Assento de casamento de Oscar da Silva Laires com Berta Gomes Pereira

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Assento de casamento de Oscar da Silva Laires com Berta Gomes Pereira

#331242 | asasergio | 20 Jun 2013 01:34

Olá, muito boas a todos,

Recém-ingresso no GeneAll.net, necessito orientações para iniciar pesquisa de recuperação do assento de casamento dos meus avós materno, Oscar da Silva Laires e Berta Gomes Pereira, em 03/Janeiro/1930 (data estimada).

Ele nascido em Ínsua (talvez Penalva de Castelo), 27/Outubro/1907, filho de João da Silva Laires e Rosalina Marques, teve como irmãos (ele + 12, 3 mulheres e 10 homens) João, Virgílio, Bernardo, Carminda, Antónia, Antônio, Madalena, e Frederico da Silva Laires, dentre eles.

Ela nascida em Silvã de Cima, 17/Setembro/1913, filha de Antônio Gomes Pereira e Maria Laurentina, teve como irmãs Maria e Lurdes Gomes Pereira.

Tiveram dois filhos quando ainda em Portugal, o primeiro morto com menos de um ano de idade e a segunda, Alice Pereira Laires, nascida em Satão, registrada em 10/Maio/1933.

Verifico no Google Earth que Ínsua, Penalva de Castelo, Silvã de Cima e Sátão são cidades ou regiões relativamente próximas entre si sugerindo que um provável ponto de partida possa também estar nesta região.
Teria ali algum arquivo concentrador de tais assentamentos?

Não saberia por onde começar a busca, sequer quais instituições eu possa procurar em Portugal para cumprir tal missão, se por missivas ou pessoalmente.

Agradeço por qualquer auxílio ou esclarecimento que se possa prestar.

Sérgio Armelin

Reply

Direct link:

RE: Assento de casamento de Oscar da Silva Laires com Berta Gomes Pereira

#331244 | MCNN | 20 Jun 2013 07:59 | In reply to: #331242

Bom dia Sérgio

Tendo o casamento ocorrido em 1930, o respectivo assento ainda não está à guarda de nenhum Arquivo Distrital, permanecendo pois na Conservatória do Registo Civil que realizou esse casamento.

Não solicitou ainda o assento de nascimento dos seus avós maternos ? Pergunto isso porque muito provavelmente esses assentos conterão o averbamento da data e local onde casaram.

Caso queira arriscar e procurar desde já o assento de casamento, em face do que expôs, eu pessoalmente procuraria primeiro contactar a Conservatória do Registo Civil de Satão, pois a noiva e uma das filhas eram de lá.

Peça uma cópia simples para náo ter que pagar a exorbitância que custa uma certidão, e essa cópia tem a mesma informação da certidão.

E pode aproveitar para pedir também a cópia simples não autenticada do assento de nascimento da sua avó. Esse assento de certeza que estará em Satão.

Os contactos da Conservatória do Registo Civil de Satão são os seguintes:

Conservatória do Registo Civil de Satão
Rua de Macau, n 20
3560-219 SATÃO

Email: crcpcom.satao@dgrn.mj.pt
Telef: +351 232 981 103


Não terá de se deslocar pessoalmente. Um email ou um telefonema será o suficiente.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Assento de casamento de Oscar da Silva Laires com Berta Gomes Pereira

#331255 | asasergio | 20 Jun 2013 12:36 | In reply to: #331244

Mário César, bom dia.

Fico-lhe bastante grato com a informação.

Tenho também a esperança de um dia poder conhecer a terra dos meus avós, o desejo de tentar entender um pouco do passado deles e os motivos que os levaram a migrar para o Brasil.

Seguirei sua sugestão.

Muito obrigado,

Sérgio

Reply

Direct link:

RE: Assento de casamento de Oscar da Silva Laires com Berta Gomes Pereira

#331297 | MCNN | 21 Jun 2013 00:58 | In reply to: #331255

Caro Sérgio


Queria apenas deixar-lhe alguns apontamentos.

Em primeiro lugar, quando os seus avós pediram passaporte para o Brasil, a irmã da sua avó e a mãe da sua avó também o fizeram, pelo que eventualmente terão viajado todos juntos para o Brasil.

Em segundo lugar, queria deixar-lhe o link da ficha de imigração de um irmão do seu avô, de nome António da Silva Laires, que chegou ao Brasil em 09/12/1946.

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-12840-29536-85?cc=1932363&wc=M978-JZ3:n704163125

(para ver o verso da ficha, carregue na seta para a direita para avançar para a imagem seguinte)

Finalmente, se pretender cópia do assento de nascimento do seu avô, deverá solicitá-lo à Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo

Conservatória do Registo Civil de Penalva do Castelo
Rua D. Manuel I, Lt 2, c/v
3550-147 PENALVA DO CASTELO

email: crcpcom.penalva-castelo@dgrn.mj.pt

Telef: +351 232 640 050


Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Assento de casamento de Oscar da Silva Laires com Berta Gomes Pereira

#331300 | asasergio | 21 Jun 2013 01:55 | In reply to: #331297

Prezado Mário César, bom dia.

Estou surpreso com a precisão das informações concedidas. De fato, tanto a mãe da minha avó quanto as duas irmãs vieram ao Brasil, porém eu não sabia da vinda do irmão do meu Avô.

Farei conforme sugerido. Novamente desejo externar meus agradecimentos.

Obrigado,

Sérgio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 03 Okt 2024, 12:19.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen