Documentos portugueses

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Regiões

Documentos portugueses

#311746 | matheusventura | 11 Aug 2012 21:54

Boa noite!

Há cerca de um ano estou à procura de qualquer documento do meu avô, António Rego da Rocha - nascido em 27/03/1906, filho de Anna da Costa Ferreira. Ele dizia ser filho de padre (!) e por isso não tinha o nome do pai. Não sei onde ele nasceu.

Sua filha mais velha dizia ter nascido em Oliveira e Azeméis, por isso creio que ele também seja de Aveiro.

O único documento que tenho é sua certidão de casamento no Brasil, na qual conta Portugal como naturalidade.

Gostaria de saber sa há em Portugal ou no Brasil algum meio de encontrar algum documento que diga onde ele nasceu, ou qualquer documento que tenha sido emitido pelas autoridades portuguesas.

Desde já agradeço.

Cumprimentos,

Matheus Ventura

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311765 | vabopi | 12 Aug 2012 11:21 | In reply to: #311746

Caro Matheus Ventura,

Na falta de mais informação, terá que explorar os registos de todas as paróquias do município de Oliveira de Azeméis, começando pela que tem o mesmo nome Oliveira de Azeméis. Com a data de nascimento que tem, presumindo que esteja correcta, não será tarefa impossível.

Os livros poderão estar ainda na:

Conservatória do Registo Civil de Aveiro
R. D. António J Cordeiro 28 – R/C – D
3800-003 Aveiro
Telefone: + 351 234404450
crc.aveiro@dgrn.mj.pt

Ou poderão ter já transitado para:

Arquivo Distrital de Aveiro
Rua Dr. Alberto Souto
Bonsucesso – Aradas
3810-417 AVEIRO
Tel.: +351 234 003 400
Fax: +351 234 003 401
E-mail Geral: mail@adavr.dgarq.gov.pt

Lista de freguesias do município de Oliveira de Azeméis:

Freguesia, Município, Distrito, Codificação, Orago da paróquia

Carregosa, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ01, São Salvador
Cesar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ02, São Pedro
Fajões, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ03, São Martinho
Loureiro, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ04, São João Baptista
Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ05, Santa Eulália
Macinhata da Seixa, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ06, Santo André Macinhata da Seixa(nome anterior)
Madail, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ07, São Mamede
Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ08, São Cristovão
Oliveira de Azeméis, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ09, São Miguel
Ossela, Oliveira de Azeméis, Aveiro OAZ10, São Pedro
Palmaz, Oliveira de Azeméis, Aveiro OAZ11, Santa Marinha
Pindelo, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ12, Santa Maria
Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ13, São Paio
Santiago de Riba-Ul, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ14, São Tiago
São Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ15, São Martinho
Travanca, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ16, São Martinho
Ul, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ17, Santa Maria
Vila Chã de São Roque, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ18, São Pedro São Roque
Vila de Cucujães, Oliveira de Azeméis, Aveiro, OAZ19, São Martinho Cucujães


Com votos de boa sorte,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311766 | vabopi | 12 Aug 2012 11:31 | In reply to: #311765

Por lapso, indiquei o contacto da Conservatória de Aveiro em vez da de Oliveira de Azeméis, que é:

Conservatória do Registo Civil de Oliveira de Azeméis
Avenida Dr. António José de Almeida
3720-239
Oliveira de Azemeis
Portugal

Tel: + 351 256681561
Fax: + 351 256687558
crc.oliveira-azemeis@dgrn.mj.pt

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311773 | roz | 12 Aug 2012 15:39 | In reply to: #311746

Caro Matheus Ventura,

Diz ter a certidao de casamento do seu avo ai' no Brasil. Para ele se ter casado houve um processo de casamento onde ele teve de apresentar uma certidao de baptismo/nascimento e que ficou arquivada no processo. Se casou pela igreja contacte-a e diga que quer ver o processo todo. Nas certidoes nao consta tudo o que esta' no processo. Se foi casamento civil peça ao cartorio.
Pelo que escreveu nao entendi bem se ele foi para o Brasil ou esteve sempre em Portugal e foram os filhos que viajaram. Se nao se importa esclareça.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311787 | matheusventura | 13 Aug 2012 01:19 | In reply to: #311773

Senhores,

Muito obrigado pelo interesse em ajudar.

Rosario, depois de casado no Brasil, meu avô retornou a Portugal e voltou trazendo consigo uma filha que havia deixado em Pinheiro da Bemposta.
O problema de buscar pelas certidões no Rio de Janeiro é que muitos cartórios foram dissolvidos e os documentos distribuídos entre outros cartórios. Agradeço por me lembrar desse meio de encontrar algum documento do meu avô.

Saberia me dizer se é possível encontrar seu registro de saída de Portugal? Como processo de passaporte, por exemplo.

Vasco, já havia contactado a conservatória de Oliveira de Azeméis e estou a esperar uma resposta. Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311788 | MCNN | 13 Aug 2012 01:39 | In reply to: #311787

Caro Matheus Ventura


Quando contactou a Conservatória de Oliveira de Azeméis, pediu-lhes para procurarem o assento de baptismo do seu avô, ou pediu-lhes para procurarem o assento de nascimento da filha dele ?

Se me permite uma sugestão, caso saiba o nome e a data de nascimento da filha, comece por pedir que procurem o assento de nascimento dela, eventualmente em Pinheiro da Bemposta.

Se encontrar esse assento, ele pode eventualmente conter o local de nascimento do seu avô, o nome dos pais dele, etc.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311792 | matheusventura | 13 Aug 2012 02:33 | In reply to: #311788

Caro Mário Navarro,

Obrigado pela informação. Não havia atentado para o fato de que os assentos costumam vir com informações dos pais.
Será de grande ajuda.

Amanhã mesmo entrarei em contato com minha família para começar a procurar pelo seu registo.

Mais uma vez, obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

Matheus

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311793 | MCNN | 13 Aug 2012 03:09 | In reply to: #311792

Caro Matheus


Tenha em atenção que, caso o seu avô não tenha casado com a mãe desta filha dele que terá nascido em Oliveira de Azeméis, existe sempre o risco de que ela tenha sido registada como filha de pai incógnito, e nesse caso o registo de nascimento não terá quaisquer informações sobre o seu avô.

Aliás, se pedir à Conservatória que procure o nascimento dessa filha do seu avô, alerte-os de que ela pode ter sido registada como filha de pai incógnito. Convinha era saber o nome da mãe dela.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311798 | roz | 13 Aug 2012 09:43 | In reply to: #311787

Caro Matheus

Para certos sitios e datas ja' e' possivel pesquisar os processos de passaporte mas eu nao sei muito bem como 'e. Contudo o Mario Cesar Navarro que lhe deixou umas mensagens 'e perito nessa forma de pesquisa! Aproveite para lhe pedir ajuda nesse ponto mas veja se consegue as datas, ainda que aproximadas, de quando o seu avo viajou para o Brasil pois isso ajuda muito.

Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311870 | matheusventura | 14 Aug 2012 02:52 | In reply to: #311793

Caro Mário

Como você tinha dito, minha tia foi registrada como filha de pai incógnito.
Agora acho que ficou impossível saber a naturalidade do meu avô.

Estou à espera de uma resposta da conservatória de Oliveira de Azeméis.

Quanto à sua saída de Portugal, seria possível localizar algum documento em Portugal?
Apenas com seu nome, nome da mãe (pai incógnito), data de nascimento, distrito e período em que deixou o país (1926-1928).

Se possível, a qual órgão devo solicitar?

Obrigado.

Cumprimentos,

Matheus Ventura

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#311979 | MCNN | 16 Aug 2012 14:25 | In reply to: #311870

Caro Matheus

Acho que de qualquer forma não perde nada em obter o assento de nascimento da sua tia, quem sabe se não conterá nenhum dado relevante ?

Por outro lado, é provável que o seu avô seja natural da mesma paróquia que a sua tia.

O seu avô deve ter pedido passaporte pelo menos duas vezes, a primeira aquando da primeira ida para o Brasil, a segunda quando levou sua tia.

Esses pedidos de passaporte devem estar no fundo do Governo Civil de Aveiro, o qual está à guarda do Arquivo Distrital de Aveiro.

Sem saber datas concretas, não sei se o Arquivo Distrital de Aveiro faz a busca.

Se souber, por exemplo, a data do passaporte da sua tia, isso já pode ajudar porque o seu avô deve ter pedido passaporte na mesma altura.

Os registos dos pedidos estão digitalizados e foram disponibilizados no site familysearch.org, mas infelizmente só os membros da Igreja Mórmon e os técnicos da Direcção Geral de Arquivos os conseguem consultar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#312457 | matheusventura | 24 Aug 2012 19:37 | In reply to: #311798

Senhores,

Desculpem-me por tê-los deixado sem uma resposta. Estou à espera de uma resposta da Conservatória de Oliveira de Azeméis, há quase um mês. É a primeira vez que não me respondem prontamente, talvez já tenham se enfadado de tantas perguntas que já fiz.

Em dezembro um amigo da família estará em Oliveira de Azeméis e poderá me ajudar com pesquisar na sede da conservatória.

Encontrei no familysearch.com uma página com pedidos de passaporte em Aveiro, porém, não pude acessá-los. Estou agora à procura de alguém que tenha acesso a esses documentos.

Novamente agredeço pela disposição em ajudar.

Cumprimentos,
Matheus

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#333476 | matheusventura | 06 Aug 2013 06:12 | In reply to: #311746

Bom dia,

Consegui no Arquivo Nacional, que me enviou cópia de todos os documentos usados pelo meu bisavô no processo de naturalização.
Na cédula pessoal eu encontrei a naturalidade do meu bisavô, ele nasceu em Pindelo, Oliveira de Azeméis.

Entrei em contato com a Conservatória do Registo Civil de Oliveira de Azeméis por email, forneci o número do registo, folha, mas não obtive nenhuma resposta. Alguém sabe me dizer se o email crc.oliveira-azemeis@dgrn.mj.pt está correto?

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Documentos portugueses

#333515 | lezico | 07 Aug 2013 00:56 | In reply to: #333476

Segundo os contactos do IRN (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos-civil/ ), é este:

crcpcomaut.o-azemeis@dgrn.mj.pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 04 Jul 2024, 18:51.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen