Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

#320659 | jaferro | 13 Jan 2013 14:12

Caros Confrades,

Em Currelos, Carregal do Sal, encontrei dois casais com descendência de apelido Figueiredo:

I. Diogo Domingues, Cal, Currelos, cc Maria Antunes, Cal, Currelos, entre outros filhos:
I.1. Diogo de Figueiredo cc Maria Correia, Cal, Currelos, filha de António Correia e Antónia Jorge, em 01.09.1631, Currelos;
I.2. Maria de Figueiredo cc Domingos Simões, Torre, Currelos, filho de Manuel Simões e de Domingas João, em 27.07.1635, Currelos.

II. Francisco Domingues, morador no Casal Mendo, Currelos, cc Ana Gonçalves, entre outros filhos:
II. 1 Maria de Figueiredo cc Manuel Simões, Torre, Currelos, filho de Manuel Simões e de Domingas João, em 13.02.1646, Currelos;
II.2. Francisco de Figueiredo cc Maria Antunes, da Póvoa da Arnosa, Papízios, filha de Simão Antunes e Maria Álvares, em 12.12.1656, Papízios.

Um filho deste último casal (Simão Antunes e Maria Álvares), moradores na Póvoa de Arnosa, Papízios, também utiliza o apelido Figueiredo:
III.1. Miguel de Figueiredo, da Póvoa da Arnosa, cc Maria Antunes, filha de Manuel Luís e de Maria Antunes, de Papízios, em 07.02.1660, Papízios. Uma explicação poderá ser encontrada - como hipótese - na avó materna, Catarina Domingues cc Domingos Álvares, moradores na Póvoa da Arnosa, possivelmente relacionada com os Domingues de Currelos (?)

Alguém tem alguma informação sobre a possível ascendência destes Figueiredo?

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

#321062 | isabel71 | 17 Jan 2013 18:45 | In reply to: #320659

Caro José,

Eu tenho um ascendente de nome José Joaquim de Figueiredo, que é filho de um António com o apelido de Airó, que provêm de Carregal do Sal, mas da freguesia de Parada. Tenho como sua ascendência Simão de Airó, que é filho de João Antunes e de Ana Vaz, também de Parada. Provavelmente não terão relação...
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

#321294 | jaferro | 18 Jan 2013 19:25 | In reply to: #321062

Cara Confreira Isabel Ferreira,

Obrigado pela sua resposta. Na minha BD não tenho Figueiredos da Parada, Carregal do Sal. Os seus ascendentes são de que época?

Em São João de Areias, Santa Comba Dão, que no século XVI incluía também a Parada, encontra Figueiredos associados aos Vaz e Freitas e Airós aos Alvelos. Um caminho a seguir...

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Reply

Direct link:

RE: Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

#321347 | isabel71 | 19 Jan 2013 16:20 | In reply to: #321294

Caro Confrade José,

O meu antepassado de nome José Joaquim de Figueiredo nasceu em 1750, na freguesia de Alcáçova-Elvas. Os pais, avós e bisavós referidos na minha mensagem anterior, são todos de Parada-Carregal do Sal, mas ainda não possuo os seus registos de baptismos. Apenas sei que Simão de Airó morreu em 1732 e a mulher Maria de Morais em 1739 em Parada.

Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Reply

Direct link:

Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

#356925 | silvestre | 21 Apr 2015 16:02 | In reply to: #321062

Isabel,
Já lhe respondi para outro tópico. Tenho interligações com o Simão de Airó.
Vera

Reply

Direct link:

Figueiredos de Currelos e Papízios, Carregal do Sal, Viseu

#356931 | tiagosmend | 21 Apr 2015 20:31 | In reply to: #320659

Tambem descendo de Airos de Parada. Tenho de resto um ramo que comeca em Parada com um Manuel Alves Diogo que casa em Parada com Antonia Borges em 1/6/1808. Por esta via descendo de alguns Airos, nomeadamente de Antonio de Airo, casado em Papizios, ja viuvo, com Barbara MArques, em 7/8/1760. Este era filho de Joao de Eiro e neto de Pero Fernandes e Maria Francisca, ambos de PArada. Nao sei mais nada deste meu ramo de PArada. Por acaso alguem tera mais informacao?

O toponimo Torre imagino que seja retirado da antiga Torre medieval que existia em Parada, ja meio arruinada no seculo XVI. Nao sei se aidna subsiste algum vestigio desta. Pelo que sei encontrava-se na parte de tras da antiga Igreja.

Descendo tambem de outros Eiros, possivelmente os mesmos, de Silvares, freguesia de Sao Joao de Areias no seculo XVI.

Cumprimentos,
Tiago Mendes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Jul 2024, 07:56.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen