familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

This topic is classified in rooms: Famílias

familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316156 | anapaula52 | 27 Okt 2012 13:18

A minha familia de Lemos e Figueiredo vem de Alenquer segundo o que a minha mãe me diz. Gostaria de saber a historia da familia. Os meus bis-avós são Leonidio e Virginia de Lemos e Figueiredo.

Muito obrigado.

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316171 | HRC1947 | 27 Okt 2012 15:36 | In reply to: #316156

Cara Ana Paula;

Comece por adquirir uma fotocópia não autenticada [ custa 1 Euro ], junto da Conservatória Registo Civil
de Alenquer, do seu pai e da sua mãe. Nesses documentos vem a indicação dos seus 4 avós.
Na posse dessas certidões " não autenticadas ", vai poder pedir outras certidões, nomeadamente dos seus
avós {pat. e maternos ] e assim sucessivamente, andando para trás no tempo, bisavós, trisavós, tetravós etc.

Saudações Genealógicas
Ana Simões
.

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316199 | MLuisa | 28 Okt 2012 01:55 | In reply to: #316156

Ana Paula

Existe um livro escrito por Jorge Ferreira Sacadura, com o título LEMOS E FIGUEIREDOS (de Alenquer) e TABORDAS (da Beira-Baixa), Lisboa, 1995, impresso por Minerva Comercial Sintrense, Lda., em que decerto encontrará esses dados. Para o caso de não lhe ser fácil encontrar o livro ou este já estar esgotado, terei o maior prazer em procurar os nomes que indica. A minha família também tem ligações com esses Lemos Figueiredo.

Cumprimentos

Maria Luisa Ferreira Soares e Silva

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316236 | MLuisa | 29 Okt 2012 00:34 | In reply to: #316199

Ana Paula

Já encontrei o nome do seu bisavô no livro que referi. A partir daí posso indicar quem eram os outros seus antepassados, alguns dos quais são comuns à minha família.

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316448 | MLuisa | 02 Nov 2012 16:36 | In reply to: #316156

Ana Paula

Não lhe foi útil a minha informação sobre os Lemos e Figueiredo? Ou não teve ocsião de voltat ao Forum?

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316502 | HRC1947 | 03 Nov 2012 17:44 | In reply to: #316448

Cara Confreira;

... Será que a Paula se assustou?

Ana
.

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#316503 | MLuisa | 03 Nov 2012 17:47 | In reply to: #316502

Ana

É de facto estranho a Ana Paula não responder mas pode, por exemplo, estar fora ou então andar à procura do livro que lhe indiquei.

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#336823 | NMMSPP | 16 Okt 2013 11:13 | In reply to: #316503

Prezada Maria Luisa Ferreira Soares e Silva,
Aproveitando este tópico, vinha tentar saber se esse livro que mencionou refere o Capitão José Inácio Machado do Rego, ao que sei progenitor de uma vasta prole, que se cruza, por mais do que um casamento penso eu, com esses Lemos e Figueiredos. Se houver quem tenha informações sobre ele, muito gostaria de as conhecer.
Obrigado,
Nuno

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#336836 | MLuisa | 16 Okt 2013 17:04 | In reply to: #336823

Caro Nuno

Estive a consultar o livro LEMOS E FIGUEIREDO e de facto encontrei referência ao Capitão José Inácio Machado Rego. Está mencionado no casamento, em 4/5/1812, de João de Lemos e Figueiredo, natural de Alenquer, com Mariana Rosa e Lemos Machado Rego, também natural de Alenquer, filha do capitão José Inácio Machado Rego (natural de Ponta Delgada, Açores e baptisado na freg.de S. Pedro daquela cidade), e de sua mulher Ana Genoveva Rosa Ferreira (natural de Lisboa, feg. de Sts. O Velho), recebidos em Lisboa, freg. de N.S.da Lapa.
Diz também que o capitão José Inácio Machado Rego era filho de Gonçalo Rego, baptisado na freg. de N.Senhora dos Anjos, cidade de Ponta Delgada, e de Sebastiana Machado, de S. Pedro, Ponta Delgada.

Vem também mencionado no casamento de Vicente Tibúrcio de Lemos e Figueiredo, (nascido em Alenquer 14/4/1763 e irmão do acima referido João de Lemos e Figueiredo), com outra filha do mesmo capitão, Firmina Machado Rego.

Deste casamento há diversos filhos, entre eles João de Lemos e Figueiredo, (Alenquer 17/5/1819) que casou com sua prima em 2º grau Deodata da Assunção Machado Rego, filha de Bruno José Machado Rego e Berara Perpétua de Oliveira.

No livro está descrita toda a descendência destes Lemos Figueiredo. Interessa-lhe algum os ramos? Qual?

Melhores cumprimentos

Maria Luisa Soares e Silva

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#336853 | NMMSPP | 16 Okt 2013 22:21 | In reply to: #336836

Muito obriagdo, Maria Luísa Soares e Silva, pela sua pronta ajuda.
O meu interesse, na verdade, é mesmo sobre o Capitão José Inácio (de quem descendo) e sobre a sua ascendência. Estava com esperança que o livro pudesse dizer sobre isso alguma coisa, nomeadamente a data de nascimento, que me permitisse mais facilmente apanhar o fio dessa meada. Ele casou em 1775, na Lapa, em Lisboa e morreu, penso eu, em 1827, em Alenquer. Como é que ele vem dos Açores, e quando, e vai parar a Alenquer, ignoro. Era Capitão de quê e onde? Não sei... Os dados dele e dos pais, que tão pronta e gentilmente partilhou comigo, eram já do meu conhecimento.
Já agora, adianto que descendo dele e de D. Ana Genoveva Rosa (o Ferreira não consta dos meus canhenhos - por acaso refere-se lá o nome dos pais dela?) por uma neta, filha de um dos seus filhos: o Bruno José, que também menciona (e de sua mulher, D. Gerarda Perpétua - e não Berara, como talvez por lapso tenha grafado). Mas vou acrescentar as referências que me deu da outra descendência deste casal, que não conhecia.
Muito obrigado, uma vez mais, pela sua simpática ajuda,
Nuno

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#336855 | MLuisa | 16 Okt 2013 22:55 | In reply to: #336853

Caro Nuno

O entroncamento desta Família com a minha, chega mais tarde, quando a minha Trisavó Emília Soares da Torre casa com um Lemos Figueiredo, todos de Alenquer. Por isso, não somos parentes...

É realmente estranho a vinda desse seu ascendente para Alenquer. Para fazer o quê? Talvez tivesse propriedades naquela região. Como faço pesquizas sobre familiares meus em Alenquer, se encontrar alguma coisa sobre o Capitão, dir-lhe-ei prontamente.

Sobre D. Ana Genoveva Rosa diz no livro que era filha de João Ferreira e de Maria Cordeira da Apresentação, também naturais de Ponta Delgada (freguesia da Relva).

Fico à sua disposição para o que precise e esteja dentro dos meus conhecimentos.

Melhores cumprimentos

Maria Luisa Soares e Silva

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#336856 | NMMSPP | 16 Okt 2013 23:09 | In reply to: #336855

Muito obrigado pela sua disponibilidade, Maria Luísa Soares e Silva.
No assento de casamento deles, de 26.11.1775, a seguir ao "João Ferreira" aparece um nome que não consigo decifrar. Pelos vistos, não devo ter sido só eu. Mas a naturalidade dos pais da noiva não consta do dito documento, pelo que agradeço essa novidade. Eram portanto todos de origem açoriana, ainda que D. Ana Genoveva tenha nascido em Santos-o-Velho. O dito Capitão esteve depois tanto quanto sei s ligado à Fábrica do Papel...
Uma vez mais lhe agradeço. Melhores cumprimentos,
Nuno

Reply

Direct link:

RE: familia de Lemos e Figueiredo de Alenquer

#336857 | MLuisa | 16 Okt 2013 23:15 | In reply to: #336856

Realmente em Alenquer havia uma Fábrica de papel que durou até aos meus dias.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 05 Jul 2024, 04:10.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen