Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca-(Fervença,Vinhal e Levandeira, Sta Tecla?)

This topic is classified in rooms: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca-(Fervença,Vinhal e Levandeira, Sta Tecla?)

#345121 | CAPICUA | 15 Apr 2014 19:42

Caros confrades,

Sou descendente deste casal que em 1647 já habitava a Casa da Lage em Gémeos, Celorico de Basto. O seu filho António, por via de quem descendo, já nasceu nessa Casa em 1649. Nunca consegui encontrar o registo do casamento do casal, nem os seus ascendentes.
Baseada na leitura de vários registos de baptizados e casamentos, pela escolha de vários padrinhos e testemunhas, sou levada a suspeitar que Silvestre venha de Fervença-Vinhal e Sezília de Levandeira, Sta Tecla, ela parente do Abade João Pires da Fonseca, o velho. Mas são apenas suspeitas, desde que, em 2009 comecei a compilar registos de casamentos e baptizados.
Agradeço se algum dos confrades me puder ajudar neste impasse. Será que alguém tem uma ideia que me leve a "levantar a ponta deste véu"?

Cumprimentos,
Ana

Reply

Direct link:

RE: Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca-(Fervença,Vinhal e Levandeira, Sta Tecla?)

#345125 | 1385 | 15 Apr 2014 21:09 | In reply to: #345121

Cara Confreira Ana
Penso que também não tenho o Silvestre entre os Álvares de Fervença mas irei procurar enquanto continuo á procura da ligação dos Moura da mesma freguesia.
Os cumprimentos respeitosos do
Manuel

Reply

Direct link:

RE: Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca-(Fervença,Vinhal e Levandeira, Sta Tecla?)

#345131 | CAPICUA | 15 Apr 2014 22:48 | In reply to: #345125

Caro Manuel,

Obrigada pela pronta resposta.
É certo que, segundo D. José de Moura Coutinho, " em 1647 viviam na Casa da Lage o casal Silvestre Álvares/Sezília Pires da Fonseca e Maria Moura da Silva, esta filha de Gonçalo Moura Coutinho e de Francisca da Siva, dos Silva de Adoufe". Gonçalo é filho de António que pode ver : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183729
D José limita-se a dizer que eram parentes!. E gerações abaixo, descendentes de Silvestre voltam a casar com primos Moura Coutinho.
Será que também é por aqui que anda a ligação de Moura a Álvares que procura?
Vou voltar a percorrer os paroquiais de Fervença, pode-me ter escapado alguma coisa da primeira vez e já passaram uns anitos...!

Ana

Reply

Direct link:

RE: Silvestre Álvares e Sezília Pires da Fonseca-(Fervença,Vinhal e Levandeira, Sta Tecla?)

#345139 | 1385 | 16 Apr 2014 00:16 | In reply to: #345131

Cara Ana
Pois não lobriguei o seu Silvestre em S.ta Tecla, onde se verifica um hiato nos casamentos imediatamente anterior á sua documentação dele na Casa da Lage. Pode ser um (transitório?) impasse. E, de fato, não o tenho nos meus Álvares
Continuo a patinar em torno de um Domingos de Moura, do lugar da Granja, em Fervença, onde residiria no primeiro quartel do séc. XVII, Aliás julgo que já conversamos sobre ele

Fervença 24.08.1635 pad António fº de Domingos de Moura da Granja

Creio que já trocamos impressões num dos tópicos deste fórum sobre os Moura Coutinho. Recentemente descobri em Guimarães, um casamento de um almocreve Moura descendente da casa da Granja em Fervença. Deve ter nascido por volta de 1598 e era filho de um João, Leão ou Lourenço Dias e de uma Catarina de Moura, do casal da Granja freguesia de Fervença

Santa Tecla Batismos, matrimônios, óbitos 1576-1730 Imagem 54
Janeiro de 1620 Gonçalo de Moura toma posse como cura de ST imagem 51. Coadjutor do mosteiro de Arnoia docu. 04.09.1631 em ST fl 93, ima 126
09.10.1622 Bap Gonçalo de Moura 15.01.1643 * Paulo fº de Ana solta pad Gonçalo de Moura slide 83
O Pe. Custódio Pimenta Leite, Vigº de Santa Tecla (1624 - 1645) bap S.ta Tecla 29.02.1624 Isabel fª de Ana solteira do Feixe e não lhe deu pai imagem 55
imago 79 1639 Isabel Martins = Manuel de Moura , do Castelo S.ta Tecla
Cumprimentos respeitosos do
Manuel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 02 Jul 2024, 08:35.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen