Casas nobres - explicacao

This topic is classified in rooms: Famílias | Património | Pessoas

Casas nobres - explicacao

#337600 | roz | 03 Nov 2013 16:32

Caros participantes

Pedia o favor se alguem me pode explicar o que eram "casas nobres" em meados do sec. XVIII. No testamento de um meu 5.o avo diz que "...possuo uma propriedade de casas nobres em que vivo 'a Cruz de St. Helena". Deduzo que era a casa de familia mas porque usar o plural? Imagino que seria UMA so casa (de resto diz "uma propriedade") e entao porque dizer casas nobres.

Desde ja muito grata pela vossa atencao.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337610 | JC | 03 Nov 2013 21:13 | In reply to: #337600

Cara Rosario,

Em minha opinião o termo Casas Nobres refere-se a casas de primeiro andar que não tinham características arquitectónicas para serem consideradas solares ou palácios. Muitas vezes eram casas que iam sofrendo acrescentos em função das necessidades ou como resultado do enrequecimento. O andar inferior era usado normalmente para arrumos, "lojas", etc. Normalmente eram dentro de povoações.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337613 | chartri | 03 Nov 2013 23:47 | In reply to: #337600

Cara confrade
A resposta não é facil, pois não são palácios, nem palácios com salas de aparato, mas serão igualmente solares. Veja :
http://www.cm-lousada.pt/NR/rdonlyres/F9C44E21-0C65-4D41-8511-9395694AE623/31166/163182.pdf


Veja ainda o livro esgotado:

Casas Nobres de Portugal de Marcus Binney, Nicolas Sapieha, da Editora Difel em 1991

Sinopse:
As páginas deste livro abrem para esse mundo quase desconhecido que é o das casas nobres portuguesas e das grandes quintas que as envolvem. Por ele perpassam os vários estilos da nossa arquitectura doméstica erudita, desde as austeras torres medievais aos românticos solares oitocentistas, numa diversidade de exemplos onde as características regionais da paisagem, da cultura e da história locais acentuam a originalidade.
Exuberantes solares barrocos do norte, serenos paços alentejanos, requintadas casas de veraneio nos arredores da capital, cenográficas quintas madeirenses, ricos palácios e palacetes açorianos e ainda mansões e fazendas de tradição portuguesa no Brasil são exemplos artísticos notáveis onde cada um apresenta uma história própria e constitui uma memória de acontecimentos fantásticos. Reis, membros da nobreza, políticos destacados, escritores notáveis, intelectuais, visionários, aristocratas e burgueses aventureiros são personagens evocadas nestes cenários.
Para além de uma panorâmica geral sobre a história e o valor artístico de cada uma destas magníficas residências, quem as criou e habitou, esta obra inclui inúmeras e pormenorizadas ilustrações dos ambientes interiores, das fachadas, dos jardins, das matas e dos parques. «Este livro magnífico no porte abre com uma introdução sobre as características regionais da habitação nobre em Portugal - o solar que tem raízes que se confundem com a fundação da nacionalidade.» foi o comentário do Expresso

Donde a "Casa Nobre" significa simplesmente que nela viveu (ou vive) uma familia Nobre. Não me venha perguntar o que tal significa, pois podem ser nobres por mercê real, ou simplesmente serem considerados nobres pelos habitantes da povoação onde viviam, pelo respeito que tinham a essa familia ou pelas suas posses e antiguidade
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337619 | roz | 04 Nov 2013 10:00 | In reply to: #337610

Caro Jose

Muito obrigada pela sua explicacao que fez muito sentido. Esta por acaso era em Lisboa mas tambem seria aplicavel. Compreendo agora o uso do termo no plural pois na "casa" poderia haver varias dependencias.

Agradecidos cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337621 | roz | 04 Nov 2013 11:11 | In reply to: #337613

Caro Ricardo

Agradeco muito a sua resposta, informacoes e referencias que me facultou. Duvido que a casa em questao fosse tao grandiosa como as ilustradas para mais que era no centro de Lisboa antiga, perto de S. Vicente de Fora, nem o meu 5.o avo tinha titulo algum, mas era pessoa de algumas posses e entao compreendo que a casa reflectisse isso mesmo.'E provavel que tivesse dependencias para pessoal e carruagem, dai' o usar o plural para a descrever. Beneficio sempre ao trocar impressoes consigo e ajuda-me a por as coisas numa certa perspectiva!
Obrigada.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337626 | peninha | 04 Nov 2013 12:22 | In reply to: #337621

Cara Rosario

A palavra casa relativa a morada é sempre utilizado no plural, “casas de morada de fulano”, “casas de morada de sicrano”. Tenho, para mim, que as habitações eram compostas por conjunto de casas (pelo menos até à edificação da baixa pombalina). Obviamente que de tais cómodos não beneficiava a generalidade da população.

O que significa então “casas nobres” ou “casas ditas nobres”, como por vezes também aparece escrito ?

A ideia que formulo é a de que a nobreza refere-se à casa, e não aos seus moradores.

Casas nobres seriam aquelas em que o edifício principal teria um sobrado de madeira, ou seja, um 1.º andar (com sobrado de madeira) destinado à habitação. Não me parece contudo que as outras edificações desse conjunto habitacional tivessem que ser de 1.º andar.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337628 | A. Luciano | 04 Nov 2013 13:22 | In reply to: #337600

Esta pergunta lembra-me diversas situações em que solicitado a responder a um estrangeiro desconhecedor de Portugal, começo invariavelmente por referir que a regra em Portugal é a inexistência de regras.
Dos esclarecimentos que recebeu, sem querer afirmar que os outros estão errados, concordo essencialmente com o confrade António Pena Monteiro em dois pontos: casas é normalmente utilizado no plural e casas nobres refere-se mais frequentemente à construção do que aos proprietários ou moradores.
Já discordo do sobrado de madeira no primeiro andar. Realmente sobrado foi em dada altura usado como caracterizante de qualidade (excepcional, rara, superior) da construção e assim sinónimo de construção nobre. Ainda hoje em Cabo Verde, sobrado é uma casa de boa dimensão podendo o rés-do-chão ter utilização comercial e associada a família com alguma proeminência social.
Mas o primeiro andar não é de forma nenhuma esssencial à classificação de casas nobres. Há casas nobres de rés-do-chão, tal como há solares de rés-do-chão e até palácios de rés-do-chão. O que permite classificar casa nobres varia imenso embora traduzindo sempre uma diferenciação para melhor da generalidade das contruções nesse local e época. Pode de facto ser o primeiro andar num local onde isso é raro mas também um embelezamento exterior da fachada, seja com varandas num primeiro andar, seja apenas com cantarias de pedra nas janelas, seja apenas com uma porta principal de grande dimensão permitindo pressupor um hall de entrada de boa dimensão.
Em tempos e Cartas d'Armas referia-se viver à Lei da Nobreza com cavalos, carruagens, creados e demais ostentação. Ora casas nobres seriam as que mostravam capacidade para residência de quem vivesse à lei da nobreza - e que podia nem ser nobre - instalações para cavalos e carruagens ou apenas para creados, fossem estas um anexo ou dependência, ou parte do rés-do-chão como cocheira e cavalariça, podendo os creados ter alojamento numa água-furtada ou andar recuado. Mas também pode não ter nada disso e apenas uma fachada embelezada com cantaria rococó, uma ostentação que claramente a diferencie das outras casas da zona.

A. Luciano

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337652 | roz | 05 Nov 2013 08:42 | In reply to: #337626

Caro Antonio

Muito obrigada pela sua contribuicao. Chamou a atencao para um ponto importante de que as casas 'e que eram "nobres" devido ao seu estilo e nao pelas pessoas que la' moravam. Neste caso certamente que era verdade mas nao tinha pensado nisso.

Os meus melhores cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Casas nobres - explicacao

#337653 | roz | 05 Nov 2013 09:09 | In reply to: #337628

Caro A. Luciano

Muito agradeco a sua detalhada explicacao das razoes por que uma casa seria considerada nobre mesmo que nao tivesse varias dependencias ou andares. Tambem pensava assim. O que realmente ignorava era o uso do termo "casas nobres" no plural quando seria so uma casa mas entretanto aprendi aqui muitissimo mais sobre o assunto das ditas casas! Estas trocas de impressoes sao sempre proveitosas para mim. Obrigada.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 30 Jun 2024, 17:10.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen