Regimento Real de Policia - Guarda Real de Policia

This topic is classified in rooms: Arquivos

Regimento Real de Policia - Guarda Real de Policia

#321855 | MFMG | 24 Jan 2013 18:08

Caros confrades

Gostaria de saber onde posso recolher informações sobre um antepassado meu que em 7.10.1802 (data do seu casamento em S. Mamede, Lisboa) era "Soldado do Regimento Real de policia" (como vem referido no registo de casamento).

Necessitava de dados pessoais como idade, naturalidade, etc.

Desejando a todos um bom ano

Obrigado

Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Regimento Real de Policia - Guarda Real de Policia

#321919 | MFMG | 25 Jan 2013 13:25 | In reply to: #321855

Renovo o meu pedido.

Muito obrigado

Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Regimento Real de Policia - Guarda Real de Policia

#321930 | MCNN | 25 Jan 2013 16:09 | In reply to: #321919

Caro Miguel Gonçalves


Penso que parte da informação que procura estará no próprio assento de casamento que refere.

Presumo que o nome do seu antepassado era Leonardo Henriques., filho de Pascoal Henriques e de Joana Maria.

O seu assento de casamento será este:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/viewer?id=3655961

(tem de escolher a imagem 174.tif)

Ora, de acordo com esse assento, Leonardo Henriques era "baptizado na freguesia de Nossa Senhora dos Anjos, lugar do Coto, termo de Óbidos", o que corresponde à paróquia do Coto no concelho de Caldas da Rainha, distrito de Leiria.

Agora que sabe a sua naturalidade, será nos livros de baptismos do Coto que deverá procurar o baptismo do seu antepassado, ficando assim a saber a sua idade.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Regimento Real de Policia - Guarda Real de Policia

#321935 | MFMG | 25 Jan 2013 17:43 | In reply to: #321930

Caro Confrade Mário

Agareço as suas palaveas.

Essas informações já as tenho.

O problema é que o Arquivo de Leiria não me consegue encontar o registo de batismo do Leonardo na freguesia do Côto. Alem disso há muitos registos que não existem e houve alterações ás paróquia e freguesias da zona, com o fim do termo da vila de óbidos, que aconteceu na altura do seu provável nascimento.

Como no seu registo de casamento se sabe a sua "profissão" e o corpo da Guarda Real foi criado em 1801, ele teve de ser incorporado entre 1801 ou 1802.

Se conseguir o seu registo de incorporação devrão constar dados pessoais e talvez a sua data de nascimento.

Com essa informação talvez seja mais facil continuar as minhas investigações.

Dai querer saber onde poderia encontar esses registos da Guarda Real, que se calhar estaram (caso existam) no Arquivo Histórico do Exercíto. O problema é que não consigo contactar com eles.

Tentarei ir lá pessoalmente e tentar recolher essas informações.

Muito obrigado

Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Regimento Real de Policia - Guarda Real de Policia

#321968 | MCNN | 26 Jan 2013 13:54 | In reply to: #321935

Caro Miguel Gonçalves


Como na sua mensagem original dizia que queria saber a naturalidade deste seu antepassado, deduzi erradamente que não tinha ainda tido a oportunidade de consultar o texto integral do assento de casamento.

No que diz respeito aos livros paroquiais da paróquia de Coto, de facto consultando o site do Arquivo Distrital de Leiria a informação que consta é que só existem livros de baptismos, casamentos e óbitos de 1789 em diante.

Onde estão os assentos anteriores a 1789 ? Ou estão junto de outra paróquia vizinha ou então, por algum motivo, ter-se-ão perdido para sempre.

Uma outra possibilidade que tem é a de procurar o processo de casamento desse seu antepassado. Como ele casou em Lisboa mas não era natural sequer de Lisboa, muito provavelmente existe processo de casamento. Onde é que ele poderá estar ? Isso já não lhe sei dizer, talvez ainda no patriarcado pois creio que a Torre do Tombo só tem processos de casamento mais antigos. Mas será melhor confirmar.

Finalmente, se esta sua busca prende-se com a vontade de expandir o conhecimento que tem dos antepassados do Leonardo, existe alguma informação que poderá ainda procurar nos paroquiais do Coto, pois pode procurar os óbitos dos pais dele, o baptismo de eventuais irmãos mais novos que tenham nascido depois de 1789 e ainda o casamento de eventuais irmãos de Leonardo.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Okt 2024, 03:37.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen