Ajuda no ADGuarda

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda no ADGuarda

#324222 | Campos Henriques | 27 Feb 2013 13:51

Agradeço ajuda de algum confrade junto do ADGuarda para localização assenro de casamento:

Mata de Lobos concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Casamenento de António Ferreira, filho de Luis Ferreira e Feliciana Maria com Ana Carrapita filha de Miguel Mabaçal? e Maria Carrapita.
Tiveram um filho, João Ferreira, que nasceu em Escarigo em 22 de Novembro de 1878.
Os meus agradecimentos.
Campos Henriques

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#324486 | flordeacacia1 | 02 Mär 2013 08:51 | In reply to: #324222

Caro Campos Henriques,

Registo de Casamento de Mata de Lombos - Livro de Casamentos 1774 Folha 1 Verso, registo nº1

" Aos dez dias do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e setenta e quatro, na Igreja Paroquial desta freguesia de Mata de Lobos, Concelho de Figueira, Diocese de Pinhel, na minha presença compareceram os nubentes ANTÓNIO FERREIRA, jornaleiro e ANA CARAPITO, os quais sei serem os próprios, com todos os papéis do estilo correntes sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento, ele de idade de vinte e dois anos, solteiro, filho legitimo de Luís Ferreira e de Feliciana Maria, naturais e moradores nesta freguesia; e ela de idade de trinta e dois anos, solteira, natural de Escarigo, moradora nesta freguesia, filha legitima de Miguel Rabaçal, este natural desta freguesia e de Maria Carapita, natural de Escarigo, os quais nubentes se receberam por marido e mulher, e os uni em matrimónio procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes João de Mena Heredia Freire Falcão e Ana Emília da Piedade, sua criada, moradores nesta freguesia os quais sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado o presente assento, e que lido e conferido perante os conjuges e testemunhas comigo assinou só o primeiro pelos mais não saberem. Era ut supra.

Testemunha João de Mena Heredia Freire Falcão

O Coadjutor António Garcia Varijão"


Cumprimentos e boas pesquisas,
Maria Reis

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#324648 | Campos Henriques | 04 Mär 2013 14:39 | In reply to: #324486

Bom dia
Agradeço muito sensibilizado.
Cumprimentos
Campos Henriques

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325356 | hladeiro | 14 Mär 2013 15:00 | In reply to: #324222

Boa tarde, desculpem por me meter no vosso diálogo. O sr, que assina Campos Henriques, pode ser da família que ando a procurar. A minha bisavó é judite de Campos Henriques, do Azebo. Gostava de ter uma resposta, para possível troca de conhecimento sobre esta familia. Agradeço desde já. Helena Campos Ladeiro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325358 | Campos Henriques | 14 Mär 2013 15:21 | In reply to: #325356

Boa tarde
O meu Campos Henriques resulta do Campos de minha mãe, de Vila do Conde, e do Henriques de meu pai, de Rio Maior, e só aparece comigo e com meus irmãos, portanto só no século XX..
Não tenho qualquer ascendencia na zona que indica pelo que não teremos qualquer relação familiar.
Boas investigações.
Cumprimentos
Campos Henriques

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325362 | hladeiro | 14 Mär 2013 16:03 | In reply to: #325358

Boa tarde,

Agradeço a informação.
Já tenho dados novos sobre a minha família Campos Henriques.
Efetivamente não devemos ter ligação de parentesco.
A minha família do lado paterno, Campos aparece pela minha bisavó e Henriques pelo meu bisavô.
São da Covilhã, e do Azêvo, Pinhel, nomeadamente.
Temos parentesco com as famílias Campos e Campos Henriques daquelas zonas.

Mais uma vez lhe agradeço, boas investigações.
Cumprimentos
Campos Ladeiro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325377 | MariaDavid | 14 Mär 2013 18:38 | In reply to: #325362

Cara Helena Campos Ladeiro

Vi a sua mensagem e a mesma despertou-me alguma curiosidade, pois tanho grande parte dos meus ancestrais oriundos da Covilhã.
O apelido Campos não entra nos meus antepassados mas Henriques sim e de vários lados, tanto da Covilhã como de Pinhel. Caso esteja interessada em confrontar dados, disponha.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325394 | hladeiro | 14 Mär 2013 21:18 | In reply to: #325377

Cara Maria,

Eu ainda só tenho informações fiáveis dos meus trisavós dos meus bisavós e dos avós.

Trisavô - Felizardo Henriques - Natural da freguesia do Azevo, Pinhel (cerca de 1876-?)
Trisavó - Carolina de Campos - Natural da freguesia de São Pedro da Covilhã

Filhos deste casal, que nasceram todos no Brasil, no Pará. Não sei porque razão mas os meus trisavós a uma dada altura da vida foram viver para o Brasil. Voltaram todos do Brasil, e continuaram a sua descendência cá.

Judith de Campos Henriques (1898-1954) minha bisavó, Mário de Campos Henriques (1903-1972), Albertino de Campos Henriques (1905-?), Sara de Campos Henriques (1907-1968), Laura de Campos Henriques (1908-1960).

Filhos da Judith de Campos Henriques + Augusto Ladeiro (1979-1973) (Miuzela, concelho de Almeida)

Amilcar Augusto de Campos Ladeiro (1913-1973)
Alice de Campos Ladeiro (1918-1989)

Suspeito já quais são os meus antepassados, mas ainda vou ter que pedir Assentos de Batismo dos meus trisavós. A família Campos + Henriques é muito grande e como praticava a endogamia, há muitas probabilidades de serem todos parentes uns dos outros.

É pouca informação, mas..... Tenho ainda mais um nome, (mas preciso confirmar), que poderá ser a mãe do Felizardo Henriques, que é Maria Antónia Henriques. Uma coisa lhe posso ir dizendo, há muitos Henriques no Azevo, e já me informaram que é a mesma família. Por outro lado, diz que não tem Campos, mas os Henriques estão muito cruzados com os Campos.
Se eu tivesse tempo de ir à Guarda, conseguia mais informações.

Também gostava de ver se alguns dos nomes que tem podem ter alguma ligação com os meus. se mos quiser mostra, ficaria muito agradecida.

Cumprimentos,
Campos Ladeiro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325613 | MariaDavid | 18 Mär 2013 13:14 | In reply to: #325394

Bom dia, cara Helena

Desculpe só agora responder ao seu pedido mas foi impossível fazê-lo mais cedo.

Antes de avançar, quero realçar estes aspectos importantes:

1 Pelas datas que apresenta em relação aos seus trisavós, deve ser ainda uma pessoa bastante jovem.

2 Os ancestrais de quem quer que seja que se encontram ao nível de avós e bisavós são muito difíceis de relacionar com outros nomes, a não ser que haja algum investigador que investigue as mesmíssimas pessoas. Senão, repare: quem pode saber quem são os seus ancestrais directos (pais e avós) senão a Helena e seus irmãos, caso os tenha ou alguém que a conheça a si e aos seus ? Portanto, toda a investigação que pretende, tem forçosamente que ser feita pela Helena. Só quando chegar a um nível mais elevado de conhecimento sobre os seus antepassados será possível cruzar informação com outros investigadores.

Agora que lhe expliquei este ponto de vista, vou tentar ser objectiva na resposta ao seu pedido:

A- Os meus Henriques, que são oriundos de alguns concelhos e freguesias das beiras (Covilhã, Teixoso, Fundão, Monsanto, Penamacor, Guarda). pertencem a épocas mais recuadas que os seus antepassados já conhecidos (pelo menos aqueles que apresenta aqui), nomeadamente séc.XVII, XVIII e os últimos Henriques nos princípios do séc.XIX.
É prematuro fazer-lhe uma lista dos meus antepassados pois nada adiantará relacioná-los com os seus.

B- Para que não possa pensar haver qualquer má vontade da minha parte, deixo-lhe, apenas, uma relação dos últimos Henriques da Covilhã, mais próximos de si no tempo:

1 António Estrela Henriques da Silva (meu bisavô, n07.01.1854)
2 Daniel Henriques da Silva (n.15.03.1828)
3 Felismina Raquel Henriques da Silva (ela é sobrinha de Daniel)
4 António Henriques da Silva (n.12.09.1784)
5 Brites Joaquina Nunes

8 Francisco Henriques (n.19.07.1756)
9 Maria Justa

Os nomes em falta têm outros apelidos. Os restantes Henriques ainda da Covilhã, aparecem mais tarde, pela via materna da mulher de António Estrela.

Quando tiver avançado nas suas investigações, não deixe de me contactar pois poder dar-se o caso de ter dados para si.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ajuda no ADGuarda

#325631 | hladeiro | 18 Mär 2013 15:55 | In reply to: #325613

Cara Maria David,

Agradeço muito a sua atenção. A minha pesquisa ainda está muito no início, e com bastantes dificuldades. Este lado da minha família tem poucas memórias, não conviveram muito.
Sei muito pouco destes meus familiares. Ainda por cima foram para o Brasil e tiveram os filhos lá o que dificulta um pouco as coisas.

Terei efetivamente de ir aos arquivos da Guarda e de Castelo Branco, para recolha dos assentos de nascimento, casamentos e óbitos.
Queria ir lá com o máximo de pistas possível.

Mais uma vez agradeço as informações que me disponibilizou, pois podem vir a ser importantes numa fase mais adiantada.

Os meus melhores cumprimentos,

Helena

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Sep 2024, 00:42.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen