Exclusão de António de Azevedo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos

Exclusão de António de Azevedo

#340526 | deazevedo | 06 Jan 2014 17:24

Solicito, se possível for, a razão pela qual houve a exclusão de Antônio de Azevedo filho de Florência de Azevedo (id=217378), o qual nasceu na Quinta de Valmelhorado (Castelões - Vila Nova de Famalicão) e foi assistente em Joanne (Vila Nova de Famalicão) o qual anteriormente constava da base de dados do Geneall e o qual lê-se em Felgueiras Gaio - NFP-vol. I-pg. 566.

Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Exclusão de António de Azevedo

#340540 | chartri | 06 Jan 2014 23:31 | In reply to: #340526

Julgo que se trata deste: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=446163
Assim havia um erro no Gaio que foi corregido
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Exclusão de António de Azevedo

#340555 | deazevedo | 07 Jan 2014 11:14 | In reply to: #340540

Ricardo,
Desculpe-me a insistência, mas, na justificação feita em 15.02.1538 por Manoel de Azevedo em cuja existência apoiou-se Felgueiras Gaio para esta parte da família, consta os nomes de Gaspar de Azevedo e Antônio de Azevedo como seus irmãos. Cheguei a este por notícias de parentesco com o mesmo quando assente em Joane com o seu sobrinho Reinaldo de Azevedo por volta de 1570.
Agradeço imensamente a sua ajuda,
Mario Joaquim Nogueira de Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Exclusão de António de Azevedo

#340556 | chartri | 07 Jan 2014 11:26 | In reply to: #340555

Meu caro confrade
Então tem razão e haverá que o apontar "em correções" na base de dados do Geneall.

Faça-o em : http://www.geneall.net/P/corrections.php?tipo=pessoas&id=217378

colocando lá as suas fontes
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Inclusão de António de Azevedo

#341896 | deazevedo | 01 Feb 2014 18:20 | In reply to: #340556

Caros Senhores,
Agradeço a correção da base de dados com a inclusão deste António de Azevedo ao ramo de Azevedo quelhe compete. em sequencia fiz, tal como sugerido, a solicitação da correção a base de dados que indico a seguir:
Maria Gonçalves (id=2072379) consta como filha de Reinaldo de Azevedo sobrinho deste António de Azevedo em questão, quando esta é filha do mesmo António de Azevedo em tela e de Ana Gonçalves (Ana de Além) que veio a falecer em São Tiago de Gavião - Vila Nova de Famalicão, como se pode ver em seu assento de falecimento no Livro 1 dos Assentamentos daquela paróquia.
Maria Gonçalves foi Senhora da Casa do Loureiro em São Tiago de Gavião (como se pode ver em assentamento de batismo grafado no livro 1 da paróquia de São Martinho de Brufe - Vila Nova de Famalicão na era de 12/04/1641 onde consta como madrinha) e foi casada com João Fernandes e mãe de outro António de Azevedo e Estevão Fernandes de Azevedo.
António de Azevedo e seu sobrinho Reinaldo de Azevedo estavam assentes em São Salvador de Joane - Vila Nova de Famalicão a época do nascimento de Maria Gonçalves como declarado no assentamento de nascimento a 09/01/1574 sendo estes, ao meu ver, filho e neto de Florência de Azevedo; como também em outros assentamentos desta mesma época e lugar, onde anos mais tarde veio a falecer João da Costa de Azevedo seu parente.
No aguardo desta correção, atenciosamente,
Mário Joaquim Nogueira de Azevedo

Reply

Direct link:

Exclusão de António de Azevedo

#374655 | Carlos Silva | 25 Okt 2016 18:41 | In reply to: #340526

Caro colega,

Não sei ao certo se Antonio de Azevedo era filho de Florencia de Azevedo, ou se era antes filho de Diogo de Azevedo (descendente da casa de S. João de Rei).

Contudo, mesmo seja filho de uma Florencia de Azevedo esta por sua vez dificilmente pode ser, por razoes cronologicas, neta de Martim Lopes de Azevedo (morto em Tanger em 1437), salvo se trate de outro Martim Lopes de Azevedo que não o filho do famoso Lopo Dias de Azevedo.

Outro aspecto problematico é a justificaçao de Manuel de Azevedo (1538), referida por Felgueiras Gaio que diz que ele era filho da Florencia e natural da Casa de Valmelhorado.

Segundo as inquiriçoes de embargos de purga de Manuel de Azevedo da Costa (1690-1692) bisneto de Antonio de Azevedo a Casa de Valmelhorado veio por via de Leonor de Azevedo (mulher de Baltazar de Azevedo) e sua irmà Isabel Pimenta (mulher de Joao da Costa de Azevedo), filhas de Belchior de Azevedo e netas de Joao Aranha, da Casa de Valmelhorado.

O nosso Antonio de Azevedo devia trazer tudo ao parte da casa da Breia (Vermoim) ou da casa de Insua (limites Joane/Casteloes).

Segundo a mesma inquiriçao (ou segundo a Corografia Portuguesa) era descendente da casa de S. Joao de Rei o que aponta mais para Diogo de Azevedo (que é o que Felgueiras Gaio diz seguir - vol I, p. 566 nota 1).

Mas para complicar ainda mais, na inquiriçao de Manuel de Azevedo da Costa, vem referida na sua ascendência Florencia de Azevedo (sem a situar na àrvore de forma explicita).

Quanto a mim dou mais crédito ao &145 (NFP I p. 610) como é o caso do proprio Felgueiras Gaio. Ma sem certeza suficiente.

E não me parece possivel ignorar Florencia de Azevedo, referida em fontes independentes.

Os Valmelhorados tambem carregavam Azevedo. Pode ser por via da Catarina de Azevedo referida no NFP X p. 257 nota 2 (que parece ser outra mulher de Joao Aranha diferente da Leonor Vaz Pimenta bem conhecida).

Contudo as filhas de Belchior de Azevedo de Valmelhorado carregam uma, Azevedo, outra, Pimenta.
Ou então houve duas geraçoes com o nome Joao Aranha (ou seja pai e filho) sendo o primeiro casado com Catarina de Azevedo, e o seguinte casado com Leonor Vaz Pimenta de forma a explicar a transmissao dos dois apelidos (Azevedo e Aranha nos senhores de Valmelhorado).
Mera hipotese de trabalho.

Melhores cumprimentos
C. Silva

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 23 Jan 2025, 08:16.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen