Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345233 | peninha | 18 Apr 2014 20:33

Caros Confrades

Procuro alguma informação sobre a família Pedroza, com origem na zona de Montemor -o- Velho (Lavos, Paião).

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345245 | carlosmsl | 18 Apr 2014 23:33 | In reply to: #345233

Boa noite, António

Do que tenho lido nos paroquiais da freguesia de Paião, existe uma especial concentração de Pedrosas nos lugares que hoje compõem a freguesia de Alqueidão, concelho de Figueira da Foz, que pertenciam à antiga freguesia de Paião.
Na minha ascendência apenas tenho Pedrosas na freguesia de Vinha da Rainha, perto da dita freguesia.
É só dar uma olhadela pelos paroquiais de Paião e procurar em especial os lugares abaixo:

http://www.portugalio.com/figueira-da-foz/alqueidao/

Boa Páscoa e boas pesquisas.

Cumprimentos
CL

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345258 | peninha | 19 Apr 2014 09:53 | In reply to: #345245

Caro Confrade,

Muito obrigado pela informação. Conhece algum estudo sobre esta família ?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345280 | carlosmsl | 19 Apr 2014 17:54 | In reply to: #345258

Caro António, não tenho conhecimento de nenhum estudo existente, dessa família, apenas me baseei no que li nos registos.
Cumprimentos,
CL

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345290 | peninha | 20 Apr 2014 10:19 | In reply to: #345280

Caro Confrade

Aqui retorno para um agradecimento muito especial - o link que postou para busca no mapa de Portugal.

Doravante, quão mais fácil me será suprir as deficiências nas referências geográficas.

Bem como para deixar nota que do termo de Montemor-o-Velho são originários ascendentes de muitas famílias que se fixaram no Ribatejo.

Recordo o caso que, na minha mensagem de 12.1.2013, referi no Tópico “Capitão-Mor Manuel Couceiro das Neves Facamento”, de D. Margarida Freire Bandeira, natural da vila de Coruche, filha de Fernando de Valadares Cota Bandeira, natural da vila de Coruche, e de D. Francisca Soares, natural da freguesia de N. S. da Graça de Almagreira de Montemor-o-Velho, 1.ª mulher deste oficial de Ordenanças.

E só em Coruche poderia replicar este exemplo pelo menos por umas largas dezenas, quiçá centenas.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345299 | carlosmsl | 20 Apr 2014 17:13 | In reply to: #345290

Caro António,

Deixo apenas a nota que a freguesia de Almagreira, faz parte do concelho de Pombal. Nela tenho um razoável número de ascendentes, mas nenhum de apelido Soares, apenas na freguesia vizinha do Louriçal.

Cumprimentos
CL

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345316 | peninha | 21 Apr 2014 10:27 | In reply to: #345299

Caro Confrade

Muito lhe agradeço a sua nota.

A fonte que atribui a naturalidade de D. Francisca Soares à freguesia de N. S. da Graça de Almagreira de Montemor-o-Velho é o assento, da freguesia de S. João Baptista de Coruche, de casamento em 13.12.1763 de sua filha D. Margarida Freire de Valadares Cota Bandeira com Manuel Couceiro Neves, o qual também usou Manuel Couceiro Neves Facamelo, Capitão de Ordenanças de Coruche em 30.7.1772, e Capitão-mor de Ordenanças de Coruche em 10.5.1793, natural da vila de Coruche, filho de Cristóvão Couceiro Neves, o qual também usou tão só Cristóvão Couceiro, natural da freguesia de N. S. da Assunção de Lavre, e de s. m. Maria Inácia Facamelo, natural da vila de Coruche.

No sentido de tentar compatibilizar as informações obtidas, a questão que coloco é se a Almagreira que refere então pertencia à Comarca de Montemor o Velho ?

O que permitiria explicar a referência a Montemor-o-Velho na naturalidade de D. Francisca Soares.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345361 | carlosmsl | 22 Apr 2014 17:58 | In reply to: #345316

Caro confrade António.

Consultando as memórias paroquiais, que datam de meados do século XVIII, aparece a seguinte frase logo no ponto 1:
"Este lugar e freguesia de Almagreira fica na província da Beira, Bispado de Coimbra, Comarca de Leiria, Termo da Villa de Soure."
Como esta freguesia fica na fronteira com o termo de Montemor-o-Velho, é natural que haja certas imprecisões nos registos.

http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4238888

Cumprimentos,
CL

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345364 | peninha | 22 Apr 2014 18:31 | In reply to: #345361

Caro Confrade

Muito obrigado pela sua atenção. Não há dúvida, nem à Comarca de Montemor o Velho pertence!

Com os meus cumprimentos

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345386 | peninha | 23 Apr 2014 11:36 | In reply to: #345361

Caro Confrade,

Quiçá tenha interesse nos Jordões de Asseiçó. Tanto quanto recordo haverá mais, e com percursos mais directos a Coruche.

No entanto, nas minhas notas encontrei este apontamento, António José Mendes Jordão, natural da freguesia de N. S. da Graça do Divor, termo da cidade de Évora, filho de Manuel Mendes Jordão, natural do lugar de Asseiçó, freguesia de N. S. do Paião, termo da vila de Montemor-o-Velho, e de Maria da Silva, natural da vila de Arraiolos:
- Em 6 de Maio de 1764 estava casado com D. Maria Caetana Joaquina de Almeida, natural da Vila Nova da Erra, filha Francisco Lopes (de Almeida) e de Clara Nunes.

Relativamente, aos Pedrozas tenho, na Igreja Matriz de Benavente, o casamento em 2.9.1714 de Domingos Gonçalves Pedroza, natural de Nossa Senhora do Ó da Vila de Lavos (Montemor-o-Velho), filho de Manuel Gonçalves e de Sebastiana André, do que entendi estes são do Lugar da Amieira, (Freguesia de Paiões ? (deve ser Paião) –Bispado de Coimbra), com Isabel Henriques, natural de Benavente, filha de António Ferreira e de Maria de Barros.
Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345437 | Pedro França | 24 Apr 2014 14:57 | In reply to: #345386

Caríssimo Pena:

Agora escrevo-lhe por aqui para o informar de que tenho na minha ascendência paterna (via avó paterna), Pedrosas Guardados, de Souselas, fregª de Samuel, concº de Soure. Tenho a linha desse ramo entrando pelo séc. XVII.

Abraço e boa continuação.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345445 | carlosmsl | 24 Apr 2014 17:25 | In reply to: #345386

Caro confrade António Pena

Os "meus" Jordões não são de Asseiçó, mas de lá perto:

Manuel Rodrigues Jordão, natural das Regalheiras de Lavos cc Josefa Gomes, natural dos Casais de Além de Lavos (06-02-1736 Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Lavos)

António da Costa, natural dos Vieirinhos, Carriço, Pombal cc Maria Jordão, natural dos Vieirinhos, Carriço, Pombal (11-01-1729 Igreja Paroquial de Louriçal)

Relativamente aos Pedrosas não tenho grande coisa a acrescentar. Deixo a nota que lugar da Amieira está dividido, uma parte da freguesia de Samuel, concelho de Soure, e a outra da freguesia de Alqueidão, já do concelho da Figueira. A parte do Alqueidão é conhecida como a Amieira dos Gatos.

Cumprimentos
Carlos

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345454 | peninha | 24 Apr 2014 19:38 | In reply to: #345437

Estimado Pedro França

Se por aqui não houver um ramo dos seus, será caso para dizer com toda a propriedade é muito azar!

Se não, vejamos Raposos, Mergulhões, Franças, Pedrozas …

No tópico “Família Leão de Pedroza” estava eu convicto que este nome composto se tinha formado na descendência do 1.º casamento de Manuel Ferreira Pedroza , filho de Domingos Gonçalves Pedroza e de Isabel Henriques, (em 24 de Março de 1736, em Benavente), com Eugénia Margarida de Leão, solteira, natural e moradora em Benavente, filha de António Marques de Leão e de Isabel da Conceição.

Depois de o Confrade João Paulo Gaspar ter esclarecido nos finais de Quinhentos já havia Leões Pedroza no Montijo, parece-me ser muito provável que estes Pedroza já tivessem arribado ao ribatejo muito antes de Domingos Gonçalves Pedroza, o qual aliás, no assento do seu casamento (em 2.9.1714 em Benavente), é tão só nomeado por Domingos Gonçalves.

Um abraço,

António Pena Monteiro

PS: Quanto ao assunto da quinta estou à espera, assim que tiver algum novo contacto envio.

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345456 | peninha | 24 Apr 2014 19:52 | In reply to: #345445

Caro Confrade Carlos

As suas informações são sempre muito relevantes.

Ainda não encontrei o assento de baptismo de Domingos Gonçalves Pedroza.

No assento de Benavente do seu casamento é referido ser natural da freguesia de N. S. do Ó da vila de Lavos, Bispado de Coimbra.

Na ficha do Arq, Dist. de Évora da habilitação de genere de António Joaquim Vieira Raposopara prima tonsura, ordens menores e sacras, seu neto materno, é referido ser natural da Amieira, freguesia do Paião, Bispado de Coimbra.

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1060947

Em qual livro acha mais provável que se encontre o assento de baptismo de Domingos Gonçalves Pedroza?

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Neste processo não consta o assento de baptismo do Avô materno do habilitando.

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345471 | Pedro França | 25 Apr 2014 16:49 | In reply to: #345456

Caro Pena:

Posso dizer-lhe que Paião pertenceu ao antigo concelho de Lavos, extinto em 1853 mas já funcionava como paróquia: há batismos desde 1606 para essa freguesia.
Estou a fazer uma pesquisa em notariais para essa área e, em Lavos, há muitos pedrosas mas, para o que me é pedido, não preciso de avançar para lá no séc. XIX. Por isso é que posso adiantar que sobre esse Domingos Gonçalves Pedrosa, não tenho nada.
Ramos comuns? Tudo é possível, porque não? Ainda havemos de ser parentes.

Abraço,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem zona de Montemor-o-Velho

#345482 | carlosmsl | 25 Apr 2014 22:14 | In reply to: #345456

Caro António,

Como tem assentos contraditórios, acho que é igualmente provável.
Tente encontrar eventuais descendentes, eu também tenho andado a estudar essa região e caso encontre algo aviso.

Cumprimentos,

CL

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345570 | peninha | 27 Apr 2014 21:28 | In reply to: #345471

Caro Pedro França

Por ora apenas um acumulado da aparência de indícios.

Um abraço,

António Pena Monteiro

PS: Os seus Araújos dos princípios setecentos em Vila Franca de Xira não me escaparam, contudo nesta zona nada tenho sobre Araújos

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345626 | peninha | 29 Apr 2014 11:06 | In reply to: #345471

Caro Pedro França

Já confirmei, na 2.ª metade de quinhentos já há Pedrozas em Benavente.

Um abraço

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345675 | carlosmsl | 30 Apr 2014 17:44 | In reply to: #345626

Boa tarde caro António

Enquanto andava em busca de um casamento na freguesia de Lavos, tropecei num assento curioso.
É o casamento realizado em 24-2-1699 de um tal Domingos Gonçalves Pedrosa, filho de Manuel Gonçalves Gato e de Domingas Fernandes? moradores na Amieira, freguesia de Paião com Ana Rodrigues Simões, filha de Manuel Simões e de Catarina Rodrigues moradores e Lavos.
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37433 FIG06-003-0001_m0166.tif, último assento da folha da esquerda.

Não será a mesma pessoa, ou algum primo?
Entretanto fui verificar na freguesia de Paião e encontrei o baptismo realizado em 23-3-1690 de uma Teresa, filha de Manuel Rodrigues e Catarina Pedrosa, da Amieira, onde é padrinho um Domingos, solteiro, filho de Manuel Gonçalves, ambos da Amieira.
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37710 FIG09-002-0001_m0477.tif, segundo assento, da folha da esquerda.

Com os melhores cumprimentos,
CL

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345700 | peninha | 01 Mai 2014 12:23 | In reply to: #345675

Caro Confrade Carlos

Muito lhe agradeço a sua atenção.

Domingos Gonçalves Pedroza é filho de Manuel Gonçalves e de Sebastiana André, mais não sei. Porquanto, ainda não encontrei nem o assento do seu baptismo, nem assentos de baptismo de outros filhos deste casal, nem o assento do seu casamento. Embora, nos finais de Seiscentos, na freguesia de Nossa Senhora do Ó, já tenha encontrado referência a um Manuel Gonçalves, da Amieira, a intervir como padrinho dos baptizados.

Contudo, voltei a confirmar a ligação dos Pedrosas a Benavente, patente na habilitação de genere para prima tonsura, ordens menores e sacras, de Francisco Simões Xavier Pedrosa, natural de Benavente (Maço n.º 126, Proc. n.º 1007, A. D. de Évora).

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1061360

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345961 | peninha | 07 Mai 2014 17:13 | In reply to: #345675

Caro Confrade

Encontrei referência a uma propriedade denominada monte do Gato, no termo de Benavente, cuja denominação é atribuída ao nome de pessoa deste apelido. Parece-me pois provável pessoa, ou pessoas, de apelido Gato dessa zona também se tenham deslocado para Benavente.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

PS: Na minha pesquisa ainda não lhes encontrei referência, embora saiba de família com raízes em Benavente que usa esse apelido em nome composto

Reply

Direct link:

RE: Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#345988 | carlosmsl | 08 Mai 2014 00:06 | In reply to: #345961

Caro António,
As referências que tenho encontrado para o apelido Gato vêm todas da Amieira, mas isso não implica que não haja outras familias de diferentes origens com este apelido. Acho bastante provável os seus Pedrosas estarem ligados aos ditos Gatos, pois fiquei com a convicção que os "Gonçalves Pedrosa" de Amieira têm origem no dito Manuel Gonçalves Gato.

Cumprimentos

Carlos

Reply

Direct link:

Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#348006 | wandy | 06 Jul 2014 23:40 | In reply to: #345233

Gostaria de saber o e-mail do Pedro França Aguem pode me ajudar, pois o e-mail que tem em outro topico (pedrofrancapinarrobanetcabopontopt) não consigo me contactar com ele.
Obrigado

Reply

Direct link:

Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#348010 | Pedro França | 07 Jul 2014 01:31 | In reply to: #345233

Caríssimo:

Quer contactar comigo?
O meu e-mail, tal como indicou, continua a ser válido.
Diga coisas, por aqui, no fórum ou pelo referido e-mail.

Abraço,
Pedro França

Reply

Direct link:

Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#359456 | carlosmsl | 12 Jul 2015 17:37 | In reply to: #348010

Boa tarde,

Tropecei ás uns tempos com o assento de baptismo de Domingos Gonçalves Pedrosa, filho de Manuel Gonçalves e Sebastiana André. Foi baptizado a 20-11-1689, os pais eram moradores em Santa Luzia, Lavos.

Passo a transcrever:

"Aos vinte dias do mês de Novembro de mil seiscentos e oitenta e nove, baptizei a Domingos, filho de Manuel Gonçalves e de sua mulher Sebastiana André, de Santa Luzia. Domingos, filho de Manuel Gonçalves, da Amieira, freguesia do Paião e madrinha Maria, filha do Capitão Manuel Fernandes Pedrosa e de sua mulher Mariana de Paiva (...)"

Lavos, FIG06-002-0001_m0368.jpg

http://pesquisa.auc.uc.pt/vault/?id=969E6FB4D7C5E25B7ACB51485A873E9C&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg

O padrinho Domingos poderá ser o Domingos Gonçalves Pedrosa, filho de Manuel Gonçalves Gato e de Domingas Fernandes, casado com Ana Simões, natural de Santa Luzia, e moradores na Amieira, depois de 1699.

A madrinha é filha da segunda mulher do Capitão Manuel Fernandes Pedrosa, moradores no Casal do Galego, junto ao Bizorreiro, freguesia de Lavos.

Cumprimentos,

CL


Reply

Direct link:

Família Pedroza, com origem na zona de Montemor-o-Velho

#359506 | peninha | 14 Jul 2015 14:47 | In reply to: #345482

Caro Confrade

Muito grato pela sua atenção, vou tomar nota da informação.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Die Zeit wird in GMT angezeigt. Aktuelle Zeit: 07 Jul 2024, 13:48.

Neue Nachricht

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen