Abaixo transcrevo esclarecimento recebido do primo Antônio Oliveira Penna, o maior estudioso brasileiro da família Penna.
"Refutando os elogios (maior estudioso da Família Penna...), devo dizer que outro pesquisador mais denodado (Aloísio Penna Martins), escreveu que os Pennas, vieram deportados pelos Romanos, da Galácia (Ásia Menor) para a Gália (França) e daí para a Galícia (Espanha), onde usavam o nome Penã, por habitarem uma região muito rochosa, com muitos Penhascos ou Penhas. Ultrapassando as fronteira da Galícia para o norte de Portugal, os descendentes dos Gálatas, adotaram primeiramente o nome Penha, que mais tarde por corruptela se transformou em Penna, tanto em Portugal como no Brasil. Hoje muitos adotaram o nome ainda mais simplificado "Pena".
Segundo José Pessoa (também estudioso), os Pennas italianos, retiraram seu nome das penas (penugem que cobre as aves), não existindo pois nenhuma ligação entre os Pennas brasileiros com os Pennas italianos.
Lembra-se do ferroviário Vito Penna, que escreveu ao Affonso Penna (presidente), indagando sobre parentesco!... Quem sabe o Giuseppe Penna e o Frederico, descendem deste!"
Caso os confrades tenham detalhes ou comentários, favor enviar.