens passado?Como o sr havia pedido estou retornando ao 8º dia para saber de teve algum sucesso nas buscas, sei que o sr anda muito ocupado e a saúde um pouco debilitada então não tenha pressa este é só um lembrete.
Meus cumprimentos
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#312910 | PAIVAMANSO | 01 Sep 2012 14:04 | In reply to: #312902

Caro Maxwel, telefonei para o Arquivo Distrital de Faro na quarta feira, e fiz um email no dia seguinte, a confirmar o meu pedido. Precisamos aguardar mais 4 ou 5 dias úteis e só depois voltarei a telefonar a perguntar por novidades.
Estamos agora nas mãos da pessoa com quem falei. Dependemos muito do profissionalismo e simpatia dessa pessoa. Se aparecerem os documentos dos quais pedi uma fotocópia, a essa Senhora ficaremos a dever o nosso sucesso, e a nossa alegria. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#313834 | Maxwell Taubaté | 18 Sep 2012 03:27 | In reply to: #312910

Caro Jorge Santo retorno meu contato para seber se conseguimos alguma novidade sobre nosso assunto.
A propósito fiz uma descoberta surpreendente que mudou todo o rumo da história de nossa família. Mostrando para o meu pai as informações que já consegui graça a sua ajuda e mostrei que pretendo ir mais além. Ele me chamou para conversar mais a sério. O que vou lhe passar é bem particular e estou partilhando com o sr Jorge Santos pela ajuda prestada até o momento.
Ele tentou falar em poucas palavras o seguinte: Éramos em quatro irmãos e o tio do meu pai veio para o Brasil e eles não podiam ter filhos então ele foi doado para o sr Manuel Francisco que o criou como filho até sua morte. (então ele o considerou e o considera como pai) e então sempre todos imaginavam que o Manuel Francisco fosse realmete o pai verdadeiro.
Bem estou muito confuso e acho que estou meio sem rumo, más estou não pretendo para pois agora preciso mais do que nunca saber realmente as nossas origens. Considero o sr Manuel Francisco como um verdadeiro avô e sinto muito em não ter conhecido ele em vida, Então agora buscando sua memória e a de José Francisco de Souza será minha maneira de homenagea-los.
Estou tentando tirar mais informações de meu pai, más vejo que é um assunto em que ele fica um pouco triste.
Meus cumprimentos.
Maxwell

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#313868 | PAIVAMANSO | 18 Sep 2012 16:24 | In reply to: #313834

Caro Maxwell
Na semana passada fiz um telefonema a reforçar o primeiro pedido, ao A. D. Faro, e hoje, fiz novo email, mas desta vez pedi menos informação, porque infelizmente nem sempre se consegue ter acesso aos documentos, como desejaríamos. Tentarei encontrar alternativa. Não será fácil, mas talvez se consiga. Não vou desistir. Essa sua mais recente mensagem, deixou-me um tanto confuso, mas serve de incentivo, para lhe dar a ajuda complementar que lhe prometi. Vou reler com mais calma, a ver se percebo claramente. Conte comigo, voltarei aqui em breve. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#314103 | vmo123 | 23 Sep 2012 07:44 | In reply to: #313868

Olá PAIVAMANSO, desculpe intrometer-me mas vi nesse tópico a sua boa vontade em ajudar as pessoas, talvez pudesse me ajudar no meu assunto, sou descendente de Henrique da Cunha, que veio para o Brasil junto à armada de Martim Afonso de Souza em 1531, era casado com Filipa Gago.

Saberia me dizer como faço para descobrir seus pais? Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#316094 | PAIVAMANSO | 26 Okt 2012 13:43 | In reply to: #314103

Cara/Caro "vmo123" eu é que peço desculpa, mas não tenho conhecimentos para poder ajudar nesse seu caso com data tão recuada. Eu não sou Genealogista nem Historiador, não passo de um fraco aprendiz disposto a ajudar mas pouco sei.
Não desanime, permita-me que lhe sugira que leia vários tópicos e se algum deles tratar desse Henrique da Cunha, aí sim peça ajuda a quem perceba do assunto. Não me entenda mal, se precisar da minha ajuda, conte comigo, mas terá de ser em assuntos muito mais fáceis, que não exijam poucos conhecimentos da minha parte. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#316095 | PAIVAMANSO | 26 Okt 2012 14:05 | In reply to: #316094

Caro Maxwell, não recebi sequer resposta do Arquivo de Faro, apetece-me telefonar a reclamar, mas........ o que eu pedi, ultrapassava aquilo que é suposto serem as áreas de pesquisa de informações disponíveis à distância. Geralmente temos de ser nós, presencialmente, a pesquisar os tais processos de pedidos dos Passaportes, que costumam ter os registos de Batismos, Casamentos, e Fotos, mais raramente. Tenho de procurar a pasta do seu processo que tenho aqui algures e fazer algo que honre as minhas promessas. Ando sempre a tentar arrumar o meu "escritório" mas a minha compulsão e desorganização são cada vez maiores. Quero fazer aquele telefonema, mas antes queria aquele assento de Casamento e os Batismos deles. Vou procurar a sua pasta, estou a falhar demasiado, peço desculpa. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Gostaria de tentar descobrir mais informações daquele que foi o Patrirca de nossa família

#316124 | PAIVAMANSO | 26 Okt 2012 20:20 | In reply to: #316094

Cara/Caro "vmo123"
Peço desculpa. Eu queria dizer...... «mas terá de ser em assuntos que exijam poucos conhecimentos da minha parte».
Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 09:46.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen