Dom Francisco Pimenta

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Dom Francisco Pimenta

#332398 | peninha | 13 Jul 2013 10:34

Caros Confrades

Encontrei o assento de casamento, do ano de 1609, de Dom Francisco Pimenta com Elena da Costa, viúva.

Quiçá haja Confrade que me possa facultar alguma informação sobre este Dom Francisco Pimenta.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Dom Francisco Pimenta

#332683 | peninha | 19 Jul 2013 14:33 | In reply to: #332398

Caros Confrades,

Pese embora o tópico não tenha obtido retorno, pelo óbito de uma sua escrava, foi-me possível melhor identificar este Dom Francisco Pimenta, trata-se de Dom Francisco Lopes Pimenta.

Faleceu este Dom Francisco Pimenta em 8.12.1619.

Não deixa de ser irónica a preocupação em melhor identificar os senhores dos escravos, enquanto tal, do que nos registos próprios destes senhores.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Dom Francisco Pimenta

#332698 | Cellanova | 19 Jul 2013 21:10 | In reply to: #332683

Boa tarde,


Caro Confrade António Pena Monteiro,


Talvez se trate de D. Francisco Lopes Pimenta, morgado de Torres Novas e filho segundo de D. Estêvão Pimenta de Avelar e de sua D. Isabel Lopes da Costa.


Os melhores cumprimentos,
RMS

Reply

Direct link:

RE: Dom Francisco Pimenta

#332739 | peninha | 20 Jul 2013 09:18 | In reply to: #332698

Caro Confrade “Cellanova”

Agradeço-lhe o interesse.

Atenta a “Pedatura Lusitana” no título Avelares-Pimentas, tendo D. Estevão Pimenta Avelar sido contemporâneo de D. Manuel I (falecido em 1521), o casamento de um filho de D. Estevão no ano de 1609 goza de uma razoável improbabilidade.

Muito embora, afigurar-se provável que este D. Francisco pertença a essa família.

Mais uma vez, não deixa de ser irónico que não se saiba hoje quem foi este D. Francisco, 2.º marido de D. Elena da Costa, porque a história não o reteve, é se saiba quem foi o seu 1.º marido, cuja identidade foi deliberadamente ocultada, sob uma mancha de tinta, no assento de casamento de D. Elena com D. Francisco, e mais tarde foi reposta com um vigoroso averbamento a esse assento, efectuado por um pároco que não se conformou com tal ocultação, em que expressamente refere que o mesmo era estrangeiro, médico e ilustre.

Com os meus cumprimentos.

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Dom Francisco Pimenta

#333171 | peninha | 30 Jul 2013 21:39 | In reply to: #332698

Caro Confrade “Cellanova”

Em 1617 no assento de baptismo de Estevão, da família dos Madeiras e dos Costas, de que D. Francisco Pimenta e sua filha D. Isabel foram padrinhos, expressamente, é dito que D. Francisco Pimenta é filho de D. Estevão Pimenta do Avelar.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 08 Okt 2024, 17:43.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen